Sornoza e Wendel serão determinantes




E não tem outro assunto galera. A final do próximo fim de semana mexe com o imaginário de todo torcedor. Onde estiverem dois ou mais tricolores conversando, o assunto é um só: o Fla x Flu decisivo. Assim vai ser até às 18 horas de domingo. Adrenalina total!

A turma de Abel Braga, porém, não pode se deixar contagiar por este entusiasmo. Isso é coisa de torcida. O foco deles tem que ser outro: jogar com inteligência e buscar os espaços que o Flamengo dá para conseguir a vitória. Certamente que o nosso treinador sabe disso e vai buscar o equilíbrio necessário para a vitória. Eu acredito nela!

Mas, e aí, como jogar diferente?

O Flamengo dominou o jogo no primeiro tempo. Vendo a partida cheguei a comentar que ele não aguentaria dois tempos correndo daquela forma. Marcação sob pressão no campo do adversário e o Fluminense flertando com o erro de passe na própria zaga. Podia ter sido um sacode só na primeira parte do jogo. De três pra lá. Mas, quis o destino que isso não ocorresse.

E se o time rubro-negro jogar da mesma forma domingo que vem? Como fazer para sair desse sufoco?

Abel Braga já deve ter trabalhado esse aspecto com a moçada nos treinos dessa semana. E ainda trabalhará muito mais, tenho certeza disso. Mas, sem dúvida, como todo torcedor também é um pouco de técnico de futebol, vai aqui um pitaco para entender o esquema traçado por Zé Ricardo.

A marcação no campo de ataque tem seu início mais conhecido com o Ajax do início dos anos 70, comandado por Johann Cruyff e que depois inspirou o famoso carrossel holandês de 1974. E esse tipo de jogo depende, basicamente, de uma formação muito bem arquitetada em que todas as peças cumpram bem o seu papel. E esse não é o caso do Flamengo.

A marcação no setor ofensivo depende, basicamente, de alguns fatores. O primeiro deles é a compactação da equipe, em que a linha defensiva se posicione na risca central do gramado, fazendo existir uma aglomeração de jogadores em apenas metade do campo. O segundo é que os jogadores de defesa necessariamente devem ser velozes, a fim de evitar que uma bola precisa lançada em profundidade acabe em gol do adversário. Depois, é importante que, quando ataque, o time mantenha sempre um jogador na sobra em sua zaga, evitando riscos maiores. A participação do goleiro como se fosse um zagueiro em eventuais contra-ataques também é uma importante arma para evitar a fuga do atacante contrário.

Mas nada disso serve se o abafa não for feito da maneira correta. E, com os jogadores que tem, o Flamengo só conseguiu isso porque o Tricolor não esperava essa postura do adversário. Enfim, tomamos o chamado “nó tático”.

O ataque deles é capaz de fazer o abafa com qualidade. Sem dúvida que Éverton e Berrío são atacantes rápidos e com a intensidade necessária para marcar os zagueiros do Fluminense. Mas os demais não conseguem fazer isso. E aí o tricolor carioca pode aproveitar.

O meio de campo do Flamengo, composto por Márcio Araújo, Mancuello e Willian Arão não são capazes de manter a mesma qualidade na pressão que os seus companheiros do ataque. Se Sornoza e Wendel jogarem entre o pouco espaço dessas duas linhas, terão mais tranquilidade para efetuar o passe em profundidade, o que pode ser decisivo pra gente. Orejuela também é outra peça chave: tem a obrigação de fazer essa bola chegar redonda nos pés de ambos para que eles alimentem os moleques do ataque.

Além deles, outro jogador que pode ser decisivo é Lucas. Rápido e eficiente no ataque, ele pode fazer a diferença como homem surpresa, o que é detestado por times que marcam lá na frente.

E por falar em lançamentos precisos, não tenho dúvidas de que Wellington Silva e Richarlison possuem qualidade suficiente para superarem Réver e Rafael Vaz, que são bem lentos. Se a bola chegar com qualidade neles, será uma ótima opção para o Fluminense ganhar o jogo.

O Flamengo não tem equipe boa o suficiente para desempenhar a marcação no ataque. Vai depender do ajuste correto do Fluminense. Se Sornoza e Wendel estiverem bem, acredito em uma grande vitória do Tricolor.

Ser Fluminense acima de tudo!

Toco y me voy:

  1. E por falar em Sornoza, ele não jogou nada na primeira partida decisiva. Mas creio que ele não vai repetir isso domingo que vem. Pra cima deles Papá!
  1. Falei de Wendel, mas Douglas também tem essa qualidade no passe. Se for a opção de Abel Braga, que assuma a responsabilidade de municiar o ataque tricolor.
  1. Não vou crucificar Renato Chaves. Falhou, mas tem feito boas partidas ao longo do campeonato. Merece mais uma chance.
  1. Diego Cavalieri está em excelente forma física. Belas defesas na semifinal contra o Vasco e no domingo contra o Flamengo.
  1. Mais uma vez: lugar de tricolor domingo é no Maraca. Sem desculpas!

    Evandro Ventura

    Foto: Fluminense FC

    Loja---02

    Acesse a loja oficial do Explosão Tricolor: explosaotricolor.xtechcommerce.com

    Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

    INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

    SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail:explosao.tricolor@gmail.com