Brasileirão da Série A: Nove clubes acionam Sport no STJD sobre caso de irregularidade do zagueiro Pedro Henrique




STJD



Na última sexta-feira (08), nove clubes da série A entraram no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com uma notícia de infração – termo utilizado para as denúncias – pedindo a análise do caso do zagueiro Pedro Henrique, do Sport. A informação foi divulgada pelo Lei em Campo.

No pedido, os clubes apresentam o art 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e pede que o clube pernambucano perca três pontos para cada partida irregular, além da perda dos pontos obtidos nas partidas. Ou seja, como são cinco as partidas em que Pedro Henrique atuou pelo Sport, eles pedem a perda de 17 (dezessete) pontos. 

O pedido foi feito pelo Grêmio, América-MG, Santos, Chapecoense, Atlético-GOCuiabá, Juventude, Bahia e Ceará. Agora, a Procuradoria analisa o pedido e decide se fará ou não denúncia para que o caso seja analisado pelo STJD.

Entenda o caso Pedro Henrique

No início desta Série A, o zagueiro disputou cinco partidas pelo Internacional e recebeu cartões amarelos em outras duas – quando esteve apenas no banco de reservas.

O problema é que as advertências se configurariam como uma participação efetiva nos confrontos, segundo o Artigo 43 do Regulamento Geral de Competições (RGC). Com isso, ele não poderia ter atuado pelo Sport no mesmo campeonato.

O Rubro-negro, por outro lado, apoia-se no Regulamento Específico do Campeonato (REC). Isso porque o texto considera como “atuação” o ato de iniciar uma partida na condição de titular ou ao entrar em campo no decorrer do confronto. Neste cenário, Pedro Henrique ainda não teria atingido o número máximo de jogos por um clube na Série A (sete).

O Sport entende que o REC se sobrepõe ao RGC neste caso, enquanto há também especialistas que veem os regulamentos como complementares.

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com