Crítica para quem pode muito




O Fluminense necessita da paz entre o Fred e o Levir
Fred e o Levir Culpi: uma grande dupla no Fluminense

O Fluzão começou a sua jornada rumo a mais um título nacional este ano! Para os otimistas, esta frase cai como um deleite aos ouvidos e infla o ego. Para os pessimistas, não passa de uma afirmação infantil de quem não possui capacidade de análise crítica. Para os “isentões” (termo muito utilizado nas redes sociais para se referir ao atual cenário político) deve se ter calma na análise “porque é só a primeira partida” (como se futebol não fosse paixão e não se pudesse comemorar cada rodada com a esperança própria de quem quer ser campeão).

Independentemente de qual linha o torcedor siga, uma coisa todos deve chamar a atenção de todos os torcedores: as entrevistas concedidas pelo treinador ao final de cada partida. Para aqueles que não estão no dia-a-dia do clube, ela é a melhor forma de se ambientar com as questões internas, pelo menos naquilo que tem a ver com as quatro linhas.

Levir Culpi, na entrevista que concedeu domingo, fez rasgados elogios a Fred. Em vários momentos ressaltou a sua capacidade de liderança e a sua vontade de vencer junto ao clube. Enfatizou o gol que fez e disse que, fora o Fred, os demais devem ter a sua avaliação feita apenas internamente porque não gosta de avalia-los publicamente.

Interessante e paradoxal a postura adotada por nosso treinador. Após um momento de perturbação em que ele mesmo divergiu da forma como Fred cobrou o elenco dentro do vestiário (tanto que o próprio Fred quase “abandonou o barco”) ele vem a público elogiar a conduta do capitão. Espero que isso seja um sinal de que as coisas estão caminhando positivamente na intimidade das Laranjeiras.

Mais interessante ainda a sua conduta quando o assunto foi Gustavo Scarpa. Ao ser questionado sobre o bom desempenho que o nosso camisa 40 teve dentro de campo, ele disse que o “moleque” pode render mais e que isso também deve ser tratado internamente.

Vamos aos fatos.

Levir é um estrategista até na arte de falar ao público. Suas entrevistas, em regra, são recheadas de sinceridade e bom humor, o que nos leva a raciocinar o que disse sob a ótica da forma como já se portou em outras coletivas.

Fred, sem dúvida, está correndo mais dentro de campo. É nítida a diferença entre o antes e o depois da “confusão” que teve com Levir. Parece que ele entendeu o recado: ou corre ou não será usado. Se continuasse como estava, fatalmente seria sacado do time e teria que procurar outro espaço no futebol brasileiro. Então, resolveu se dedicar um pouco mais à parte física, o que reflete em sua atuação no campo. Afinal, quem quer perder 800 mil por mês, morando no Rio e jogando em um clube que sempre entra com chance de disputar títulos?

Ainda com relação a ele, Levir demonstrou que não espera mais nada além do que ele fez no jogo contra o América. Pela idade e pela forma de jogar, Levir entendeu que aquele era o melhor Fred que o Flu poderia ter, sendo este o motivo dos elogios. Suas palavras ainda tiveram a força de eliminar eventuais dúvidas sobre o relacionamento público de ambos. Internamente, pouco me importa. Quero ver é bola na rede!

Já Scarpa foi o melhor homem em campo. Correu (e como corre!), armou, marcou e chutou a gol como nenhum outro jogador na partida. A sua liderança é natural e demonstrada com os pés, o que o faz ser o melhor meia em atividade no futebol nacional. Nenhum outro atleta no país tem as características de Scarpa. Nenhum outro faz o que o “moleque” de Xerém vem fazendo.

Mas Levir disse que quer mais! E Levir está certo: Scarpa pode mais! Qualquer tricolor pode afirmar, sem medo, que Scarpa tem tudo para ser um dos maiores do país ainda se comparado aos nossos “estrangeiros”. E para isso ele conta com o apoio de um treinador que lhe cobra porque sabe que ele pode muito. E, pela postura do garoto, não tenho dúvida de que ele seguirá a cartilha de Levir. É autêntico nas palavras, não tem medo de pergunta dos jornalistas e nem de cara feia dos zagueiros. Um legítimo representante da força tricolor e da nossa eterna capacidade de sermos superiores a todas as adversidades.

Levir sabe das coisas! Scarpa também!

Ser Fluminense acima de tudo!

Evandro Ventura / Explosão Tricolor

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com