Raio X do elenco tricolor – 2ª Parte




E vamos à segunda parte da análise do elenco do Tricolor para o ano de 2017.

Antes de mais nada, gostaria de agradecer pela participação dos leitores que citaram nomes e contribuíram com sugestões. Esse feedback de vocês é importante demais, galera!

Hoje é a vez da meiuca, o setor mais importante do time, no meu modo de enxergar futebol. É claro que no futebol de hoje, com os times cada vez mais compactos, a tendência é que as posições fiquem cada vez menos engessadas.

Mas, o meio do campo costuma decidir jogo e ditar o ritmo das partidas. Quantas vezes a gente já não viu aquela alteração em uma peça do meio de campo ser fundamental para uma vitória, ou para segurar um resultado?

Pois bem, esse é o setor onde eu acredito que o Fluminense precise de menos reforços, pois já se reforçou no meio do ano com a contratação dos dois equatorianos que vou falar mais na frente.  

Vamos aos jogadores:

  • Volantes:

Pierre – Reclamei pra caramba esse ano da titularidade do Pierre em algumas partidas e provavelmente continuarei reclamando. Mas, como já falei várias vezes por aqui, tenho plena noção de que o cara é importante no elenco. Teve belas atuações esse ano e nunca lhe faltou vontade. Dependendo da situação do jogo, pode ser a opção certa pra proteger a zaga.

Douglas – O garoto vive em constante amadurecimento. Titular durante boa parte do ano, tem futebol para justificar essa condição. Teve que dar o sangue por ele e pelo Cícero várias vezes, e, atuando ao lado de Pierre, mostrou qualidade pra sair jogando. É meu titular para 2017, sem dúvidas.

Marlon Freitas – Ainda tímido no time de cima, não teve muitas oportunidades. Teve contusão no início do ano que o atrapalhou. Teve bom desempenho na base, talvez seja interessante empréstimo para pegar mais experiência.

Edson – Nunca mais foi o mesmo jogador de 2014. Quarta opção para o setor, não aproveitou bem as chances que teve. Talvez seja bom para ser usado como moeda de troca, apesar de ter demonstrado interesse em ficar.

Luiz Fernando – Volta depois de ter experiência internacional no Flu-Samorin. Foi considerado o melhor volante da Eslováquia, o que convenhamos não quer dizer muita coisa. É peça para compor elenco. Acho válido que tenha oportunidades para mostrar o que aprendeu lá fora.

Orejuela – Ótima contratação! Titular da seleção equatoriana, vai somar bastante qualidade ao time titular. Chega para jogar depois de fazer um excelente campeonato.

Cícero – Junto com Wellington Silva, o jogador que mais me irritou esse ano. Foi nosso artilheiro na temporada? Sim, foi, e isso só reforça o que vou dizer: se tivesse sangue correndo na veia seria um grande jogador. Técnica inegável, vontade abaixo de zero em alguns jogos. A relação custo-benefício já não tá valendo pro Tricolor. Usá-lo como moeda de troca é a melhor opção. Mas, tem que ser usado com inteligência, não para trocar por jogadores meia-boca que só vão inchar o elenco.

Reforços? Não vejo necessidade.

  • Meias-ofensivos:

Gustavo Scarpa – Nossa referência técnica do ano. Se ia mal, o time ia mal. Fez uma temporada muito boa, meteu muitos gols e deu ainda mais assistências. Fundamental para o nosso sucesso em 2017, precisa ficar.

Dudu – Não tem a menor condição de vestir a camisa do Fluminense. Fraquíssimo. Empresta, vende, rescinde. Qualquer coisa tá valendo.

Aquino – Outro que não disse a que veio. Apesar de poucas oportunidades, não deixou sequer um fiapo de esperança. Pode partir.

Marquinho – Sinceramente… só merece chance pelo histórico. Talvez, fazendo uma boa pré-temporada, possa readquirir a forma física e técnica. Fez muita trapalhada e chegou a ser irritante vê-lo em alguns jogos. Precisa se recuperar urgentemente.

Maranhão – Mostrou velocidade. Só. Jogador de uma nota só, não soma qualidade ao elenco. Devolve pra Chape que tá precisando.

10 – Outro jogador que fez bela temporada pelo Independiente del Valle. Seu sucesso, assim como o do seu companheiro Orejuela vai depender muito mais da adaptação do que da sua qualidade, pois isso já mostrou que tem de sobra. Tenho muita esperança em ver um bom futebol desse cara.

Renato – Vai voltar ou vai ficar no Avaí? A novela parece ainda não ter se desenrolado. Fato é que coloquei ele aqui e não na análise passada, como lateral, pois se for voltar merece uma chance de mostrar seu futebol no setor onde teve desempenho tão bom na série B. Gostaria de vê-lo no elenco.

Reforços? Sim, se pintar uma boa oportunidade de mercado. Um meia armador com experiência pra fazer sombra pro Scarpa e pro Sornoza seria bom.

Essa é a minha opinião sobre as nossas peças para o meio de campo do Tricolor. O que vocês acham? Esqueci de alguém? Quem contratariam? Quero saber a opinião de vocês!

Um feliz Natal para todos! Semana que vem eu volto com a última parte da análise.

No mais, VENCE O FLUMINENSE!!!

Toni Moraes / Explosão Tricolor 

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com