Um ano em uma semana




Flu
Esse time do Fluminense nos deixa doidos! (Foto: Fluminense FC)

Olá, amigos! Esse nosso Fluminense nos deixa doidos. Incrível percebermos quem em 4 dias ele perdeu para a CHAPECOENSE jogando em casa e ganhou do GRÊMIO jogando fora. De todas as versões para esse fato que eu tenho lido e ouvido por aí, fico com a ligeira impressão de que achamos uma “Kriptonita” para drenar nossas forças. Não ignoro o fato de que Levir Culpi desarrumou desnecessariamente o Flu para o 2° tempo, mas o próprio já fez isso algumas vezes e ganhamos os jogos. O Fluminense atual é o que vimos no jogo no Rio Grande do Sul: time que aceita pressão, que rebate bem os cruzamentos, que cria chances e as desperdiça. De três chances claras de gol fizemos um. Pelo menos a média de acerto parece melhorar.

O que é um bom indicativo para a semana decisiva que o Fluminense terá pela frente. São dois jogos em Itaquera contra o Corinthians para decidirmos a temporada. Começa hoje decidindo a vaga na Copa do Brasil, dependendo de construir o resultado fora de casa. Situação perigosa para um time que tem um sistema defensivo lento. Prefiro particularmente que o time jogue defensivamente, principalmente no 1° tempo. 1 a 0 ao final da partida nos classifica. E a demissão do Cristóvão Borges põe fogo no elenco corintiano, que vai querer demonstrar sua força jogando em casa, partindo para o abafa nos primeiros minutos.
Levir sabe que até hoje não definiu seu time titular. Por isso vem fazendo sistematicamente mudanças na sua escalação. Ao mesmo tempo que isso atrapalha o entrosamento, dá margem para jogar de acordo com o adversário. Na situação de hoje entraria com Richarlison na frente. É um cara meio desacreditado no clube, mas que cumpre muito melhor que os outros o papel defensivo da função. E tem explosão muscular para puxar os contra-ataques, estes que serão vitais para o Fluminense na partida de hoje. 

Levir Culpi enxerga Flu com desempenho abaixo da média (Foto: Mailson Santana / FFC)
Levir Culpi ainda não definiu um time titular (Foto: Mailson Santana / FFC)
Na zaga não dá para mexer agora, mas no meio iria de Pierre e Douglas na proteção a zaga, com Cícero mais adiantado. Isso já funcionou no Fluminense esse ano e não teve muitas repetições. Para um jogo como esse, não podemos abrir mão da força ofensiva do Cícero nem da maior proteção do Pierre. Marcos Jr teria que ir momentaneamente para o banco de reservas. Embora tenha dado a assistência para o Gustavo Scarpa, o “resolve” não tem jogado muito bem. Cada vez mais estou convencido que ele e o Magno Alves são jogadores para entrar no 2° tempo. 
Porém, de qualquer forma, uma coisa não pode faltar: vontade. Com a melhor ou a pior escalação, o Fluminense encara dois jogos decisivos e tem que encarar com muita seriedade. Vontade sozinha não ganha jogo, mas pode ser o diferencial do time. Difícil pedir isso para um time que vem desde o início do ano passando a impressão de que joga com o freio de mão puxado. É sempre bom lembrar para todos que duas derrotas praticamente decretam o fim da temporada tricolor. Ficar no meio da tabela não é resultado para um clube com a grandeza do Fluminense.
Joguem pelo ano!
Tabelinha:
1- Não temo as saídas do Julio Cesar nas bolas altas. Para o que tínhamos nos últimos anos com o Diego Cavalieri, isso é muita coisa.
2- Pena que o Cristóvão Borges foi demitido. Poderiam ter esperado uma semana.
3- Contratem o Gatito Fernandez, do Figueirense. 
4- Que emocionante ver um jogador talentoso como o Scarpa dizer que a camisa 10 do Fluminense pesa. Que outros jogadores tomem essa declaração como exemplo.
5- Giovanni jogou bem domingo. Willian Matheus alterna maus e bons momentos. Disputa franca entre os mais odiados pela massa tricolor pela posição.
6- Semana com cara de Gum. Só não sei se isso é bom ou ruim. 

Ruan Veiga / Explosão Tricolor 

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com