Raio X do elenco tricolor – 1ª Parte




Já que não teremos bola rolando nos próximos dias, começam a pipocar as especulações do mercado da bola. Muitas delas, sabemos, são balela. É site querendo clique pra cá, empresário cavando aumento de salário pra lá… Uma verdadeira farra. E no nosso Tricolor não é diferente!

Até especulação de cartolagem a gente tem que aturar hoje em dia, é mole?

Resolvi, então, fazer uma análise do que temos e do que precisaremos para o elenco no próximo ano, sem especulações, para que possamos ter um time forte e mais motivos para sorrir quando chegar o próximo dezembro.

Vou dividir em três partes e tentar analisar peça a peça nossas opções, por setor. Hoje, começaremos pela cozinha, vou falar da zaga tricolor.

Esse ano nossa zaga viveu dois momentos distintos. Um período de solidez impressionante, sendo uma das menos vazadas do campeonato e, antes e depois disso, uma draga horrível, onde levamos gols patéticos.

Sabemos que não é a zaga em si mas o sistema defensivo como um todo que deve funcionar. Isso o Abel sabe montar. Organizar o time defensivamente é uma das características mais fortes do nosso comandante, por isso creio que no ano que vem devemos ter menos dor de cabeça com o setor.

Vamos aos jogadores.

  • Goleiros:

Diego Cavalieri – É o nosso titular desde 2011. Inseguro nas saídas do gol, um monstro debaixo da trave. Sempre foi assim. Não sei como voltará desse tempo parado por lesão, mas certamente será o titular de Abel, até porque os dois têm história de título juntos. Eu manteria como titular.

Júlio César – Finalmente teve uma sequência de jogo como titular, e não comprometeu. Mas também não se destacou. Teve uma atuação insegura contra o Flamengo no jogo da polêmica, mas teve atuações com ótimas defesas. Sai do gol melhor que o Cava, mas o outro tem mais experiência e parece passa mais tranquilidade.

Marcos Felipe/Matheus – Não tiveram chance de mostrar o seu futebol. O primeiro ainda entrou em algumas oportunidades, como no último jogo da temporada, mas pouco ficou em campo. Não dá pra ter uma opinião formada.

Reforços? Não vejo necessidade.

  • Zagueiros:

Gum – Deve ser negociado. O ciclo do bicampeão brasileiro acabou no Tricolor. A verdade é que nunca foi um ótimo zagueiro, mas teve sua importância pro elenco, principalmente como liderança. Seria muito triste se saísse achincalhado, pois, apesar das várias falhas grotescas, sempre defendeu com orgulho as nossas cores.

Henrique – Chegou pesadão, fora de ritmo e atrapalhado. Seu futebol cresceu ao longo da temporada e esteve muito bem quando a zaga esteve bem como um todo. Deve ficar pra formar a dupla de zaga com outro zagueiro, mas mostrou que sem cobertura pode ser presa fácil pra atacantes habilidosos. Precisa de um trabalho reforçado de pré-temporada.

Renato Chaves – Talvez a melhor peça defensiva do nosso elenco. Estava prestes a mostrar isso quando se contundiu. Esse tem que ficar pra formar a zaga titular com o Henrique. Mais veloz e com melhor físico que o companheiro de zaga, vai ser o homem do primeiro bote. Trocou as férias pela preparação física, gosto desse tipo de atitude, mostra compromisso e vontade. Tem tudo pra brilhar ano que vem.

Nogueira – Entrou pouco, mas, apesar de certa insegurança nas primeiras partidas, mostrou que tem um bom potencial. Deve atuar com mais frequência na próxima temporada. Reserva imediato da dupla titular.

Reginaldo – Volta de empréstimo do Vila Nova, onde fez uma temporada de altos e baixos na série B. Mostrou segurança no segundo turno, depois de fazer um primeiro turno vacilante e com falhas. Chegou a ser capitão da equipe goiana na reta final do campeonato. Vai compor elenco.

Reforços? Sim, se pintar uma boa oportunidade de mercado. Um zagueiro com nível de atuação maior do que o Nogueira, que pudesse brigar pra ser titular, seria muito bem-vindo.

  • Laterais:

Wellington Silva – Esse foi um dos jogadores que mais me irritaram nesse ano. Oscilou boas atuações com jogos em que parecia amador, jogador de pelada mesmo. Tem recurso técnico mas falta inteligência. É esforçado, mas falta consciência tática. Deixa verdadeiras avenidas às suas costas e quando marca parece que está sempre à beira de cometer um pênalti ou uma falta perigosa. Mas… tem boas subidas ao ataque. Falando de forma passional, seria um dos que eu mandaria embora na barca, analisando racionalmente, o mercado não oferece bons laterais, então eu manteria para reserva.

Jonathan – Muita técnica, pouco físico. Era o meu preferido pra ser titular esse ano, mas não aguenta a barra. Pelo menos não pra lateral, que é uma das posições mais exigidas. Não há muito o que dizer, já tem sua saída certa. Adeus.

Igor Julião – Fraco, muito fraco. Foi considerado um dos melhores jogadores da MLS há algum tempo atrás, o que só me faz acreditar que americano realmente não entende nada de bola. Usaria como moeda de troca. Se não fosse possível, emprestaria.

William Matheus – Defensivamente é melhor do que ofensivamente, mas no geral é muito ruim. Pode ir embora que não fará a menor falta.

Giovanni – Enganou a diretoria no final de 2015 com um lampejo de futebol decente, conseguiu renovar o contrato e fez a diretoria se arrepender amargamente. Não tem a menor condição. Vende, empresta, rescinde, faz qualquer coisa, mas tira esse cara das Laranjeiras urgentemente.

Ayrton – Também não tem nível pra atuar no Fluminense. Passou pelas seleções de base sei lá como. Limitado demais. Não tem espaço em um elenco que pretende disputar título. Um empréstimo talvez seja boa opção, pois é novo e pode até mostrar alguma evolução de repente.

Léo Pelé – É bem melhor que todos os outros laterais esquerdos do elenco e fez uma série B segura pelo Londrina. Retorna de empréstimo por pedido de Abel Braga. Era promessa da base. Espero que possa repetir as boas atuações no Flu.

Reforços? URGENTEMENTE. É a posição mais carente do elenco. Precisamos de um titular pra esquerda e um pra direita, pelo menos.

Bom, amigos tricolores, essa foi a primeira parte da minha análise, semana que vem tem mais. E vocês, o que acham? Concordam com a minha lista? Discordam? Quero saber a opinião de vocês.  

No mais, VENCE O FLUMINENSE!!!

Toni Moraes / Explosão Tricolor 

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com