Dois pontos de vista distintos sobre o primeiro mês de gestão do presidente Pedro Abad. Confira!




De forma bem democrática, o Explosão Tricolor abriu o espaço “Explode Torcedor” para que o nossos leitores opinem bem à vontade sobre o Fluminense através de textos exclusivos enviados ao nosso site. O tema de hoje é a avaliação do torcedor sobre o primeiro mês de gestão do presidente Pedro Abad. Os nossos amigos Paulo Brightmore e Lucas Aquino deixaram suas opiniões sobre o tema. Confira abaixo os dois textos:

Gestão da austeridade (por Paulo Brightmore)

Fala, Galera Tricolor!

Nossa nova diretoria completou 1 mês no cargo e já deu pra perceber que o barco está sendo tocado de forma diferente. Enquanto a diretoria anterior já contratava por atacado – inchando o elenco de jogadores fracos e medianos – essa nova gestão é bem mais cautelosa. Resta saber se é um estilo pessoal do nosso novo presidente ou somente força do rombo financeiro em que nos encontramos.

Eu sou totalmente favorável à política austera de gastos, se tivéssemos feito isso no ano passado estaríamos numa situação bem melhor hoje. Vamos relembrar as nossas contratações: Diego Souza, Henrique, Richarlison, Renato Chaves, Felipe Amorim, Henrique Dourado, William Matheus, Danilinho, Marquinho, Wellington, Aquino, Rojas, essas são que me lembro agora. Me arrepio de imaginar o quanto o Fluminense gastou com essas contratações. Foram 12 contratações com poucas dando retorno técnico e a maioria dando prejuízo. Então acho sensato não gastar dinheiro se não for trazer um jogador que resolva.

Agora, o que realmente incomoda é ter escutado um monte de mentiras há época das eleições. O Presidente Abad, que era do Conselho Fiscal do clube e sabia de toda a questão financeira que vivíamos, prometeu mundos e fundos que agora não pode cumprir. Não adianta fingir que não tem nada a ver com a penúria que vivemos. Cadê o Vice, Cacá Cardoso, que ia trazer o Thiago Silva e Marcelo? Cadê as tantas empresas interessadas em patrocinar o time? E marca de material esportivo? Já não estava tudo engatilhado? Cadê o ídolo que iam trazer? E o Estádio? Tiveram a cara-de-pau de prometer um e não têm dinheiro nem pra construir um muro no CT pra dar mais segurança aos funcionários. Foram várias mentiras faladas só pra ganhar voto.

Vamos à realidade. O lado positivo até agora, além da austeridade necessária, foi a contratação do Abel. Gostei da escolha, boleiro, motivador, vencedor e com muita identificação com o clube. O Alexandre Torres eu achei uma boa aposta, começou no clube como jogador, também tem identificação. Já o Marcelo Teixeira eu tenho lá as minhas dúvidas. Todos no Flu gostam e cobrem ele de elogios mas eu acho que falta ainda alguma coisa na nossa base. Não sei dizer se seria um problema de gestão ou falta de recursos para investimentos.

Enfim, entre tantos erros e alguns acertos, o mais importante, agora, é que o Clube necessita da união de nós torcedores, apoiando o time e fazendo uma corrente positiva que passe pro campo. Eu sei que é difícil mas vamos dar um tempo antes de perder a paciência com o time e a diretoria.

Saudações Tricolores!

A primeira impressão (por Lucas Aquino)

Amigos tricolores, na última sexta-feira (20), Pedro Abad completou um mês como presidente do Fluminense. O que se notou nas redes sociais do Flu até agora é uma enchurrada de críticas ao novo mandatário do clube, mas que ao meu ver são mais causadas pelos diversos erros da gestão Peter Siemsen do que propriamente pelo que Abad tem feito.

Ao contrário de grande parte da torcida do Fluminense, eu fiquei feliz com a eleição do Abad. O apoio do Peter foi apenas uma jogada política para ganhar votos, o que ficou comprovado com aquele e-mail em que seu “aliado” Abad o criticou duramente. Mas o que mais gostei no nosso novo presidente foi o discurso responsável, e principalmente, por reconhecer os erros da gestão anterior. Abad sempre deixou claro que reprovou o modo como o futebol foi conduzido por Peter e aqueles que o dirigiram, como Mário Bittencourt, Fernando Simone e Jorge Macedo, e prometeu uma equipe profissional e numerosa para coordenar o principal setor do clube. O fez. Trouxe Alexandre Torres e promoveu Marcelo Teixeira, ambos ex-olheiros do Manchester United, o que prova que eles têm conhecimento na área. Ainda efetivou Fernando Veiga após um bom trabalho chefiando as divisões de base em Xerém. Para treinar o time, contratou Abel Braga, experiente, multi-campeão, indentificado com o clube e infinitamente melhor do que os últimos que passaram por aqui.

O que a torcida queria, porém, não aconteceu. O Flu contratou apenas um jogador até agora (Lucas) e tem sido muito tímido no mercado de transferências. Mas há explicação. Com os gastos extremamente desnecessários com contratações medíocres nos dois últimos anos, o caixa do Fluminense está zerado. Não há dinheiro nem para pagar Pedro Antônio pelo CT, menos ainda para reforços. Como eu disse, explica, mas não justifica. Acompanhando o vai e vem, vê-se que falta criatividade para contratar, já que alguns clubes fizeram boas contratações à custo zero. Exemplos de Montillo no Botafogo, Wellington Nem no São Paulo, Conca no Flamengo, Thiago Neves no Cruzeiro, Dátolo no Vitória. Jogadores que muito acrescentariam no nosso limitado elenco, que não conta com boas peças de reposição.

Embora falte alguns reforços, a diretoria me pareceu muito cautelosa e isso é um ponto positivo. Ao contrário dos anos anteriores, o Fluminense não cometeu loucuras indo ao mercado, quando pagava salários exorbitantes a jogadores ruins. Além disso, os dirigentes tem feito de tudo para negociar atletas que não possuem um retorno técnico condizente com o que recebem, casos de Gum, Henrique Dourado, Osvaldo, entre outros. Infelizmente, isso deve ser muito difícil, já que nenhum clube está disposto a bancar esses vencimentos absurdos.

Por mais que se fale o quanto o momento do Fluminense é difícil, a torcida já não tem mais paciência, muito devido aos resultados dos últimos 4 anos que não condizem com a grandeza e tradição deste clube. Mas posso garantir que os dois lados estão errados. A temporada nem começou, e os Tricolores já condenam qualquer atitude tomada. A fase é de abraçar a equipe e lotar o estádio, algo que não deve acontecer enquanto a diretoria não se mexer.

Falta jogar aberto com a torcida, ser transparente, pedir apoio. O marketing, terrível, onde também foram prometidas mudanças, tem sido pouco atuante num momento tão importante. Ao menos nesse primeiro mês, Pedro Abad e sua equipe parecem não ter focado nessa área. Mas ainda há tempo e o Fluminense precisa trabalhar.

Curtas

⁃ Estou muito otimista com os equatorianos. Orejuela foi eleito o melhor jogador do Campeonato Equatoriano e Sornoza, um dos melhores da última Libertadores. Têm tudo pra dar certo.

⁃ Temos um bom time, mas um elenco fraco. Faltam peças de reposição e vamos precisar delas, já que alguns jogadores, como Orejuela, Sornoza e Gustavo Scarpa, devem ser constantemente convocados.

⁃ Mateus Norton, Marquinhos Calazans e Mateus Alessando são bons jogadores e subiram para o profissional. Olho neles.

Saudações Tricolores!

Por Explosão Tricolor 

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com