Abelão errou mesmo?




banner_viniciustoledo

Abelão já está sendo cornetado (Foto: Fluminense FC)
Abelão já está sendo cornetado (Foto: Fluminense FC)

Abel Braga errou ao optar por escalar sete reservas? Na minha visão, não. Mas para muitos tricolores, sim. Sei que o Fluminense necessitava da vitória para garantir logo a classificação antecipada para a fase de quartas de finais da Copa da Primeira Liga, mas fica uma pergunta no ar: dá para encararmos esse terrível calendário com o atual elenco?

Pois é, meus amigos. Também fico invocado em ver o Fluminense perder, ainda mais em jogo contra outro clube grande. No cenário do jogo contra o Internacional, estava nítido que teríamos problemas. Time quase todo reserva, falta de entrosamento, ausência de um homem de área e um adversário mergulhado numa profunda crise.

Foi o tempo em que eu usava somente a emoção para opinar sobre o Fluminense. Algumas experiências maravilhosas e outras extremamente decepcionantes ao longo dos últimos três anos, fizeram com que, em algumas situações, eu deixasse a razão superar a emoção. Então vamos lá…

Nos últimos 16 dias, o Fluminense disputou 5 jogos. Agora, a partir do próximo domingo, 12, a equipe terá uma sequência de 5 jogos garantidos até o dia primeiro de março: Bangu (Taça Guanabara), Globo-RN (Copa do Brasil), Volta Redonda (Taça Guanabara), semifinal (Taça Guanabara) e Brasil, de Pelotas (Copa da Primeira Liga). Caso o Fluminense consiga garantir vaga para a finalíssima da Taça Guanabara, completará 6 jogos num período de 22 dias, considerando que a final será no dia 5 de março.

Os caras ganham bem para jogar futebol? Sim. E muito. Só que é o seguinte: dinheiro não é garantia de musculatura resistente. A pré-temporada deste ano, que já é reduzida de natureza, sofreu redução de uma semana. Os atletas não são máquinas e estamos apenas no início da temporada. Não precisa ser nenhum grande especialista em preparação física para chegar a conclusão de que não dá para colocar o mesmo time para jogar praticamente de três em três dias. O músculo pune! 

Galera, o lado da emoção do torcedor deve ser muito respeitado. Mas o planejamento de quem trabalha sério também deve ser respeitado sempre. O Abelão dispensa comentários. Se tem um cara que odeia perder, esse cara é o Abel Braga. Acho até que a derrota para o Internacional foi injusta. Apesar do Fluminense não ter criado tantas chances, mesmo com um time quase todo reserva, a rapaziada atuou melhor que a equipe colorada. Infelizmente, faltou uma referência na área para aproveitar melhor as jogadas que a equipe andou criando pelos lados do campo.

Gostei bastante da atuação do Julio Cesar. Nas poucas vezes em que foi exigido, deu conta do recado. Outro que merece ser destacado é o zagueiro Nogueira. Rápido e muito firme na marcação. Com relação ao Orejuela, preciso realmente comentar? Como esse equatoriano joga bola! E com uma tranquilidade de veterano.

Sobre o lado ruim, não há como deixar de citar alguns pontos negativos. O lateral-direito Renato, por exemplo, já mostrou que não vingará. Acho válido dar uma chance a ele no meio de campo. Na temporada passada, ele arrebentou no Avaí atuando como meia. Tudo bem, Avaí é Avaí e Fluminense é Fluminense, mas já que ele tá aqui, não custa nada tentar. Agora é a melhor hora para realizar testes e tentar extrair o que cada jogador tem de melhor.  

O garoto Luiz Fernando mandou bem na marcação, mas não mostrou desenvoltura alguma na saída de bola. Marcos Junior foi nulo, Marquinho apenas esforçado e Lucas Fernandes esteve apagado. E o Osvaldo? Incomodou a defesa colorada. A impressão que tive é a de que faltou um homem de área para que ele conseguisse mais êxito nas suas jogadas. O Maranhão foi a mesma coisa.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos sem promover caça às bruxas. Como disse mais acima, temos que confiar no Abelão. O cara é raposa velha, sabe o que faz! 

Saudações Tricolores!

Vinicius Toledo / Explosão Tricolor 

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com