Fluminense 2017 – Parte II




O Fluminense, ao meu ver, terminou a primeira parte do ano, e com muito sucesso. Dentre todos os jogos do ano, apenas uma derrota do time misto contra o Internacional e uma atuação abaixo da média contra o Madureira na semifinal da Taça Guanabara não encheram os olhos. O título conquistado no fim de semana encerra a primeira parte da temporada com saldo muito positivo para nós. O início da segunda parte é o jogo de ida contra o Criciúma pela Copa do Brasil.

Para pensar um pouco sobre essa segunda parte do ano, vamos delimitá-la. Para mim, o fim desse segundo período do ano e o início das semifinais do Campeonato Carioca, depois da decisão da Taça Rio. Mas Karel, o segundo turno do Carioca não interessa? Sim, interessa. A diferença é que vencer não é fundamental nessa etapa. Para o Estadual, acredito que poderemos utilizar os jogos, principalmente contra os clubes menores, como laboratório para jogadores menos utilizados. Maranhão e Lucas Fernandes, por exemplo, são jogadores que podem agregar ao elenco e que, até agora, não embalaram. Wendel, Luis Fernando e Danielzinho são outros jogadores que atuaram poucos minutos e que temos esperança de somar ao grupo. Richarlison e Pedro podem ser muito mais utilizados, o primeiro pois estava fora no início e o segundo pois se machucou logo após a boa estreia contra o adversário desta quinta.

A utilização de um rodízio no elenco me parece importante porque as peças de reposição são pontos fracos do nosso time para a temporada. Vimos o que o time pôde fazer com seu “onze inicial”, de muita movimentação, habilidade e segurança lá atrás na maior parte do tempo. Até agora sofremos pouco com lesões e o primeiro turno foi curto para termos muitas suspensões, mesmo com Douglas tendo sido expulso contra o Madureira.

Coincidentemente, a segunda parte do ano começa justamente contra o adversário da estreia. O Criciúma, agora jogando em casa, será nosso adversário na terceira fase da Copa do Brasil. Nesta fase, o regulamento volta ao já conhecido esquema de dois jogos para decidir quem avança. Fazendo do gol fora de casa fundamental para facilitar a classificação. O Flu terá, confirmados até o momento, os desfalques de Gustavo Scarpa, Marquinho e Cavalieri. O time teve problemas novamente com o transporte até a cidade do jogo, algo que pode chamar atenção nos últimos vinte ou trinta minutos de jogo, vale a pena prestar atenção no desempenho do time em tal período do jogo. Espero um Fluminense forte, principalmente no primeiro tempo, comandando as ações e buscando mexer no placar o mais rápido possível. Um retrato do time de Abel Braga até aqui.

Ao comentar sobre a estreia do Fluzão na temporada, fiz três perguntas sobre algumas dúvidas que pairavam em nossas cabeças desconfiadas de início de ano. Terminada a primeira parte do ano, já com o título de Campeão da Guanabara, vou tentar responder as que levantei naquele momento. Foram elas:

• Vamos ver a alma tricolor novamente em campo nesse início de temporada?

Sim. Muito sim! Diferentemente do fim do ano passado, observamos a alma do time guerreiro que a torcida consagrou anos atrás. Essa foi fácil de responder!

• O afastamento do Gum fará efeito ou será que o problema não era ele?

Quando fiz a pergunta, acreditei que demoraríamos a nos encaixar na defesa. Ainda acho cedo para responder pois tivemos problemas contra o flamengo (único clube com time competitivo com quem jogamos). A falha da zaga na cabeçada do peruano lembrou os períodos mais irritantes de anos passados. Mesmo assim, Henrique melhorou muito e vem demonstrando uma liderança que eleva sua importância para o clube. Vamos continuar observando.

• Lucas vai dar conta?

Até agora sim. O lateral apareceu com aquela barriguinha saliente na primeira semana e preocupou a torcida. Depois de sua estreia, não preocupou mais. Claro que é importante esperar o fim da temporada pra saber se, de fato, o cara segurou as pontas e resolveu o problema de uma das laterais, mesmo assim é válido elogiar pois ele vem mostrando vontade e capacidade técnica de não dar tantos espaços atrás e construir assistências e até marcar gols no ataque. Que continue assim.

Abraços,

Karel Leal

Loja---02

Acesse a loja oficial do Explosão Tricolor: explosaotricolor.xtechcommerce.com

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail:explosao.tricolor@gmail.com