Hora de agir




A derrota do último domingo para o Botafogo com o time reserva (ainda que a equipe tenha sido muito prejudicada pela arbitragem) colocou a torcida tricolor em dúvida sobre o verdadeiro potencial do elenco como um todo. O time titular costuma ter atuações seguras enquanto os suplentes passam sufoco pela limitação de algumas das peças de reposição que o Fluminense tem hoje.

Obviamente a preocupação é com o Campeonato Brasileiro, já que com o aumento do número de vagas na última temporada este é agora com certeza o caminho mais fácil para disputar uma Taça Libertadores. Abel Braga e seus comandados tem totais condições de alcançar esse objetivo e até sonhar com um título, mas para que isso ocorra é preciso se mexer.

O Fluminense de hoje não conta com um lateral-esquerdo para disputar posição com o Léo. Isso não pode ocorrer de maneira alguma, até porque faz o jogador se sentir acomodado como dono da posição. Marlon, do Criciúma, é um bom nome e já foi várias vezes especulado. Se não tem dinheiro, o clube deveria estudar a troca de alguns jogadores com os catarinenses. Calazans tem se saído muito bem quando testado por ali, mas é quase uma convenção entre os tricolores de que ele deve jogar mais na frente, em sua função original, já inclusive se preparando para se tornar titular em uma eventual saída de Gustavo Scarpa ou Richarlison no meio do ano.

Na zaga, Henrique é o único que tem passado um alto índice de confiança, algo que Renato Chaves, Reginaldo e Nogueira não conseguem. A contratação de um zagueiro para brigar por vaga no time principal seria muito importante.

Para o meio, está muito claro que não há atletas para substituir Gustavo Scarpa ou Sornoza à altura, sendo que estes podem ser desfalques recorrentes seja por lesão, suspensão ou convocação. Abel tem insistido muito no Marquinho e ele até agora só decepcionou. Por que não testar o Danielzinho? Ainda assim, o Fluminense deve se reforçar urgentemente se não quiser sofrer nessa temporada.

No ataque, ironicamente, sobram opções para os lados, ofício muito requerido por 10 em cada 10 tricolores nos últimos anos. O que realmente preocupa é quem será o centroavante titular da equipe. Henrique Dourado, em que pese sua infinita evolução do ano passado para cá, é tecnicamente limitado. Pedro é promissor e tem muita habilidade com a bola nos pés, mas não dá pra jogar nas costas dele toda a responsabilidade de ser o “homem-gol” do time. Palmas para o revezamento promovido por Abelão, abrindo espaço para que ambos se desenvolvam e ninguém sossegue. Porém mais uma vez um reforço seria muito bem-vindo.

Citei apenas as maiores carências, pois nos vejo muito bem servidos em algumas posições, a exemplo da volância com Orejuela, Wendel e Douglas, e como já havia dito antes, pelas pontas, com Richarlison, Wellington Silva, Marquinhos Calazans, Lucas Fernandes e por aí vai. Além do mais, escrevi esse texto não só pensando em peças de reposição, mas também no time principal. Afinal, muitos dos titulares vivem grande fase, mas como todo jogador de futebol, podem oscilar, e em um momento como esse é de suma importância possuir um plantel qualificado e numeroso.

Curtas

⁃ Wendel, se mantiver o nível e os pés no chão, tem tudo para se tornar craque e chegar à seleção brasileira. É a grande surpresa da temporada.

⁃ Grande acerto da diretoria em mandar a partida de volta da Copa do Brasil contra o Goiás para o Maracanã. Jogar lá é sempre um combustível a mais para o time, ainda mais em jogo de mata-mata.

⁃ Por falar na diretoria, um acordo com a Caixa nos valores que foram divulgados seria outra bola dentro.

⁃ Não deixem de conferir o novo Hotsite do Explosão Tricolor. Já estou até imaginando como vai estar depois que, se Deus quiser, levarmos o título da Copa Sul-Americana. 2008 não acabou. Clique aqui!

Saudações Tricolores!

Lucas Aquino.

Loja---02

Acesse a loja oficial do Explosão Tricolor: explosaotricolor.xtechcommerce.com

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail:explosao.tricolor@gmail.com