Abel Braga fala tudo sobre o Fla-Flu, torcida chegando junto, sorte de 2005 e muito mais. Confira a íntegra da coletiva!




O técnico Abel Braga concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira, no CT do Fluminense. Confira a íntegra!

Sonho do título

Abel Braga: Vamos encarar de igual para igual. Sabemos o por que não foi igual no jogo passado. Nós não fomos nós mesmo. Estou esperançoso. O que não seria normal era uma vitória nossa no primeiro jogo. Seria injusto. Eles neutralizaram muitas coisas boas do meu time. Podem conseguir novamente, não sei. Mas está tudo aberto. E uma coisa é fato: o mesmo respeito que temos pelo Flamengo, eles têm pela gente. Queremos mais desafios e esse é um deles. Eles (jogadores) vão crescer depois desse jogo, independentemente do resultado. Isso faz crescer. Não prometi ganhar nada, mas os objetivos até agora foram alcançados. Se eu não sonhar, não serei campeão carioca. A coisa tem que estar no subconsciente.

Se a vantagem fosse do Flu…

Abel Braga: Não ia fazer nada diferente. Não iria sentar na vantagem. Entramos perdendo contra o Goiás, perdemos pênalti, dominamos o jogo, mas o gol não saia. E se toma? Os anos me mostraram isso. Não vou inventar o professor pardal agora. Nunca teve um título que mudei a maneira de jogar de uma hora para a outra. Pode mudar a estratégia, mas não a maneira de jogar

Passado de glórias sobre o rival

Abel Braga: Nem vou nessa de passado. Meu time é de homem, de atletas. Tem sangue na veia. Não é time de fantasma, não adianta falar em Renato e Assis. Isso é só uma forma de o torcedor se dar esperança. O Fla é favorito desde que começou o campeonato. Nos outros dois jogos eles empataram no fim conosco. Torcedor tem que estar confiante não por isso, mas pela mudança de atitude e comportamento no segundo tempo

Início difícil em 2017

Abel Braga: É ai que você consegue criar objetivos, desafios. Joguei oito anos no Fluminense. Joguei na ”Máquina”, no vestiário falavam que iam fazer 3 a 0 de cara para não correr no segundo tempo. E faziam. Era prazeroso ficar no banco para ver aqueles caras jogarem. Eu nunca tinha visto nada parecido com o fim do Brasileiro 2016.

Mudança de postura

Abel Braga: Vendo aquele fim de ano do time, fiquei decepcionado pela identificação que tenho com o clube. Uma maneira de mudar isso era criar um rótulo de verdade total. Tinha um jogador que era dúvida para a final até hoje. Chamei ele na minha sala e falei: “Não te quero 95%. Te quero 100%”. Ele me disse: “Estou dentro, estou bem”. Aqui não tem mentirinha. Criamos esse rótulo de verdade entre nós com objetivos, mas com desafios. E um dos desafios era esse. Tentar de toda maneira. Cheguei como ultrapassado, eles terminaram com dez jogos sem vitória no Brasileiro… Quando criamos que havia verdade, trabalho e desafio, ai começamos a criar o sonho de objetivos. Tá sensacional, cara. Quatro fases da Copa do Brasil, Primeira Liga, final do Carioca, ganhamos a Taça Guanabara, ganhamos na Sul-Americana. Nós sonhamos com isso, mas criamos objetivos para isso. E o caminho é árduo.

CONFIRA! Para se aproximar do torcedor, Fluminense voltará a treinar nas Laranjeiras

Começou perdendo a final de 2005 e virou no segundo jogo

Abel Braga: Eu dou essas sortes (risos). Mas não posso me agarrar nisso. Tenho minha superstição, meu santinho no bolso, rezo antes de sair de casa. Mas não peço para ser campeão, peço para fazer um grande jogo.

Maracanã lotado para a decisão

Abel Braga: É o glamour do jogador. Eles trabalham, sofrem, jogam em Bangu, Los Larios, Edson Passos.. Tudo para chegar no objetivo, para o jogo de domingo. Ser em um dos palcos mais importantes, lotado… É sensacional, muito bom. Me sinto honrado. Fla-Flu é diferente. Tenho que criar desafio para eles. Vai ter uma torcida do outro lado gritando e vamos tentar calar eles. Começa a criar objetivos para diminuir a intensidade do rival. O cara tem que estar preparado para isso. Domingo teve um público legal, contra o Livepool-URU também.

Decisões seguidas

Abel Braga: Se não vencermos, não jogaremos nada fora. Vai continuar o mesmo planejamento. Que é esse de solucionar problemas, de superação e de ter o carinho do torcedor. A temporada continua. Às 6h de terça estaremos no aeroporto para viajar para o Uruguai. Existia dúvida do rendimento do Flu em 2017 e mudamos isso. Vamos ter dificuldade contra o Fla e eles também.

Vantagem física por semana livre

Abel Braga: Nenhum treinador quer jogar decisão quarta e domingo. Mas é final e não vai pesar nada. Poderia pesar se eles tivessem tropeçado. Mas só aumentou a confiança. No 3 a 3, nos tivemos problemas para voltar de Sinop-MT e superamos o Flamengo. Eles estão melhor psicologicamente agora após a vitória pela Libertadores.

ESCALAÇÃO DO FLU! Abel Braga revela escalação do Fluminense para decisão contra o Flamengo

Por que merece o título?

Abel Braga: Entramos em desvantagem grande no campeonato. Até agora só estamos resolvendo problemas desde que o ano começou. E problemas sérios. Tem que ter competência administrativa grande. Não temos patrocinador, estamos esperando a nova fornecedora. Mas buscamos a superação desde o primeiro momento. Por isso merecemos o título. Se vai ganhar, não sei. Mas não faremos o jogo da semana passada.

Dificuldades contra o rival

Abel Braga: A última impressão é a que fica. No segundo tempo tentamos muito, motivamos o torcedor, fizemos ele acreditar e gritar no fim do jogo. Eu não reparei porque fui cumprimentar o Zé Ricardo. Sempre fazemos isso, independente do resultado. Não vi os jogadores aplaudindo a torcida. Se lembrarmos, o Fla ficou perto de ganhar o Brasileiro, ficou em terceiro, coletivo forte. É um grande time.

VEJA MAIS: Gustavo Scarpa de volta contra o Flamengo? Abel Braga abre o jogo e responde!

Por Explosão Tricolor / Fonte: Globoesporte.com / Foto: Divulgação

Loja---02

Acesse a loja oficial do Explosão Tricolor: explosaotricolor.xtechcommerce.com

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail:explosao.tricolor@gmail.com