Cadê a nossa torcida?




Em alguns momentos, quando bate aquela nostalgia, vou no YouTube e procuro videos dos jogos memoráveis do Fluminense na Libertadores 2008. Obviamente, me vem um sentimento de frustração ao lembrar a forma como aquela competição terminou para nós. Porém, assistindo às partidas e vendo toda aquela energia do Maracanã sempre lotado, não tem como não se arrepiar. E comparando aos tempos de hoje eu percebo o quanto o ânimo do torcedor tricolor em ir ao estádio diminuiu.

Até a metade do Brasileirão de 2010 (ano em que fomos tricampeões brasileiros) quando o Maraca foi fechado para reformas, a torcida comparecia em massa e sempre comprava o barulho do time. Isso ocorreu na Copa do Brasil em 2007, na própria Taça Libertadores de 2008 e em 2009 na inesquecível arrancada do time de guerreiros.

Mas desde então, a verdade é que a torcida do Fluminense tem deixado muito a desejar quando se diz respeito à presença nos estádios. Públicos acima de 50 mil viraram uma raridade e os ganhos com bilheteria nas últimas temporadas foram pífios. Até quando fomos tetracampeões brasileiros em 2012, a nossa média de público foi apenas a 8ª melhor da Série A.

Na última Terça-feira, por exemplo, havia uma expectativa de que a torcida do Flu comparecesse em bom número ao Maraca. Motivos não faltavam: O time vinha de vitória no campeonato, o jogo não era muito tarde e o preço dos ingressos estava muito em conta. Mais uma vez nossa torcida decepcionou. Apenas 15 mil guerreiros saíram de suas casas para apoiar o time. Outro grande prejuízo financeiro e uma dúvida no ar: O que está acontecendo com a torcida do Fluminense? Onde estão os 60 ou 70 mil torcedores que a gente colocava com extrema facilidade nas arquibancadas até 7 anos atrás? É muito fácil criticar as decisões ou a falta de criatividade da nossa atual diretoria. Eu até concordo que isso deva ser feito. Mas certamente nada vai melhorar enquanto as milhares de cadeiras do Maracanã permanecerem vazias e o clube continuar levando déficit de R$ 300 mil em todos os jogos.

Agora, justamente por causa dessa relação distante entre boa parte da torcida e o time, seremos obrigados a procurar outro local para mandar nossas partidas. Edson Passos é bom para quebrar um galho em uma ou outra ocasião, mas se contentar em colocar 10 mil pessoas por jogo no modesto estádio do América é algo que não convém com a grandeza desta instituição. O clube passa por um momento financeiro complicado e precisa do seu maior patrimônio ao seu lado para seguir caminhando, então só posso dizer uma coisa: Temos que abraçar a causa do time, pois caso contrário estaremos apenas contribuindo para apequenar o Fluminense.

Curtas

⁃ Cavalieri de saída? Ótimo. Ou você acha que ainda compensa pagar mais de R$ 600 mil por mês pro nosso goleiro?

⁃ Precisamos URGENTEMENTE de reforços na nossa defesa. Tomar vários gols em todos os jogos já virou rotina.

⁃ O Palmeiras teve um péssimo início de campeonato e vai enfrentar justamente o Fluminense, que adora ressuscitar seus adversários.

Lucas Aquino

Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail:explosao.tricolor@gmail.com