A cataclísmica derrota do Fluminense para o Nova Iguaçu




A derrota do Fluminense para o Nova Iguaçu foi cataclísmica? Na minha visão, não. No entanto, para grande parte da torcida, a derrota deste domingo foi desastrosa. Entendo a frustração pela derrota. De fato, nunca é bom perder. Porém, é preciso ter clareza e bom senso ao analisar também os resultados adversos. O que pude acompanhar nas redes sociais após a partida foi realmente algo inesperado para mim. A avalanche de críticas agressivas ao técnico Abel Braga, jogadores e diretoria, me motivaram a escrever este texto. A atuação do Fluminense foi ruim. Acho que isso é uma unanimidade. Porém, alguns pontos precisam ser analisados.

A equipe entrou em campo com sete jogadores revelados em Xerém. O Mateus Norton, por exemplo, fez a sua estreia com a camisa tricolor no time profissional. Ao meu ver, é normal que a garotada sinta a pressão em algum momento. Antes mesmo do fim da partida, os garotos já estavam sendo trucidados por grande parte da torcida. O Nogueira, que era quase uma unanimidade até a bola rolar, se tornou o pior zagueiro do mundo em 45 minutos. O próprio Pedro, que fez a sua primeira partida como titular em 2017, apesar do gol, foi massacrado por uma ou duas oportunidades perdidas. Muitos não observam que o Pedro tem apenas 19 anos. É triste, mas a realidade é que muitos torcedores adoram queimar as jovens promessas. Isso acontece há muito tempo na torcida tricolor.

O técnico Abel Braga chegou a ser chamado de burro por alguns torcedores, como pude ler em grupos do Facebook. Simplesmente pelo fato dele ter optado por escalar um time basicamente reserva. Novamente, falta bom senso para muitos torcedores. Nos últimos jogos, o Fluminense perdeu três dos seus principais jogadores por conta de problemas físicos ou clínicos: Douglas, Lucas e Gustavo Scarpa. Será que seria válido correr o risco de perder mais algum jogador importante em um jogo contra o Nova Iguaçu?

O Fluminense terá pela frente jogos importantíssimos na Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Estas devem ser as prioridades do clube. Eu fico triste que parte da torcida do Fluminense não consiga compreender isso. O time das Laranjeiras já está garantido nas finais do Campeonato Carioca. Não há a necessidade de se correr riscos desnecessários em jogos como o de hoje. Acho, no mínimo, irônico a importância que muitos torcedores estão dando para a Taça Rio. Há três meses, muitos pediam para que o Fluminense utilizasse time reserva na competição estadual, devido à sua insignificância.

Outro fato interessante: a esmagadora maioria dos torcedores sempre cobra que o técnico Abel Braga use todas as peças do elenco. Pedem que o treinador escale jogador A ou B. Quando isso acontece, em caso de derrota, o treinador é duramente criticado. Fica difícil entender.

Muitos jogadores foram poupados para o duelo da próxima quinta-feira, contra o Botafogo. O que faz todo sentido, devido à importância histórica do clássico.

Portanto, no meu ponto de vista, Abel Braga acerta em poupar o elenco em alguns jogos. Ao mesmo tempo que concordo com a utilização das jovens promessas e peço paciência para a torcida do Fluminense. O nosso Tricolor foi campeão da Taça Guanabara e está na quarta fase da Copa do Brasil. Vamos ser inteligentes e valorizar o trabalho que vem sendo feito por todos. As críticas são necessárias, mas quando feitas com responsabilidade. No momento certo, as cobranças serão bem-vindas. ST

Por Leandro Alves – Foto: Divulgação / FFC

Loja---02Acesse a loja oficial do Explosão Tricolor: explosaotricolor.xtechcommerce.com

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail:explosao.tricolor@gmail.com