Finalmente a estreia no returno!




Amigos Tricolores,

Volto a escrever, felizmente sobre uma vitória do Fluminense. Estava de férias, fiz uma viagem e estava acompanhando só pela internet a sequência de derrotas. Triste, preocupado…

Retornei de viagem quarta-feira, mas ainda muito cansado da viagem mal vi o jogo da noite, contra o Grêmio. Até cochilei, confesso, mas o jogo foi de dormir mesmo.

Ontem, felizmente, o Fluminense finalmente se reencontrou com a vitória. Um jogo melhor, uma atuação mais segura, um pouco mais convincente.

Em três jogos de Eduardo Baptista na direção já dá para se ver alguma mudança? Muito mais do que mudanças de posicionamento ou inovações táticas, vejo uma disposição bem maior do time. Alguma aproximação entre as linhas e um futebol mais solidário, com melhor ocupação de espaços.

O primeiro jogo não vamos considerar muito, ele mal tinha sido apresentado ao elenco e teve que enfrentar a Ponte Preta fora.

Contra o Grêmio começou a tentar arrumar a defesa, e nesse aspecto houve uma evolução. Ainda com sérios problemas na saída de bola, um problema crônico da temporada.

Ontem o time foi mais firme, pegador, aparentemente bem melhor postado em campo. Encontrou dificuldades, lógico, nada muda da noite para o dia, mas soube conseguir a vantagem no gol de Fred e buscar o segundo gol com mais tranquilidade, aproveitando o espaço natural criado com a necessidade de saída do adversário.

E marcou o segundo gol num contra-ataque logo aos 5 minutos do segundo tempo, num toque preciso de Fred para o Gustavo Scarpa, que fez simplesmente um dos gols mais bonitos do Fluminense no ano. Reparem que ele só deu dois toques na bola. Antes disso foi ajeitando o corpo para a esquerda, puxando o zagueiro enquanto a bola quicava, e num toque de esquerda deu um chapéu no zagueiro, com a bola quicando no chão e ele pegando de bate-pronto de direita para o ângulo do goleiro. Golaço!

Em termos de escalação, méritos para o treinador por efetivar o Léo na lateral esquerda (embora ele já tivesse sido lançado, Eduardo não teve dúvidas em mantê-lo, e o menino vem ganhando consistência de jogo e moral, inclusive fazendo uma bela assistência ontem no primeiro gol). Dessa forma, Gustavo Scarpa foi liberado para o meio, o que tanto cobrávamos havia tempo, ele que é um dos principais criadores do atual elenco tricolor.

Outro mérito do Eduardo foi a escalação de Jean na lateral direita, “barrando” o Renato na substituição eventual, durante a contusão do Wellington Silva. Uma pena o Pierre não atuar bem de volante, vem mostrando muita insegurança e falta de qualidade nos passes. Cícero foi melhor ontem, de segundo volante.

Eu não queria falar do R10, mas não tenho como fugir do assunto. Percebe-se que está fisicamente muito mal, ele se arrasta ali pelo meio do campo e parece fugir das jogadas. O futebol atual exige muito preparo físico e disposição, noites bem dormidas e foco total na profissão. Ainda mais com 35 anos.

A festa tem que ficar para comemorar vitórias, de forma comedida, e as noites sem sono têm que ser para os zagueiros adversários, nas vésperas dos jogos, de preocupação.

Do contrário, está tudo errado! Segundo o treinador, R10 cansou e pediu para sair no intervalo. E com isso foi poupado de uma terrível vaia, que certamente ocorreria se fosse substituído com bola rolando. Enquanto esteve em campo o time jogou com um a menos. A entrada de Marcos Junior deu mais movimentação e mobilidade ao time.

Enfim, Amigos Tricolores, uma atuação um pouco mais segura, uma vitória consistente, um início de recuperação, ainda com muito a evoluir. Mas uma vitória acima de tudo para dar alguma tranquilidade à equipe.

Embaixadinhas:

– Quarta-feira tem jogão, pela vaga na semifinal da Copa do Brasil! Vamos ver se o time terá consistência para arrancar a vaga na Arena do Grêmio, jogando por empate com gols, sendo que o 0 x 0 levará para os pênaltis.

– Domingo contra o Santos teremos problemas. Fred, Gustavo Scarpa e Cícero já estão fora, três peças fundamentais da equipe, todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

Primeira vitória do returno. Ufa! Primeira equipe sobre a qual o Fluminense conquistou seis pontos na atual competição.

– Terça-feira tem julgamento do Fred pelo crime de laticídio cometido na Arena Pernambuco. Qualquer coisa diferente de uma absolvição por unanimidade me deixará com nojo desse lixo todo.

– Por falar em lixo, vai mal o gramado do Maraca, hein? Principalmente nas grandes áreas. Notícias de que peladas em eventos alugados vêm sendo jogadas no gramado só assustam, pois ainda nem estamos em outubro…

Quarta-feira tem jogão nas Laranjeiras, 15 horas, pela primeira fase da Copa do Brasil Sub-20, jogo da volta. No da ida o Fluminense empatou com o Paraná, quinta-feira passada, por 2 x 2, na casa do adversário, com dois gols de Pedro. Lembramos que o Flu é o atual Campeão Brasileiro, em título recentemente conquistado contra o Vitória da Bahia.

E vamos que vamos, Fluzão! Ufa!

Porque O IMPORTANTE É O SEGUINTE: SÓ DÁ NENSE!!!

Por PAULONENSE

FOTOS-Fluminense-Maracana-Cleber-MendesLancepress_LANIMA20150926_0217_5
Gustavo Scarpa foi o destaque da equipe e fez um golaço. (Foto: Cleber Mendes/Lancepress!)