Mais um jogo… E nova decepção…




Amigos Tricolores,

Escrever sobre o Fluminense é sempre um prazer. A vantagem de escrever num site de noticias feito só por Tricolores torna o prazer maior ainda.

Sou sempre muito grato ao Explosão Tricolor e ao convite do amigo Vinicius Toledo, idealizador e grande empreendedor deste projeto.

Orgulho-me de estar junto no processo, desde a criação da página no facebook, que depois virou site.

Não somos um veículo de imprensa, desses que se dizem “imparciais”, de empresas jornalísticas.

Somos, acima de tudo, Tricolores de Coração!

A ideia é essa: é um papo de Tricolor para Tricolor.

Sou sócio do Fluminense desde que nasci! O Fluminense sempre fez parte da minha vida!

Escrever depois de um jogo como o de ontem, contudo, e por tudo isso, é muito difícil…

Como falar bem do nosso time em relação a este jogo?

Eu tenho um hábito que adquiri com a experiência de não escrever no calor do jogo, logo após o fim do mesmo, principalmente nas derrotas ou nos resultados extremamente frustrantes, como o do jogo de ontem.

No calor da decepção as palavras saem muito ásperas, o tom acaba muitas vezes passando das medidas.

Exprimir em palavras o que pensamos de um jogo nem sempre é fácil. Como sabem, nossos textos são reproduzidos nas páginas do facebook do Explosão Tricolor e do Ser Fluminense, e muitas vezes ainda replicamos em outras páginas tricolores.

E no facebook é aberto espaço para comentários dos nossos Amigos Tricolores – e até eventuais torcedores adversários entram para fazer gracinhas, vez ou outra…

Amigos, é batata: quando o texto tem um tom otimista, tentando levantar e animar a torcida, lá vêm críticas do tipo: “Sempre o mesmo papo, vcs acham que enganam quem?”, “Vcs ainda acreditam nesse time?” etc etc.

Se o tom é mais para pessimista, lá vêm os xingamentos: “Vcs torcem contra?”, “São mesmo tricolores?”, “Assim vcs só atrapalham…”

E é difícil mesmo achar o tom certo, e ainda controlar o sangue tricolor que corre aqui nas veias.

Bem, vamos ao jogo de ontem. Lamento dizer, mas não consigo ter uma só palavra de otimismo.

Fui ao jogo com amigos, não poderia deixar de comparecer ao Maraca, depois de sofrer tanto em 2016, em viagens para acompanhar o Fluzão. Até um Título fomos conquistar jogando “em casa”, em Juiz de Fora, numa excursão aqui do Explosão Tricolor, onde, na hora mais feliz da noite, tivemos que respirar muito gás lacrimogêneo e sair corridos do estádio por uma polícia totalmente despreparada e covarde.

O time ontem foi totalmente decepcionante. Defesa fraca, laterais inexpressivos, meio de campo que não conseguiu controlar o jogo e reter a bola em nenhum momento, ataque decepcionante… Treinador que não consegue passar um pingo de motivação e firmeza e ainda faz besteiras em cima de besteiras nas mexidas do time.

Ah, ok, vamos lá… O Levir tem um elenco muito fraco também, mas ele também é muito responsável por isso, pois alguns jogadores ele não só aprovou. Ele indicou mesmo, como é o caso do Danilinho, que mandou buscar lá no México.

É incrível como temos um monte de jogadores sempre no banco e ele só consegue colocar os mesmos em campo. Podem apostar, no segundo tempo entram sempre Marcos Junior, Marquinho e normalmente Magno Alves, salvo quando ele tem que mexer numa posição mais específica por contusão, colocando um reserva imediato. Antes entrava o Richarlison, mas ultimamente ganhou a posição do Marcos Junior.

Ontem machucou o lateral-esquerdo Giovanni, e assim mesmo não houve surpresa: entrou o Marquinho, que desde que foi contratado vem muito mal, e a lambança foi puxar o volante Douglas para a posição e colocar o Marquinho no meio.

Culpa de um banco muito fraco, ou muito pouco confiável. Sei lá, a gente nem teve oportunidades de saber se alguns não têm chances porque treinam muito mal ou se o Levir nem quer testá-los mesmo num jogo.

Renato Chaves teve chances episódicas até se contundir, agora só no ano que vem. Agora é o Nogueira, que só entrará quando Gum ou Henrique forem suspensos, e ambos agora estão com dois cartões. O jovem volante Marlon Freitas esteve várias vezes no banco, mas jamais teve uma oportunidade. Edson praticamente não teve mais chances. Dudu e Maranhão acho que viraram dupla sertaneja na concentração…

O Pedro… Por que nunca mais foi dada uma oportunidade para o Pedro, que só entrou por alguns minutos no final do flaflu do primeiro turno, e nunca mais… Promissor atacante, por que não teve outras chances num time carente de camisa nove?

O Aquino só jogou um tempo, entrando numa roubada… Entrou no intervalo do jogo contra o Palmeiras, em Brasília, quando o Flu já perdia por 2 x 0 e não via a cor da bola… Foi mal no jogo, mas quem foi bem naquele dia?

E o Levir, definitivamente, não consegue transformar esse amontoado de jogadores num time minimamente competitivo.

Por que o time cansa sempre no segundo tempo e assiste passivamente à pressão do adversário? Foi assim principalmente contra o São Paulo e o Vitória ontem.

Contra o fraco Coritiba as chances de ganhar o jogo foram inúmeras, mas o time tem uma grande dificuldade de fazer gols. Por que não o Pedro, matador em todas as competições Sub-20 que participa?

Ontem deu tudo errado. Até a lógica foi subvertida, pois, se cansamos de reclamar de erros de arbitragem que nos prejudicaram, ontem temos que admitir que o fraquíssimo trio, que errou muito, acabou sendo mais decisivo em nosso favor, pois aquela faltinha não foi dentro da área jamais…

Wellington Silva acertou um cruzamento! Há quanto tempo isso não ocorria? Viramos o jogo, o que acho que nos fez muito mal.

O time voltou para o segundo tempo para segurar um resultado, e deu incríveis DOIS chutes a gol no segundo tempo: um de Scarpa, muito mal ontem, por sinal – não dá para jogar sempre bem! –, e depois o voleio de Cícero, nos acréscimos, que quase nos devolveu a vitória.

Fim de papo, decepção da galera…

A luta continua, mas juro que ouvi muita gente dizendo que agora só acompanha o Flu em 2017.

Enfim, me lembro bem que lá pelo meio do primeiro turno eu escrevi por aqui que nosso time ficaria entre o 6º e o 12º lugar. E fui muito xingado no facebook.

Amigos Tricolores, não pensem que era o que eu gostaria de escrever. Preferia estar lutando por mais um Título em 2016, ou pelo menos por uma vaga…

Para não dizer que não falei de algo bacana ontem, é sempre bom rever a torcida tricolor fazendo festa no Maraca… E valeu muito a justa homenagem ao Capita, no intervalo do jogo. Simples, mas emocionante.

A vaga na Libertadores ainda não se foi por completo, mas cada vez que vemos esse time jogar e se recusar a atuar bem ficamos menos esperançosos… São cinco jogos sem vencer, justo na reta final de nossa disputa…

Enfim, Amigos Tricolores, que pelo menos os jogadores LUTEM ATÉ O FIM!!!

E que venha um novo e competente Presidente para o próximo triênio. E começará tendo muito trabalho! Estarei lá votando!

QUEREMOS TIME JÁ!!!

Por PAULONENSE / Explosão Tricolor

Um jogo decepcionante (Foto: Nelson Perez/FFC)