O dia em que o Fluminense levou 4 gols e ganhou o jogo




Amigos Tricolores, hoje vou destacar um confronto histórico entre Fluminense e Grêmio. Eu poderia aqui escolher o jogo realizado em 2010, no Engenhão, quando o Flu ganhou por 2 x 0, com dois gols de Conca, e estaria muito bem escolhido, pois fez parte da campanha do Tricampeonato, ano em que por sinal o Flu venceu o Grêmio também no primeiro turno, por 2 x 1, lá no Sul.

Poderia, até porque fui ao jogo e tenho as emoções do estádio na lembrança, mas resolvi escolher outro jogo.

Escolhi um jogo que teve um placar inusitado, pois foram consignados 9 gols na partida! O maior número de gols anotados em um jogo entre os dois times.

Não é todo dia que um time derrota o outro por 5 x 4, ainda mais no futebol moderno. Por sinal, foi a única vez em que o Fluminense fez 5 gols no adversário de três cores do Sul.

Pois naquele 16 de novembro de 2011, uma noite de quarta-feira, no Engenhão, muitos gols estavam para acontecer. E era dia de inspiração máxima de Fred, por sinal na única partida em que ele fez 4 gols com a camisa do Fluminense.

Esse foi um daqueles jogos que eu realmente teria ido, mas ficou essa lacuna em minha ficha de torcedor. Eu acompanhava todos os jogos no Rio da campanha, que era bastante razoável e promissora, tanto que o Fluminense ao final ficou em 3º lugar, com 63 pontos, apenas a 8 pontos do campeão, o Corinthians.

O Vasco, com 69 pontos, ficou em sua posição padrão, foi vice, e o Fluminense ganhara o Brasileirão de 2010, e depois ganhou em 2012. Predominou, portanto, naquele triênio, mas algumas irregularidades na campanha de 2011 deixaram o time fora da disputa pelo título. Naquele ano o Fluminense simplesmente perdeu 6 pontos contra Bahia (14º) e América/MG (19º).

Naquela noite, porém, meu sogro estava internado, e, embora se recuperando bem, resolvi ficar em casa, em apoio a minha mulher, que com certeza estava apreensiva. Ele fora internado se não me engano na véspera, e precisou ficar em observação por uns três dias para ter alta, o que realmente ocorreu.

Ingresso reservado no site do clube, telefonei para meus amigos de jogo e disse que naquela noite ficaria em casa, e assistiria pelo pay-per-view.

E assim foi.

O JOGO

Mal começou o jogo e percebi que algo diferente poderia acontecer naquela noite. A defesa não estava segura, e prometia fortes emoções. Mas o Flu era também muito eficiente no ataque, e o Fred parecia muito disposto naquela noite, e mostrou que realmente iria querer ser protagonista do espetáculo.

Com 16 minutos o Grêmio abriu o placar, com Rafael Marques de cabeça dentro da área. Fred empatou aos 24, de cabeça, aproveitando cobrança de falta de Marquinho e se antecipando ao goleiro Victor.

Aos 46 do primeiro tempo, porém, Marquinhos colocou o Grêmio na frente em cobrança de falta, em falha de Cavalieri, que pulou atrasado.

Na segunda etapa Fred foi logo empatando aos 7, e Rafael Sobis virou aos 16, desferindo belo chute de direita de fora da área no ângulo, no gol mais bonito da partida, e o 100º gol do Flu na temporada 2011.

Mas a virada tricolor teve logo resposta, e foi a vez do Grêmio virar com dois gols em dois minutos: Brandão, aos 29, de cabeça, e Adilson, aos 31, de pé direito, de fora da área.

Faltava a virada definitiva do placar, e era a hora do Fred brilhar. Aos 33 cobrou pênalti no canto direito, e aos 36 fechou o placar em lance de muito oportunismo e categoria, após bate-rebate na grande área.

O Fluminense formou com Cavalieri, Mariano, Elivelton, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valência, Diguinho, Marquinho (Rafael Moura) e Deco (Souza); Rafael Sobis (Matheus Carvalho) e Fred. Abelão era o técnico.

Foi assim. Um jogo de três viradas de placar, de inéditos 4 gols de Fred, e o único jogo que tenho lembrança em minha vida de torcedor tricolor em que levamos 4 gols e saímos com a vitória!

Fred ganhou nota 10 do jornal Lance, com o seguinte comentário: “Atuação histórica, uma lição do que todo centroavante deve ser.”

Pena que aquela campanha irregular só nos levou ao terceiro lugar na competição. Aquele time teve o melhor ataque da competição, com 60 gols, mas também teve uma defesa muito vazada, com 51 gols. Fred, com 22 gols, foi o vice-artilheiro do Brasileirão, um gol apenas atrás de Borges, do Santos.

Foi assim, Amigos Tricolores. Um Flu x Grêmio de muitos gols, muitos detalhes e emoções. E eu infelizmente não estava lá, mas lembro muito bem da partida, em mais uma história que ficou marcada na minha memória tricolor.

Hoje estarei no Maraca!

Porque O IMPORTANTE É O SEGUINTE: SÓ DÁ NENSE!!!

Por PAULONENSE / Explosão Tricolor

Naquela noite Fred estava endiabrado e deixou 4 gols nas redes adversárias.