Por um planejamento a longo prazo




Se fosse realizada uma pesquisa com os tricolores, acredito que pouquíssimos ousariam afirmar, ao fim do ano passado, que o Fluminense montaria um time capaz de jogar um bom e promissor futebol, como tem ocorrido no início desta temporada. 

Essa mudança drástica é fruto do técnico Abel Braga, que firmou compromisso ainda no fim de 2016, ciente das limitações financeiras e do elenco do clube.

Deixou claro que vinha para ousar, apostando nos garotos de Xerém e nos jogadores que pouco renderam na temporada passada. Certamente incutiu nos jogadores esse espírito que todo atleta deve ter ao vestir a camisa do Fluminense Football Club: garra, ousadia e perseverança.

O resultado foi imediato. Time ofensivo, veloz, ousado, dinâmico, criativo, com jogadas bem treinadas e variadas. Time considerado por alguns comentaristas como o primeiro a encantar em 2017.

A cultura do futebol brasileiro é substituir o técnico após alguns insucessos. Cultura esta muitas vezes motivada pelos próprios torcedores impacientes com resultados ruins que, obviamente, ocorrem ao longo do ano. Isso acaba pressionando a diretoria a demitir o treinador e inúmeras vezes tal postura não traz mudança alguma ao time. Basta ver a quantidade de vezes que nosso querido Fluminense trocou de técnico nos últimos anos, tornando-se um dos recordistas nesse quesito.

Pioneirismo é uma característica marcante do nosso clube e deveria ser a atitude a se tomar desde já. Abel é um técnico totalmente identificado com o Fluminense, já demonstrou sua capacidade e qualidade, montando bons times conhecidos por nós, como em 2005 e 2012. A diretoria deveria sentar com ele e, juntamente com os técnicos das divisões de base, montar um planejamento a longo prazo, independente de resultados imediatos.

Em seguida, a diretoria, o Abel e alguns jogadores identificados com o clube, como Gustavo Scarpa, por exemplo, fariam uma entrevista coletiva detalhando o planejamento e solicitando aos torcedores parceria e paciência para com o desenvolvimento do projeto.

Dessa forma, os garotos de Xerém seriam bem trabalhados e preparados a fim de manter o padrão ao longo do tempo, e a diretoria faria contratações pontuais para sanar as eventuais carências. Assim, times e elencos fortes seriam montados ao longo de vários anos. Consequentemente, o Fluminense conquistaria muitos títulos e glórias, aumentaria sua torcida e enalteceria ainda mais, mundo afora, as cores verde, branco e grená!

Helio Waizbort

Loja---02

Acesse a loja oficial do Explosão Tricolor: explosaotricolor.xtechcommerce.com

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail:explosao.tricolor@gmail.com