Poupamos na hora errada? Custou uma liderança…




Amigos Tricolores,

Mais uma bela vitória do Fluzão no Campeonato Estadual, contra o limitado time do Bangu. Um adversário que teve dez em campo jogando, e um Loco varrido na frente assistindo a tudo, sem ver a cor da bola.

Vitória fácil, time completo em campo…

Ficou a pergunta que não quer calar. Aliás, não quis calar a semana inteira…

Precisava mesmo colocar tantos reservas em campo na quarta-feira, a título de poupar jogadores, justo no jogo mais importante do ano e da fase de grupos da Primeira Liga?

Se o Douglas e o Henrique Dourado tinham dores musculares que justificassem uma ausência em campo, vá lá…

Se o Sornoza tinha que viajar para conhecer a filha recém-nascida, vá lá…

Mas precisava poupar oito titulares?

Precisava poupar Sornoza e Gustavo Scarpa ao mesmo tempo, ficando o time sem opções na criação das jogadas e nas cobranças de bolas paradas, que são a grande válvula de escape quando a criação não vai bem?

Um simples empate contra o Internacional encaminharia uma provável primeira colocação no grupo, fundamental no regulamento da Primeira Liga.

Explico: na competição em questão, a classificação em primeiro garante jogar em casa na fase seguinte, as quartas de final. E dependendo dos adversários seguintes, o primeiro lugar no grupo e uma boa campanha vão garantindo jogar em casa na semi e na final.

Bem sabemos que o que nos propiciou um caminho tranquilo no título do ano passado foi jogar a semifinal e a final com mando de campo, evitando enfrentar Inter e Atlético Paranaense nos campos adversários.

Agora vai ser difícil chegar em primeiro no grupo, o que só poderá acontecer se o Criciúma vencer o Inter e derrotarmos o Brasil de Pelotas, tendo ainda que superar o adversário nos critérios de desempate. E o Criciúma pode entrar também na disputa da liderança, se vencer os dois jogos que faltam.

Assim, a derrota de quarta-feira provavelmente nos custou caro na evolução da competição. Detalhe que o time já entrou em campo classificado para as semifinais do Estadual, com duas rodadas de antecipação e tendo pela frente dois adversários tidos como pequenos, quando o Fluminense joga com mando de campo.

Poupou na hora certa, professor Abel Braga? Não faria muito mais sentido jogar mais uma partida e deixar para poupar a maioria ontem, contra o fraco Bangu? E jogar menos desfalcado contra o Internacional, apenas sem Sornoza, Douglas e Dourado?

Ok, não tenho os dados modernos que hoje subsidiam os departamentos técnicos e médicos, como exames de estresse muscular capazes de detectar níveis de risco… Meu questionamento é meio de leigo mesmo, torcedor apaixonado, mas que tenta reunir argumentações coerentes.

A chuva e o campo pesado de domingo retrasado foram argumentos do treinador, mas será mesmo que não haveria outra possibilidade, ainda mais que estamos ainda num início de temporada, onde, se por um lado os músculos ainda não estão na melhor forma, também não ocorreram jogos suficientes para caracterizar um grande desgaste?

Hoje estaríamos virtualmente classificados em primeiro na Liga, e acho que nem mesmo um time reserva perderia pontos para o medíocre time banguense. E ainda que os perdesse, o primeiro lugar no grupo já seria praticamente uma realidade.

Quarta-feira é time completo, lógico que com exceção dos desfalques médicos, Cavalieri e Renato Chaves.

Por sinal, Gum nem jogou este ano e teve uma fratura por estresse, Pedro teve uma contusão no treino e Renato Chaves nem jogou na quarta-feira, e sentiu nos treinos. Ou seja, nem sempre é poupando jogadores que se evitam contusões…

Desculpe, Abel, que com certeza é o maior responsável pela mudança do time da água para o vinho, do ano passado para este. O time ganhou a tal alma, joga mais leve, luta por cada bola, ocorrem aproximações, futebol coletivo e já apresenta jogadas claramente ensaiadas, que não existiam no ano passado. Jogadores como Douglas e Henrique Dourado, principalmente, tiveram um grande crescimento, o primeiro assumindo novas funções e o segundo começando o ano fisicamente mais equilibrado, sendo muito mais municiado nas partidas, participando muito melhor dos jogos.

Abel tem sido o responsável por este bom início da temporada. E se há um senão na sua atuação no comando tricolor, a meu ver foi nessa escolha errada do momento de poupar oito titulares.

Hoje seríamos líderes nas duas competições! E acho difícil que alguém tivesse se machucado por isso…

Embaixadinhas:

– Boa, garotada de Xerém! Enfim uma vitória no Estadual Sub-20, onde o time jogara e empatara três vezes. Sábado foi Fluminense 5 x 1 Bangu, gols de Paulinho (2), Patrick, Marquinhos Calazans e Wendel. Sábado o jogo será contra o Volta Redonda, por sinal o líder do grupo do Fluminense, com campanha 100%. Foi só os jogadores integrados aos profissionais voltarem ao time que a vitória apareceu fácil…

– A vitória sobre o Genter Vôlei Bauru por 3 x 2 na quinta-feira passada, na quadra do Hebraica, deu moral para o time das meninas do vôlei do nosso Fluzão, na Superliga feminina. O time está em 7º, atrás justamente das adversárias derrotadas. O próximo jogo é contra o Vôlei Nestlé, 3º colocado, amanhã, em Osasco. Portanto, jogo difícil!

– O Bangu continua sendo um freguês de carteirinha. No momento, não há time no Mundo contra quem tenhamos uma sequência tão favorável, com 11 vitórias seguidas, e 21 jogos invictos! Não perdemos desde abril de 1998, quase 20 anos!

– Pedro e Cavalieri já estão retornando aos treinamentos. Gum ficará dois meses fora, ele que já nem era relacionado para os jogos, mas teve fratura por estresse nos treinamentos.

– Um carro passou e, por nada, deu tiros ontem em torcedores botafoguenses nas imediações do Engenhão, deixando um morto e alguns feridos. Onde isso vai parar? É só um jogo! Não há inimigos; há adversários! E, acima de tudo, seres humanos!

No mais, Força, Scudi! Outra vítima de marginais travestidos de torcedores que insistem em transformar o que tem de mais saudável, que é o esporte, numa assustadora imbecilidade e covardia.

Porque O IMPORTANTE É O SEGUINTE:  PAZ!!!

O Mundo já está cheio de Trumps…

Por PAULONENSE / Explosão Tricolor

Abelão teria poupado na hora certa? (Foto: Fluminense FC)