Vitória garante três pontos e amplia diferença do Fluminense para conseguir a vantagem na semifinal do Campeonato




Amigos Tricolores, valeu pelos três pontos conquistados pelo time quase reserva do Fluminense.

Valeu pelo retorno de Diego Cavalieri, finalmente!

E valeu, principalmente, por o Fluminense ampliar a vantagem que tinha na soma de pontos para conseguir a vantagem do empate na semifinal do campeonato.

Explico: como Explosão Tricolor exaustivamente tem destacado, sobre o esdrúxulo regulamento do campeonato, o Fluminense garantiu apenas a presença nas semifinais do Campeonato, ao vencer a Taça Guanabara. Nem mesmo a vantagem do empate no jogo único da semifinal está garantida.

Terão a vantagem do empate nas semifinais as duas equipes que somarem mais pontos nas fases de grupos de Taça GB e Rio. E o Flu, que tinha uma vantagem de 5 pontos sobre o terceiro colocado, ampliou essa vantagem na primeira rodada da Taça Rio, que agora é de 7 pontos.

Vejamos a soma de pontos no momento:

1º) Fluminense e Flamengo – 18 pontos

3º) Madureira – 11 pontos

4º) Botafogo e Vasco – 10 pontos

Como observamos, complicada está a situação de Vasco e Botafogo, que por sinal se enfrentam na próxima rodada, precisando da vitória. Se não entrarem pela soma terão que necessariamente conquistar a Taça Rio para garantir vaga na semifinal do campeonato.

Calculo que com mais 6 pontos, ou talvez até menos, o Fluminense garante ficar entre os dois primeiros na pontuação, tendo a vantagem do empate na semifinal.  São apenas 6 rodadas na Taça Rio, uma já jogada, e o Flu ainda enfrentará Nova Iguaçu, Botafogo, Macaé, Madureira e Flamengo, nesta ordem.

Ganhar a Taça Rio seria a modesta motivação para vencer o segundo turno, mas lembro que nem a vitória nos dois turnos garante a vantagem do empate na semifinal do campeonato. Tal vantagem só poderá vir pela soma de pontos.

Portanto, no segundo turno (Taça Rio) a única motivação para o Flu, além de ganhar uma Taça e um prêmio em dinheiro, seria ficar entre os dois primeiros na soma geral. E haveria vantagem em ser o primeiro? Na minha opinião muito pouca, pois na final não há vantagem para ninguém caso os dois primeiros passem pelas semifinais. Teoricamente, a única vantagem em ser o primeiro é pegar o quarto na semifinal, enquanto o segundo pega o terceiro, teoricamente mais forte. Mas isso é muito relativo.

Abel Braga já sinalizou na entrevista pós-jogo que pode até continuar jogando a Taça Rio com time reserva, mantendo os titulares na Copa do Brasil.

Sobre o jogo de hoje, uma atuação muito fraca no primeiro tempo, e um time muito mais ligado no segundo. Destaque positivo para Renato, Wendel e Richarlison, e negativo para Marcos Junior e Lucas Fernandes, que pouco produziram.

Embaixadinhas:

Passando pelo Criciúma na quarta-feira, o Fluminense vai para a quarta etapa da Copa do Brasil. E já teremos um emocionante sorteio na sexta-feira, dia 17, para definir os confrontos e ordens dos jogos, que serão de ida e volta. E como o sorteio não será dirigido, ou seja, qualquer dos 10 classificados pode enfrentar um dos outros 9, bom evitar cair com Inter, Cruzeiro, São Paulo ou Corinthians, prováveis classificados. Melhor seria enfrentar os vencedores de Joinville x Gurupi, ASA x Paraná, ou até de Vitória x Vasco, ou ainda Goiás ou Sport, os dois últimos já praticamente garantidos pelo primeiro resultado.

Único invicto na competição Estadual Sub-20, o time dos Guerreirinhos venceu o Boavista sábado por 3 x 0, gols de Felipe (2) e Talles. Com 16 pontos, dois a mais que o Vasco, segundo colocado do Grupo, o time jogará no próximo fim de semana contra o Nova Iguaçu. Lembrando que no Sub-20 o regulamento é diferente, com todos jogando contra todos na Taça Guanabara, que portanto ainda está sendo jogada, mas mantendo a divisão em dois grupos, classificando os dois primeiros para as semifinais da Taça GB e os quatro primeiros para a disputa da Taça Rio.

– Com uma vitória por 3 x 1 sobre o SESI-SP, as Guerreiras Tricolores garantiram o sétimo lugar e a vaga nas semifinais da Superliga Feminina, e enfrentarão o time do Osasco, segundo colocado, em série melhor de três. Uma tarefa difícil, lembrando que o Flu perdeu para essas adversárias por 3 x 0 no Rio no primeiro turno e 3 x 2 em Osasco no segundo turno, num jogo duríssimo. Será um confronto difícil, mas vamos lá, Guerreiras!

– Vamos que vamos, Fluzão! Bom retorno ao Estádio Giulite Coutinho na quarta-feira, no jogo da volta contra o Criciúma. Time completo? Fica ainda a dúvida do Gustavo Scarpa, contundido desde a entrada criminosa de Douglas Lima, do Madureira, naquela semifinal. E ficou tudo só num amarelinho safado…

– E fica a expectativa da marcação do jogo contra o Brasil/RS, pela Primeira Liga, que pode garantir o Fluminense nas quartas do Torneio, rumo ao bi!

– Dia 5 de abril tem festa tricolor no Maraca, na estreia pela Sul-Americana, Flu x Liverpool, do Uruguai. Obrigação de Tricolor é lotar o estádio! Eu estarei lá!

Porque O IMPORTANTE É O SEGUINTE: SÓ DÁ NENSE!!!

Por PAULONENSE / Explosão Tricolor

booa
Mais uma vitória do Fluzão na competição. (Foto: Nelson Perez / Fluminense)