15 meses sem um gol de falta!




Amigos Tricolores,

Pode um time de futebol, moderno, passar uma temporada inteira sem fazer um gol de falta sequer, em cobrança direta?

Pior, pode ficar 15 meses sem um golzinho direto?

Pior que ficou, e este time é o nosso amado Fluminense!

Ah, tá, alguns de boa memória lembrarão que ganhamos do Cruzeiro no Maracanã no primeiro turno do Brasileirão com um golaço do Gustavo Scarpa, o primeiro dele por sinal como profissional do clube… Mas não foi um tiro direto! O Jean deu uma roladinha pra ele, tirou da barreira, e o Scarpa colocou com muita categoria no canto, por sinal uma das raras cobranças inteligentes.

Direto mesmo, na temporada 2015 vergonhosamente não aconteceu!

E alguém se lembra do último gol tricolor de falta direta?

Eu lembro, e lembro muito bem, pois anseio a cada cobrança por uma bola na rede, mas nada acontece.

Foi em 27 de setembro de 2014, dos pés de Conca, no Morumbi, num sábado à noite, o terceiro do Flu contra o São Paulo, na vitória por 3 x 1, em cima do Rogerio Ceni.

Falta na entrada da área, frontal, e o craque tirou da barreira e acertou o ângulo esquerdo do goleiro, que nem se mexeu.

Depois dali, nada mais. Eu e alguns amigos com quem vou aos jogos normalmente até já brincamos, quando ocorre uma falta para o Flu: nada vai acontecer, hora de atualizar o whatsapp…

Muito pouco para um time profissional, e fica ainda pior se lembrarmos que nos últimos dois anos só foram marcados três gols na temporada de 2014, e os três do Conca. E ainda assim dois deles foram do lado da área, quando o gringo, espertamente, enganou o goleiro, que imaginava um cruzamento, e bateu no canto, direto.

Cobrança clássica da entrada da área só aquela contra o Rogério Ceni, há 15 meses!

E quando lembro que já comemorei títulos no velho Maraca, com cobranças perfeitas e santificadas…

Em 1975, primeiro ano em que acompanhei direto do estádio, lembro do petardo de Rivelino, no ângulo do goleiro País, no último minuto da prorrogação da final da Taça Guanabara, contra o América, dando-nos o título que depois nos levou à final do Estadual, e ao título!

Em 1980 o Edinho fuzilou o Mazaropi naquela tarde chuvosa, levando o Flu à vitória também por 1 x 0 e ao título Estadual!

Em 1985 Paulinho, que nem era um emérito cobrador, cravou a bola no ângulo de Gilmar e deu o TRICAMPEONATO ESTADUAL ao Fluminense, na virada por 2 x 1 contra o Bangu.

E eu lá, nos três golaços épicos, vibrando com três emocionantes títulos.

Hoje em dia, nem um golzinho nesse pífio campeonato estadual mequetrefe… E olha que volta e meia a gente sofre um, lembro que Bangu e Macaé marcaram de falta contra a gente, neste ano.

E por que isso acontece?

Coincidência? Azar?

De jeito nenhum, Amigos Tricolores!

Mais uma terrível falha na montagem de elenco! E a hora é essa! O momento de pensar nas contratações é o melhor momento para reforçar esse fundamento.

Desde que o Conca saiu não temos ninguém com um mínimo de qualidade. O Jean se esforça, podemos dizer que é o nosso batedor, mas tem muito tempo que não acerta uma, e até hoje acho que só fez dois de falta em sua passagem pelo Fluminense. Até me lembro de uma cobrança nesse Brasileirão, não recordo o adversário, que o goleiro fez uma defesaça, evitando o gol do Jean de falta, no Maraca.

Gustavo Scarpa andou tentando recentemente, Cícero também se aventurou. Higor Leite…

Até a contratação do embuste Gaúcho deu alguma esperança, eu mesmo postei uma coluna sobre essa possibilidade, mas… nem para isso o ex-jogador serviu… Quem é peladeiro sabe, fora de forma até os pênaltis ficam complicados de serem batidos…

O Diego Souza, ao que eu me lembre, não bate faltas diretas, salvo uma ou outra de longe, na base da pancada, sem bom retrospecto.

Então, Mário Bittencourt, é contigo mesmo! Um homem da bola parada urgente! Pelo menos tem que ser tentado! Ainda mais que o nosso quebra-galho da função parece que está de saída, o Jean.

Não podemos continuar sem qualidade neste importante fundamento do futebol moderno! E onde já fomos tão decisivos!

Ah, e só pra lembrar, aproveitando a carona: nossas jogadas de bola parada foram muito pouco produtivas na temporada! Falta qualidade também nas cobranças indiretas, talvez faltem jogadas ensaiadas, estratégias de cobrança e qualidade na batida da bola. Lembrei daquela bem articulada jogada do Jean para o Scarpa, contra o Cruzeiro, o segundo gol contra o Palmeiras na semifinal da Copa do Brasil, gol de Gum, no Maraca, e acho que nada mais…

Muito pouco para um time da grandeza do FLUMINENSE FOOTBALL CLUB!!!

Vou continuar cobrando, torcendo, e até prometo fazer uma corrente positiva para que esse jejum seja quebrado, urgente!

O Fluminense não pode ficar 15 meses sem fazer um gol de falta! Isso acaba levando a 15 meses sem um título, sem uma boa campanha!

Por PAULONENSE

Conca fez o último gol de falta direta do Fluminense, em 27/9/14!