3-5-2 ou 4-3-3 no Fluminense?




Renato Gaúcho (FOTO: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.)
Acompanhe as colunas do Vinicius Toledo publicadas no Explosão Tricolor!
Vinicius Toledo

As variações táticas do Renato Gaúcho à frente do Fluminense

3-5-2 ou 4-3-3 no Fluminense? (por Vinicius Toledo)

Fluminense x Cruzeiro: data, horário, local e onde assistir

Fala, galera tricolor! Tudo tranquilo? Na próxima quinta-feira, 17 de julho, às 19h30 (de Brasília), o Fluminense vai enfrentar o Cruzeiro, no Maracanã, em duelo válido pela décima quarta rodada do Brasileirão Betano 2025. O duelo terá as seguintes opções de transmissão: Record (TV aberta), Premiere (pay-per-view) e Cazé TV (YouTube).

Reencontro com o Maracanã

Esse jogo contra o Cruzeiro marcará o reencontro do Fluminense com o Maracanã. A última partida ocorreu no dia 29 de maio. Na ocasião, o Tricolor venceu o Once Caldas, da Colômbia, por 2 a 0, e garantiu a vaga direta para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Agora, o time de guerreiros aguardará o vencedor de América Cali, da Colômbia, e Bahia, que disputarão os playoffs da segunda competição mais importante do futebol sul-americano.

Fluminense retorna ao Maracanã contra o Cruzeiro após a Copa do Mundo de Clubes da FIFA
Reencontro do Fluminense com o Maracanã contra o Cruzeiro – Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor

Variações táticas na Copa do Mundo de Clubes da FIFA

Durante a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o técnico Renato Gaúcho mostrou um repertório de variações táticas. Sem medo de ser feliz, o comandante começou a competição com um 4-3-3 na fase de grupos. No mata-mata, ele passou a adotar o 3-5-2. Deu certo contra a Inter de Milão, da Itália, e Al-Hilal, da Arábia Saudita. Já contra o Chelsea, a formação não obteve êxito, mas é válido lembrar que os desfalques do Samuel Xavier, Freytes e Martinelli pesaram.

Renato Gaúcho com repertório maior

De volta à realidade, Renato Gaúcho volta com um interessantes repertório de variações táticas. A formação com três zagueiros funcionou muito bem nas ocasiões em que teve todas as peças disponíveis. Já a opção com três atacantes, uma constatação: só é possível com três volantes, ou seja, sem o Paulo Henrique Ganso. Eu já comentava isso aqui antes da Copa do Mundo de Clubes. Na minha visão, o camisa dez tricolor pode funcionar melhor com uma formação com quatro no meio de campo, ou seja, no 4-4-2.

O Rei do Rio voltou! Renato Gaúcho deu nó tático na Inter de Milão
Renato Gaúcho com 3-5-2 ou 4-3-3 no Fluminense? (FOTO: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.)

Preferência pelo 3-5-2

Confesso que sempre gostei da formação 3-5-2 desde que o time tenha bons zagueiros e alas que consigam executar funções ofensivas com eficiência. No caso do Fluminense, Thiago Silva, Ignácio e Freytes fizeram uma Copa do Mundo monstruosa.

O trio de meio de campo com Facundo Bernal, Martinelli e Nonato encaixou muito bem. Melhor ainda o Hércules, que entrou descansado nas retas finais do jogos e decidiu contra a Inter de Milão e Al-Hilal. Na alas, Samuel Xavier e Renê mandaram bem. No ataque, Jhon Arias dispensa comentários, já o Germán Cano, fez um gol importante contra a equipe milanesa, porém, deixou a desejar.

LEIA AINDA: Futuro do Nonato e 8 motivos para o Fluminense buscar a Copa Sul-Americana 2025

Ignácio foi um monstro na vitória do Fluminense sobre a Inter de Milão
Ignácio se destacou na Copa do Mundo de Clubes (FOTO: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.)

4-3-3 interessante com Jhon Arias e Soteldo

No 4-3-3, vou fazer uma outra confissão: gostaria de ver o Jhon Arias aberto pela direita e o Soteldo pela esquerda. Uma outra possibilidade que eu não descartaria é a de o colombiano recuar para o meio e colocar o Kevin Serna aberto na direita. Quem não pode ser deixado de lado é o Keno. Ele ainda pode ajudar bastante nas retas finais das partidas.

VEJA TAMBÉM: Empresário de Serna revela posicionamento do Fluminense sobre possível saída do atacante

Contratações necessárias

Já pensando na sequência da temporada, seria legal contratar para as seguintes posições: zagueiro, volante, meia e centroavante.

Pergunta

De qualquer forma, é bom ver o Renato Gaúcho apresentando variações táticas. Uma pergunta para você que leu até aqui: “3-5-2 ou 4-3-3 no Fluminense?”

Forte abraço e ST

Compartilhe o artigo em suas redes sociais! Siga o Explosão Tricolor no WhatsAppFacebookInstagram e Rede X 

Saudações Tricolores!

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com

Colabore com o nosso trabalho!
Colabore com o Explosão Tricolor!