A última chance do Fluminense




banner_viniciustoledo

Hora de embalar! (Foto: Fluminense FC)
Hora de embalar! (Foto: Fluminense FC)

O primeiro turno do Campeonato Brasileiro já é página virada. Infelizmente, o péssimo aproveitamento do ataque nos primeiros jogos da competição fez com que o Fluminense ficasse estacionado no meio da tabela. Seis empates não saem da minha cabeça: Santa Cruz, Atlético-MG, Chapecoense, Grêmio, Coritiba e Internacional. Ganhamos apenas 6 pontos em jogos que fomos bem superiores aos nossos adversários, ou seja, 12 pontos foram para o ralo. Sei que o “se” não joga, mas é impossível não lamentar. Mesmo aos trancos e barrancos, o Fluminense poderia tranquilamente estar na liderança do Campeonato Brasileiro.  

Agora, não adianta mais chorar. Ainda dá para sonhar alto? Com todas sinceridade, ficou difícil, mas nada é impossível. Penta? Muito improvável, mas o G-4 ainda é totalmente viável. E se o Fluminense ainda deseja fazer uma graça no Campeonato Brasileiro, a hora é essa. A nossa sequência nos próximos sete jogos é a seguinte: América-MG (casa), Santa Cruz (fora), Palmeiras (casa), Figueirense( casa), Botafogo (fora), Atlético-MG (casa), Chapecoense (casa). Cinco jogos com o nosso mando, um clássico e somente uma partida fora. Não haverá outra oportunidade melhor para embalar de vez na luta pelas primeiras colocações.

O meia Gustavo Scarpa estaria atuando no sacrifício (Foto: Fluminense F.C.)
O meia Gustavo Scarpa estaria atuando no sacrifício (Foto: Fluminense F.C.)

Não sei se há alguém no departamento de futebol de olho nessa oportunidade, mas seria bom que o elenco e a comissão técnica se conscientizassem de que estes jogos necessitam ser encarados como verdadeiras decisões. Por falar nisso, vou repetir o apelo da semana passada: o jogo do Fluminense contra o Palmeiras tem que ser realizado em Edson Passos. 

Sobre o time, vejo algumas evoluções interessantes. No individual, Diego Cavalieri, Henrique, Cícero, Gustavo Scarpa e Wellington estão numa sequência legal de boas atuações. Na parte coletiva, tenho visto jogadas ensaiadas e o time atuando de forma mais compacta. O grande problema ainda está nas laterais. Como resolver? A mudança de esquema para a entrada do Marquinho na ala-esquerda seria uma alternativa, mas confesso que não estou tão convicto de que a utilização de três zagueiros seria uma boa para o Fluminense. Outra possibilidade que eu não descartaria seria a entrada do Jonathan na lateral-direita e a improvisação do Wellington Silva na esquerda, pois queiram ou não, essa formação foi a que melhor rendeu na atual temporada. 

Vamos aguardar e torcer para que o Fluminense engrene de vez. Em 2011, terminamos o turno na décima-primeira colocação com 26 pontos. No returno, o time deu uma grande arrancada e garantiu a terceira colocação. Sei que o time era mais forte que o atual, mas ainda assim, dá para sonharmos com algo maior que o meio da tabela. 

O apoio será importante (Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor)
O apoio será importante (Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor)

Para encerrar, acho que é bastante válido o torcedor tricolor comprar o barulho do Fluminense nesta sequência de jogos, que terá até o Corinthians pelas oitavas de finais da Copa do Brasil. A oportunidade será única! Até para se aproximar de vez dos famosos 46 pontos. Resumindo: será a hora do Fluminense resolver a sua vida em todos os sentidos. Vamos apoiar e acreditar!  

EXPLOSIVAS DO GUERREIRO:

1 – Tenho acompanhado os discursos dos candidatos à presidência do Fluminense. Muitas ideias, promessas e teorias, mas até agora, ninguém ousou falar abertamente sobre como conduzirá o futebol. Seria interessante divulgarem a forma que pretendem conduzir o carro-chefe do clube e já divulgar os nomes que comandarão o departamento. Estou de olho!   

2 – Diego Cavalieri; Jonathan, Gum, Henrique e Wellington Silva; Edson, Cícero, Gustavo Scarpa, Marcos Junior e Wellington; Henrique Dourado. Opções imediatas: Marquinho (na lateral-esquerda ou no meio) e Magno Alves como reserva imediato do Henrique Dourado. 

3 – Por falar no Magno Alves, acho que o Levir anda sacaneando o cara. Na minha visão, o Magnata tem que ser o reserva imediato do Henrique Dourado. 

Saudações Tricolores!

Vinicius Toledo / Explosão Tricolor

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com