Saiba como funcionará o processo eleitoral do Fluminense




No próximo sábado, 26, a partir das 9h, os sócios do Fluminense Football Club elegerão o sucessor do presidente Peter Siemsen para o próximo triênio. Confira abaixo, um resumo do processo eleitoral tricolor:

O pleito

De três em três anos, o Fluminense elege um novo presidente e renova parte do Conselho Deliberativo. A escolha de agora, porém, será histórica: pela primeira vez, o sócio futebol votará. Será mais um episódio da democratização do clube, uma das principais bandeiras defendidas e implementadas por Peter Siemsen, que se despedirá das Laranjeiras após dois mandatos. As regras foram definidas na última mudança do estatuto do clube, feita em 2012.

O que está em jogo

A eleição é casada, ou seja, os sócios vão eleger o presidente e 50% dos conselheiros. Por meio de chapas. Cada uma deverá conter os nomes dos candidatos a presidente e a vice-presidente além dos 150 candidatos a membros efetivos e de 50 candidatos a suplentes do Conselho Deliberativo – o total é de 300 membros.

Quem pode concorrer?

Os postulantes a presidente e a vice-presidente devem ser sócios do Fluminense há, no mínimo, cinco anos e maiores de 21 anos. Quem deseja concorrer ao cargo de conselheiro tem de ter, no mínimo, um ano de associação e ter mais de 18 anos. A busca por votos, porém, começa cedo. Para registrar a chapa, o presidenciável deve apresentar o apoio de 200 sócios (proprietários ou contribuintes), que serão os candidatos a conselheiros efetivos e suplentes.O associado da modalidade sócio futebol não pode compor a chapa.

Candidatos definidos

Celso Barros (Todos Pelo Fluminense), Mário Bittencourt (O Fluminense Me Domina) e Pedro Abad (Somos Fluminense).
A votação

A votação

O Fluminense conseguiu autorização para viabilizar o uso de urnas eletrônicas na eleição presidencial . Em negociação feita com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, ficou acertada a cessão de seis unidades do equipamento.

Os eleitores

Todos os sócios do Fluminense podem votar. Tradicionalmente, o direito era apenas dos contribuintes e proprietários. Agora, o da modalidade futebol poderá fazê-lo. São estimadas pouco mais de 13 mil pessoas aptas a votar. Para tal, é necessário ter, no mínimo, dois anos de associação e estar com a mensalidade em dia.

Por Explosão Tricolor

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com