Opinião sobre o protesto…




Foto: Vinicius Toledo

banner_viniciustoledo

O Explosão Tricolor cumpriu com a sua obrigação de cobrir o protesto realizado nas Laranjeiras no início da tarde deste sábado. Fiz a cobertura na íntegra com direito até a transmissão ao vivo na nossa página do Facebook. Alguém aí deve estar querendo perguntar o seguinte: “E aí, Vinicius, qual a sua opinião?” Como não sou de fugir da dividida, vamos lá…

Primeiro de tudo, acho que todo tipo de protesto é legítimo, desde que seja realizado sem qualquer tipo de violência. No de hoje, não vi sinal algum de confusão, agressão ou tentativa de depredar o patrimônio do clube. Em outros tempos, os nossos tradicionais vitrais franceses não escapariam ilesos. Belo sinal de evolução! 

Com relação aos alvos do protesto, o presidente Pedro Abad e o grupo político da Flusócio foram os mais xingados. Sobrou também para o conselheiro Danilo Félix, um dos líderes da Flusócio, bastante conhecido pela sua intensa atuação nas redes sociais tricolores. Outro alvo foi um funcionário do clube conhecido como Vitinho, que atualmente é o responsável pelo relacionamento do clube com os movimentos populares e torcidas organizadas. O que falar deles? Do presidente, acho que falta pulso forte na questão dos bastidores do futebol brasileiro. Desde o início do ano, a equipe do Abel Braga tem sofrido com péssimas arbitragens que andam causando consideráveis prejuízos técnicos e financeiros ao clube. Até quando? Esse ponto sequer foi mencionado no protesto, mas estou fazendo questão de registrá-lo aqui. Com relação ao grupo da Flusócio, conheço muitos membros. Como qualquer outro grupo político tricolor, existem pessoas de todos os tipos. Não alongarei muito, mas acredito que ela deva repensar a forma de como atingir a alma e, principalmente, o coração do torcedor tricolor. A antipatia que ela ganhou é praticamente uma unanimidade na arquibancada do Fluminense. Justo ou injusto, vale uma boa reflexão e algo que é fundamental em nossas vidas: humildade!

A Flu TV também não escapou do protesto. Segundo apurei, as torcidas organizadas se sentiram altamente desprestigiadas num recente vídeo de comemoração dos 10 anos do histórico título da Copa do Brasil. Eles alegam que as organizadas invadiram Florianópolis na finalíssima contra o Figueirense e mereciam ter sido mencionados. E não dá para deixar de dar razão… História é história e quem esteve presente merece ser sempre mencionado.       

Nas entrevistas realizadas e em conversas que tive com alguns torcedores, confirmei algo que achei bastante positivo: o protesto isentou o Abel Braga e o elenco do Fluminense, com exceção do meia Marquinho, que realmente caiu em desgraça com a torcida desde o jogo contra o Liverpool, no Estádio Centenário, em Montevidéu. Na época, escrevi aqui neste espaço que o jogador havia respondido as vaias da torcida com um sinal desagradável. Testemunhei ao vivo na velha arquibancada do templo sagrado do futebol uruguaio.

Por sempre jogar aberto, vou falar sobre outro ponto polêmico do protesto: Bravo 52. Os manifestantes xingaram a molecada da Bravo. Como um humilde torcedor de arquibancada sem nunca ter pertencido a qualquer torcida organizada ou movimento popular, me sinto à vontade para dizer que este divisionismo me preocupa bastante. Cada um tem o seu estilo, sua história e ideologia. E isso deve ser sempre respeitado por todos os envolvidos. Quem nunca aí gritou na vida de torcedor o “Eu sou, sou da Young eu sou…” ou cantou “Nós somos do Rio de Janeiro, cidade de praia e Carnaval… Dá-lhe, dá-lhe Tricolor…”? Todas sempre deram show e são de extrema importância para a eternidade do Fluminense!

Na minha visão, está faltando diálogo para debater a questão da arquibancada. E quando falo em diálogo, falo numa conversa muito franca com mediadores equilibrados e responsáveis. Pelo bem do Fluminense, até me coloco à disposição para que todas as partes envolvidas reencontrem o caminho da união. As diferenças podem até ser muitas, mas todos os lados possuem algo especial em comum: o Fluminense Football Club. 

Sobre as cobranças por reforços e as contas em dia, concordo plenamente! O elenco necessita ser reforçado com urgência. Com todos à disposição, não tenho dúvida alguma em afirmar que temos time para encarar qualquer clube do país, entretanto, quando algumas peças fundamentais começam a se lesionar, a coisa fica muito feia. Umas três ou quatro peças razoáveis já ajudariam muito. Na questão das contas em dia, acho que seria legal o clube dar ciência do resultado da auditoria a todos os seus sócios.

É isso aí, galera! Bola pra frente, amanhã tem Fla-Flu no Maraca. A rapaziada do Abelão necessita do nosso apoio. Parada duríssima! Tenho certeza que não faltará garra e disposição. Vamos torcer!

Clique aqui e assista ao vídeo completo do protesto!

Obs.: Entrei em contato com o presidente Pedro Abad, mas ele não quis se pronunciar sobre o assunto. Também tentei um contato com o conselheiro Danilo Félix, mas o telefone só deu caixa postal. 

Forte abraço e Saudações Tricolores!

Vinicius Toledo 

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail:explosao.tricolor@gmail.com