Jornalista analisa os cariocas no Brasileirão e revela preocupação com o Fluminense




O jornalista Gilmar Ferreira publicou na sua coluna “Futebol, coisa & tal…”, do jornal Extra, um balanço sobre a participação de cada um dos quatro clubes carioca no Campeonato Brasileiro da Série A. O Fluminense foi justamente o único dos quatro que deixou o jornalista sem saber o que dizer sobre o futuro no campeonato nacional. Confira abaixo, a íntegra do texto do jornalista:

“Com um semestre percorrido e um terço da tabela do Brasileiro já cumprido, é possível ter a certeza de que dos quatro clubes do Rio de Janeiro o Flamengo, apesar de derrota desta quarta-feira para o Grêmio, é o único que briga pelo título.

Os outros sonham: o Botafogo com a conquista da Libertadores, o Vasco com a vaga na fase pré do principal torneio sul-americano em 2018, e o Fluminense com um lugar na zona intermediária que vale presença na Sul-Americana também do ano seguinte.

A isso se dá o nome de cenário.

E A CONSTRUÇÃO deste panorama leva em conta uma série de fatores, dentre eles os números percentuais já obtidos ao longo do ano, combinados à perspectiva de cada um, versus a capacidade competitiva do elenco.

E está neste quesito, a chamada “competitividade”, o risco do erro.

Se o Botafogo for eliminado na Libertadores, não estará o time de Jair Ventura em condições de brigar por uma vaga no G-6?

Terá o Vasco a mesma força ofensiva sem poder jogar em São Januário?

MAS DE TODOS os questionamentos os que mais me deixam sem resposta são aqueles feitos em relação ao que esperar do Fluminense neste Brasileiro.

E apenas porque acho que nem Abel Braga sabe o que esperar da diretoria do tricolor, que hoje ainda vende o almoço para comprar o jantar.

O time ocupa atualmente a 10ª colocação e até o fechamento da janela de transferências alguns dos melhores jogadores trabalhados até aqui podem ser negociados sem perspectiva de reposição.

ABEL JÁ UTILIZOU 35 jogadores em 2017, 19 deles formados na base do clube, mais exatamente os 19 integrados aos profissionais.

Não é fácil. Representa 54,2% da mão-de-obra levada a campo.

O Vasco de Milton Mendes usou 14 “pratas-da-casa” (41%) dos 16 que fazem parte dos 39 do elenco e Jair Ventura também já aproveitou 14 (37,8%) dos 17 que estão no grupo de 37 jogadores.

No Flamengo, que tem maior capacidade de investimento, Zé Ricardo utilizou apenas seis (17,6%) dos 14 da base.

SÓ NESTA 13ª rodada completada ontem o Fluminense usou oito jogadores revelados no clube entre os 14 utilizados por Abel Braga no clássico com o Botafogo _ Jair Ventura, três.

O Vasco goleou o Vitória com cinco trabalhados na base e o Flamengo, apenas dois.

O que faz com que a gente enxergue direitinho que no futebol brasileiro os clubes só lançam seus jovens quando estão no sufoco…”

VEJA AINDA: 

Últimas do Fluminense: Calazans, grande prejuízo de imagem e muito mais. Confira! (por Vinicius Toledo)  

Vamos agir! (por Paulo Brightmore)

Fluminense tem novidade na lista de relacionados para o duelo contra a Coritiba

Fluminense recusa acordo com a Dryworld e mantém processo, diz portal

Novela envolvendo a contratação do lateral-esquerdo Marlon ganha novo capítulo

Por Explosão Tricolor / Foto: Fluminense FC

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail:explosao.tricolor@gmail.com