Com o mesmo alvo de 2012, Fluminense supera campanha do tetra




Flu
Fluminense na luta pelo penta (Foto: Nelson Perez / Fluminense)

Para o torcedor, é difícil não lembrar de 2012, ano em que o Fluminense conquistou o tetracampeonato brasileiro. Há uma semelhança na ponta da tabela: o adversário a ser superado é justamente o Galo. Na 13ª rodada daquela edição, o Tricolor ocupava o terceiro lugar com sete vitórias, cinco empates e uma derrota – um triunfo a menos do que atualmente. O Atlético-MG era o primeiro colocado, com 10 vitórias, dois empates e uma derrota – também um triunfo a menos. Em 2012, o Galo assumiu a liderança na sétima rodada e permaneceu até a 22ª, quando o Fluminense passou o adversário. A partir disso, não perdeu mais a primeira colocação e se sagrou campeão a três rodadas do fim do campeonato, na vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras, em jogo disputado em Presidente Prudente.

No campeonato de 2012, os times que terminaram nas melhores colocações são os mesmos da atual tabela após o término da 13ª rodada, com exceção do Vasco. Na ordem de agora: Atlético-MG, Fluminense, Corinthians, Grêmio e São Paulo.

No grupo campeão de 2012, nove jogadores permanecem nas Laranjeiras. Os principais são: Diego Cavalieri, Gum, Jean e Fred. Além deles, três da base haviam sido vice-campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior e participaram da campanha do técnico Abel Braga: Marcos Junior, Higor Leite e Michael. Por fim, o goleiro Kléver, que não teve chance de atuar, mas era do plantel.

Apesar da euforia pelos últimos bons resultados, o discurso do técnico Enderson Moreira e dos jogadores é de cautela. Todos parecem animados e satisfeitos com o desempenho da equipe em geral e, principalmente dos jovens revelados na base tricolor, que vêm sendo cruciais nas vitórias.

Que o ano de 2012 sirva de inspiração na busca pelo penta!

Por Explosão Tricolor / Fonte: Globoesporte / Foto: Fluminense F.C.