Jornalista é suspenso por comemoração efusiva após gol da vitória do Flamengo sobre o Fluminense






Jornalista rubro-negro foi punido pela ACERJ

A Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (ACERJ) suspendeu o jornalista e influenciador digital Guilherme Pinheiro por sete dias porque o profissional comemorou efusivamente o gol da vitória do Flamengo sobre o Fluminense, na última quarta-feira, no Maracanã, pela semifinal da Taça Rio.

O jornalista gravou um vídeo na tribuna de imprensa do Maracanã no momento em que Everton Ribeiro cobrou o pênalti para desempatar o clássico. Na euforia, Guilherme comemorou o gol, dizendo coisas como: “É hora de mostrar pra torcida do Fluminense que o João de Deus, que ajuda eles, tá preso. Bora Ribeiro, meu garoto. Acabou, eliminado, Fluminense, tá eliminado!”

Com a punição, Guilherme, que trabalha no jornal “O Gonçalense” e tem o canal do YouTube “Flazoeiro”, fica impedido de entrar em qualquer estádio usando sua carteirinha da entidade.

Ao tomar conhecimento da punição, o profissional entrou em contato com a ACERJ, pediu desculpas e mostrou interesse em se reunir pessoalmente com a entidade para se retratar. A associação informou que se ele repetir o comportamento, será expulso.

“Foi um erro gravíssimo que não vai se repetir. Tenho que saber conciliar meu canal com meu trabalho, que é mais importante pra mim. Eu sempre frequentei a arquibancada e fica difícil segurar, mas sei que isso não pode acontecer de novo”, afirmou o repórter, que está no segundo ano da faculdade de jornalismo.

Apesar de não ser formado ainda, o profissional tem registro como jornalista graças a uma decisão do STF que tirou a necessidade de diploma para o exercício da profissão.

O presidente da ACERJ, Eraldo Leite, afirmou que a entidade deu oportunidade para influenciadores e jornalistas de veículos voltados a torcidas há dois anos, mas que não são comuns casos em que os profissionais apresentam comportamento inadequado nas tribunas e cabines de imprensa dos estádios.

“Para ser cadastrado na Acerj, a pessoa precisa ter registro de jornalista ou radialista e estar vinculado a um veículo que tenha atuação permanente e com CNJP”, afirmou Eraldo.

Confira abaixo a íntegra da nota oficial da ACERJ sobre o caso:

“NOTA OFICIAL – TRIBUNA DE IMPRENSA NÃO É ARQUIBANCADA
Embora não seja fato corriqueiro, algumas vezes acontecem exageros de manifestações de alegria na Tribuna de Imprensa, ou no entorno do gramado, por ocasião de um gol deste ou daquele time.
A ACERJ exige dos cronistas esportivos atitudes condizentes com a ética profissional. Sabemos que todos que estão no mundo do futebol torcem por algum clube, mas vale lembrar que lugar de torcedor é na arquibancada, não na Tribuna de Imprensa. Quem assim procede é passível de sanções, previstas no Estatuto da Entidade.
Por isso rogamos aos cronistas esportivos que, no exercício da profissão e ocupando as dependências de Imprensa dos estádios, mantenham comportamento adequado para a função.”

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!

VEJA AINDA:

+ BID publica renovação de Guillermo De Amores e duas rescisões de contrato no Fluminense

+ Confira a previsão para o retorno de Pedro aos jogos

+ Fluminense chega a acordo para renovação com Mascarenhas



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com