É normal! 5 vezes em que o Flamengo era melhor… E o Flu venceu




É NORMAL! (Foto: autor desconhecido)
É NORMAL! (Foto: autor desconhecido)

O Fluminense passa por um péssimo momento no Brasileirão e enfrenta sequência pesada de jogos. Após as derrotas pra Atlético-MG e Corinthians, o Fla-Flu no Maracanã domingo será decisivo para o futuro do Tricolor na competição. Em diversos momentos na história estivemos em situações complicadas e revertemos o jogo. Pra despertar a nostalgia e a confiança para amanhã, aqui vão 5 jogos onde o Flamengo era dado como favoritíssimo e o Fluminense estragou a festa.

O GOL DO VOLANTE NO FLAMENGO DE ZICO

Em 1979 o Flamengo de Zico dominava os campos de futebol, porém, como de costume, não foi suficiente para deter o Fluminense, que contava com Cristóvão Borges (esse mesmo!) em seu elenco. O jovem volante, recém-chegado do Bahia, nas palavras de Duílio, era rápido, habilidoso e acrescentou muito na equipe do Flu na época. E foi com esse estilo que Cristóvão fechou o chocolate pra cima do urubu diante de 100 mil torcedores no Maracanã, pelo 3º turno do Carioca daquele ano. O Tricolor ganhou por 3 a 0, o volante marcou seu primeiro gol pelo clube e Zico viu Paulo Goulart defender seu pênalti. Os gols da partida? Só conferir no vídeo abaixo!

ANTES DA GOLEADA, OUTRA SAPECADA…  EM 11 MINUTOS

Em 2003 o Fluminense sapecou 4 a 0 sobre o rival com direito a ‘Olé’, mas antes disso, no dia 9 de fevereiro, o Flu também sapecou os rubro-negros… Em 11 MINUTOS no Maracanã tomado pela torcida adversária! Foi a primeira derrota do Flamengo na temporada e saiu dos pés de Fabio Bala, Carlos Alberto e Ademilson. O Flu havia vencido apenas 1 partida de 4 disputadas. Confira os gols no vídeo:

RECORDAR É VIVER…

O Flu estava mal das pernas. Havia empatado com o Bangu no primeiro jogo do triangular final, muros de Laranjeiras pichados, técnico chamado de burro e time acusado de não ter raça (parece familiar pra você?). Nós havíamos vencido a Taça Guanabara e o técnico campeão foi treinar o Flamengo. Na 2ª parte do campeonato, 11 jogos, 3 vitórias, 3 empates e 5 derrotas colocaram o Tricolor em situação deplorável para a final do Carioca. O rubro-negro não contava mais com Zico, mas ainda tinha um time de craques desfilando pelos campos. A vitória seria um milagre, até a festa deles estava pronta na Gávea. O resto da história vocês conhecem. Era 1983. O urubu foi solto no chuvoso domingo no Maracanã, demorou até que Aldo conseguisse pegar o animal. Era um sinal do que estava por vir. O jogo foi de nervos até o fim. O Flu estava eliminado quando Assis, o Carrasco, aos 45’ do 2º tempo, guardou a bola na caixinha e saiu para realizar a comemoração histórica que o marcou na história Tricolor. (Este jogo é parte da coleção Jogos Memoráveis. Paulo Nense quem falou sobre ele em sua coluna, no início do Brasileirão deste ano. Confira clicando aqui)

QUARENTA MINUTOS ANTES DO NADA

Após sagrar-se campeão carioca em 1911, o Flu viu seu time ser desmontado por vaidades e fundar o futebol no clube que só remava, o Flamengo. Dos 11 titulares, 9 foram para o que seria o maior rival do clube; apenas Oswaldo Gomes e James Calvert permaneceram em Laranjeiras. 7 de julho de 1912, o primeiro Fla-Flu. A vitória era dada como certa para o Flamengo. Era o duelo dos titulares contra os reservas. Eles faziam campanha brilhante, nós andávamos entre trancos e barrancos. Edward Calvert, o primeiro gol do Fla-Flu saiu de seus pés. Eles empataram. No primeiro jogo, também, o primeiro frango. James Calvert cobrou falta sem força e o goleiro aceitou. Perto do fim, outro empate. Mas Fla-Flu é Fla-Flu. Dos pés de James Calvert saiu o passe para Bartholomeu, no último minuto do jogo. Não vencemos o Carioca, mas os dois pontos perdidos contra nós custou para o rubro-negro que viu o Paysandu levantar a taça.

DE BARRIGA… OU DE ESCUDO?

Essa história todos conhecem. Em 1995 o Flamengo tinha Romário, que se denominava Rei do Rio. Era o centenário do clube. O Fluminense era o time de operários, sem patrocínio, sem status. Não foi o único Fla-Flu vencido aquele ano, mas é papo de outro post. O Flamengo precisava somente do empate para sagrar-se campeão. Não preciso contar o resto, não é?

Saudações Tricolores.

Siga-me no Twitter: @jessicahentzy

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook