Espelhado em joias do passado, Matheus Pato quer fazer história no Fluminense




 

Matheus Pato foi artilheiro do Brasileiro Sub-20
Matheus Pato foi artilheiro do Brasileiro Sub-20

Xerém nunca esteve tão em alta. Na última quarta-feira, o time Sub-20 do Fluminense foi campeão brasileiro da categoria e muitos jovens garotos, que participaram da campanha, prometem seguir os mesmos passos de joias do atual elenco profissional e do passado. Um desses garotos é Matheus Pato, artilheiro do nacional com seis gols. O atacante, inclusive, já foi relacionado para o jogo dos profissionais, contra o Avaí, nesta edição do Campeonato Brasileiro.

De apelido famoso, o jogador de 20 anos garante que a semelhança só fica na posição, mas assim como o “xará” Alexandre Pato, do São Paulo, quer fazer história no futebol. Só que pelo Tricolor carioca.

Se espelhando em joias de Xerém do passado, Matheus, que é natural de Rio Branco, no Acre, quer seguir os passos de Marcelo, mas não os de Lenny. Ambos subiram ao profissional em 2005. O lateral-esquerdo se firmou como titular na temporada seguinte, mas foi vendido ao Real Madrid no fim da temporada, clube onde é titular até hoje. Já o atacante teve seu momento de brilho, mas não vingou e passou por 10 clubes na carreira.

– A gente sabe que o que acontece na base, não acontece no profissional. O Marcelo é um jogador excepcional, nível de Seleção. Sobre o Lenny, acho que foram muitas lesões que atrapalharam a carreira, mas todos diziam que ele era um excelente jogador na base – frisou Pato.

O jovem atacante tem a cabeça tranquila caso não vingue de primeira na equipe principal. Cita Wellington Nem, que foi a revelação do Campeonato Brasileiro de 2011 pelo Figueirense antes de ser uma das peças fundamentais do Tricolor em 2012.

– O Fluminense, na base, tem parcerias com os times de fora. Às vezes você vai para o profissional, não vai bem, é emprestado ou é emprestado direto, como aconteceu com o Wellington Nem, por exemplo. A gente tem que subir tranquilo, sabendo que tudo é diferente.

Matheus Pato exalta o dia a dia vivido no CT Vale das Laranjeiras, em Xerém afirmando ser a melhor base do país.

– O trabalho feito em Xerém é muito bom, forte. Vai ser difícil algum outro time no Brasil fazer o que nós fizemos (ganhar o Brasileirão invicto). Não adianta, a melhor base do Brasil é a do Fluminense – finalizou.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Globo Esporte / Foto: Bruno Haddad / Fluminense F.C.

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook