Qual vai ser a de hoje, Fluminense?




A torcida do Fluminense sempre apoiando! (Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor)
A torcida do Fluminense não está nada satisfeita, mas nunca deixa de apoiar (Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor)

Hoje tem Fla x Flu decisivo no Maraca. Vale título? Não, mas vale a manutenção do sonho de conseguir uma vaga na Taça Libertadores 2016. E o Fluminense tem que focar nisso como se fosse o último prato de comida.

O próprio Fluminense complicou sua respectiva situação na temporada. Se analisarmos de uma forma mais ampla e detalhada, veremos as seguintes situações:

Campeonato Brasileiro → O Fluminense tem seis concorrentes por uma vaga na Pré-Libertadores: São Paulo, Atlético-PR, Palmeiras, Sport, Flamengo e Santos. Corinthians, Atlético-MG e o Grêmio, abriram consideráveis diferenças e só serão ultrapassados com uma grande arrancada. O Grêmio, que é o terceiro, abriu oito em cima da gente. Dá para tirar a diferença? Sim. Mas por enquanto, a nossa briga está na quarta colocação. Contando com o jogo de hoje, teremos 16 rodadas para definir nossa vida.

Copa do Brasil → O Fluminense terá o Grêmio pela frente nas quartas de final. Não entrarei na discussão de quem é o favorito, pois esta competição é mata-mata e tudo pode acontecer. O caminho é bem mais curto, mas somente o campeão papará uma vaga para disputar a Taça Libertadores 2016. Se no Brasileiro, o Fluminense terá 16 rodadas, na Copa do Brasil terá 6 jogos.

É para lamentar bastante a situação atual do Fluminense. Um time que chegou a ser vice-líder do Brasileirão, agora está com a corda no pescoço. E o que é pior: vivendo de uma gordura acumulada. Até quando? Só o próprio Fluminense poderá responder.

Espero que este Fla-Flu seja o início de uma nova arrancada tricolor. É vencer ou vencer! O Fluminense chegou a abrir 14 pontos de diferença em cima do Flamengo. Agora, está com apenas um ponto de vantagem. Pergunto: é ou não é para ficar muito puto da vida? Tem que ser muito alienado para aceitar isso calado ou ter rabo preso por causa de interesses próprios.

E por falar em interesses próprios, lamento bastante a postura de alguns ilustres tricolores. O silêncio que algumas figuras importantes da torcida estão adotando é algo bastante prejudicial para o nosso Fluminense. A cobrança tem que existir, doa a quem doer. Tem muito tricolor que gosta de realizar festas, pedir apoio da galera e se vangloriar de que está sempre presente no Maracanã, mas na hora de cobrar, foge da dividida. Ora bolas, se o Fluminense está acima de tudo, está na hora de todos tomarem vergonha na cara. Muito gogó, muitas vantagens e que se dane o Fluminense. Tá feio, muito feio. Acorda, torcida tricolor!

Apesar de todos os problemas, estarei presente no Maracanã. Não dá para fugir de um Fla-Flu, ainda mais sabendo que só teremos outro no estádio, lá por setembro, outubro ou novembro de 2016. Para quem ainda não sabe, o Maracanã fechará a partir do final de janeiro ou início de fevereiro por causa do Rio 2016. Ele só estará liberado lá por meados de setembro, após os Jogos Paraolímpicos. 

Com relação ao time que entrará em campo, estou bem preocupado. Ronaldinho Gaúcho e Fred não estão inteiros. Penso que, caso os dois realmente tenham condições de jogo, o ideal seria entrar somente com o Fred de titular. Sobre o Flamengo, os caras estão vindo embalados e com uma formação que tem jogado com bastante velocidade na transição. Se o Edson e o Jean dormirem no ponto, Gum e Henrique sofrerão bastante. Sinal de alerta ligadíssimo!

Vamos aguardar a bola rolar, dar uma trégua e torcer para que o Fluminense se reencontre. Ninguém quer ver o circo pegar fogo nas Laranjeiras, mas se perdermos, será a oitava derrota em dez jogos pelo Brasileiro. Como acredito na força do Fluminense e no fato do flamenguista “peidar na farofa” quando nos vê do outro lado do campo, vou botar uma fé no nosso Tricolor, afinal de contas, ganhar Fla-Flu é normal!

EXPLOSIVAS DO GUERREIRO

1 – Os números apontam que o Fluminense possui pouco mais de 34 mil sócios. Gostaria que o clube abrisse a informação de quantos estão realmente em dia. Tenho uma pequena desconfiança de que uma fatia considerável não anda pagando. Basta analisar a média de público do Fluminense no Brasileiro. 

2 – Tem gente grande do Fluminense bancando que o Fred está forçando a barra para ser escalado hoje…  

3 – O grande “x” da questão: se o Fluminense perder, o Enderson Moreira permanecerá? E se cair, quem entrará no lugar dele? Não vejo ninguém razoável que esteja disponível no mercado. Como nada mais me surpreende, não duvido do Cristóvão Borges reaparecer e a diretoria justificar com o papo furado de que ele conhece bem o grupo. Alguém duvida?

4 – Surpreenda, Enderson! Gustavo Scarpa no meio e Léo Pelé na lateral-esquerda. 

Saudações Tricolores!

Vinicius Toledo / Explosão Tricolor