Crônica de uma derrota anunciada




Amigos Tricolores,

Foram fatos muito estranhos que antecederam o jogo de ontem. Uma derrota com o time letárgico em campo já na quarta-feira, e um gol anulado muito estranho, que de tão claro custou o afastamento do bandeirinha.

Notícias de um atraso dos direitos de imagem, parcialmente pago às vésperas do jogo.

Notícias de uma possível volta do Fred e do Ronaldinho, mas sem a confirmação em nenhum momento.

Desfalques, fruto de suspensões no jogo passado, pelo terceiro cartão, em posições em que já temos dificuldades no momento: Renato na lateral-direita e Antônio Carlos na zaga, onde já não temos o Marlon no momento, cedido à seleção sub-20. E o Gum era dúvida, vinha de contusão. Na lateral entrou Wellington Silva, vindo de contusão e tendo treinado poucas vezes.

O time vinha de três derrotas seguidas, o adversário vinha de três vitórias.

Um suspense até o último momento quanto à escalação dos dois astros, que acabaram ficando fora. Ronaldinho Gaúcho acusou uma virose de última hora. Informações davam conta que o Fred queria muito jogar, mas o Departamento Médico achou mais prudente segurá-lo.

Além deles, a estranha barração do Edson, para a estreia, no fogo, de um volante promissor, que no entanto nunca tinha jogado e entrou num fogo danado: Douglas. O garoto até não foi mal, mas muito estranha a escalação assim de repente.

Vinicius foi afastado do jogo para entrar em forma. Parece que voltou fora do peso da contusão.

Houve também a surpreendente escalação de Pierre, que não vinha sendo escalado como titular.

Resultado disso tudo? Foi escalado um time com vários jogadores sem ritmo de jogo, uns por vir de contusão, outros por não serem titulares… E some-se a isso um grande desentrosamento. Isso para enfrentar um time que vinha embalado, correndo bastante.

E o time entrou em campo novamente desligado da tomada. Com três volantes, o que já acusa uma postura passiva, defensiva, covarde… O time frio, apático, aceitando a marcação adversária e submetendo-se passivamente à pressão.

E um gol escandaloso para abrir o placar. Permitam-me, foi mesmo escandaloso. Um passe de braço esticado do Wallace na bola, ajeitando-a no alto. E o sujeito ainda teve a cara de pau de dar entrevista dizendo que não lembrava do toque na bola… E era para levar cartão no lance, inclusive! E como logo depois levou seu cartão por lance violento, sairia ali do jogo, expulso.

Mais uma vez um lance vergonhoso a nos prejudicar. Fora um outro pênalti absurdo não dado, um puxão na camisa dentro da área. Mas, pelo artigo 171 do atual regulamento, não podem ser dados dois ou mais pênaltis para o Fluminense num mesmo jogo. É unzinho e olhe lá!

Mas o Fluminense não se encontrou no primeiro tempo, continuou inoperante, levou logo o segundo gol e só finalizou pela primeira vez aos 45 minutos de jogo, num chute pífio de Jean.

No segundo tempo, com a entrada de Marcos Junior no lugar de Pierre o time apresentou uma reação. Voltou melhor, até porque, piorar não podia.

Algumas jogadas de pressão, um pênalti indiscutível com um agarrão no pescoço do Michael no lance da bola (só assim eles marcam), muito bem batido pelo Jean.

Mas depois pouca consistência de ataque, algum domínio de jogo, porém não o suficiente para chegar ao empate. E os contra-ataques perigosos sendo oferecidos ao adversário, até que saiu o terceiro gol deles.

Entraram também Gerson e Wellington Paulista, mas pouco acrescentaram.

Na hora em que um lateral-esquerdo dos juniores poderia entrar para liberar o Gustavo Scarpa para a criação, pois é o mais lúcido no momento… Surpresa! Não havia lateral-esquerdo no banco, nem o Ailton nem o Léo Pelé. Ah, mas tínhamos dois goleiros no banco: isso é fundamental!

Se o Drubscky escalava mal e o Cristóvão Borges mexia muito mal… O do Posto Ipiranga vem tentando superar os dois… E escala mal até o banco de reservas!

Oito derrotas nos últimos dez jogos do Campeonato Brasileiro, com quatro derrotas seguidas! E nada acontece. Nada muda nas Laranjeiras.

Vice de futebol não cobra nada, presidente não se manifesta, salvo contra as arbitragens, jogadores fora de forma… erros de arbitragens nos prejudicando se sucedendo… Jogadores voltam de contusão fora do peso…

Será que vamos, pelo terceiro ano consecutivo, assistir ao time despencar pela tabela na reta final do campeonato passivamente?

Algo tem que ser feito urgentemente!

Muita derrota acontecendo e nenhuma providência…

Quem vai entrar, não sei… Mas o Enderson Moreira está perdidinho no comando… Menor condição de prosseguir…

Por PAULONENSE

Flamengo-Fluminense-G4-Brasileiro-MeierLANCEPress_LANIMA20150906_0163_4
Uma derrota dolorosa. (Foto: Wagner Meier/ LANCE!Press)