Segundo matemático, Vasco poderá cair no duelo com o Fluminense




Se o ritmo atual for mantido, o próximo duelo entre Fluminense e Vasco poderá ser histórico. Apesar da vitória vascaína na última quarta, a matemática não é uma grande aliada do lanterna do Brasileiro neste momento. Inclusive, já é possível trabalhar os números e chegar aos prováveis dias da iminente queda: 1º de novembro, na 33ª rodada, contra o Fluminense, no Maracanã, ou dia 18, na partida contra o Corinthians, em São Januário — a 35ª rodada ainda não tem suas datas decididas pela CBF.

— Antes da 31ª rodada, o Vasco não cai. Pois, mesmo que perca os seus cinco próximos jogos, e os times que não estão na zona de rebaixamento vençam, o 16º colocado, teria 27 + 15 = 42 pontos. Mas ainda restariam 9 jogos para o Vasco, que poderia chegar a 43 pontos. Pelos nossos cálculos, a maior probabilidade é na 35ª — explicou o professor de matemática e atleticano Gilcione Nonato da Costa, que criou, em 2005, o projeto Probabilidades no Futebol, dentro do Departamento de Matemática da UFMG.

Só que, segundo outras simulações, o maior risco de queda vascaíno será no confronto mais turbulento do futebol carioca . Desde que Eurico Miranda retornou ao comando do Vasco, a relação com o tricolor deteriorou, sobretudo por causa do lado das torcidas no Maracanã.

— Pelas simulações que fizemos, há chance de 50% de queda na 33ª rodada (duelo com o Fluminense). Nossos cálculos levam em conta todo o histórico de jogos do campeonato. A capacidade dos times de vencer ou não é baseada nisso. Como o retrospecto do Vasco é muito ruim no todo, a probabilidade de ganhar diminui. Um detalhe: fizemos 10 mil simulações e o Vasco apareceu rebaixado em todas. Mas isso não quer dizer que já está rebaixado — analisou o professor e tricolor Moacyr Alvim, da EMAp/FGV, que fez os cálculos com Arthur Carneiro.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Globo / Foto: Divulgação