Em programa de TV, advogado sai em defesa do Fluminense e Botafogo






No programa “Troca de Passes”, do canal SporTV, exibido na noite de ontem, o advogado especialista em direito esportivo, Eduardo Carlezzo, afirmou que o Fluminense e Botafogo não deveriam ser punidos, caso optem por não retornarem imediatamente aos jogos finais do Campeonato Carioca. E a justificativa é justamente o atual cenário da pandemia.

– A pandemia não chegou ao seu pico, hospitais lotados, cidades em caos como o Rio de Janeiro, esses clubes têm todas as justificativas para se defenderem e não deveriam ser punidos – disse o advogado, que ainda ressaltou a possibilidade de alguns jogadores não concordarem com o retorno.

– Podemos ter atletas que entendam que ir a campo nesse momento não é o melhor para sua saúde. Terá que se buscar o equilíbrio entre clubes, federações e atletas. Se houver situações de atletas que se recusarem a entrar em campo, sendo que federações e clubes não deram as condições sanitárias para esses atletas, entendo que eles não podem ser punidos. O que vemos em países europeus é um retorno todo calculado, uma coisa que não vejo nesse momento no Brasil.

Clube-empresa

Eduardo Carlezzo ainda comentou que os problemas financeiros enfrentados por muitos clubes no futebol brasileiro serão agravados pela pandemia. Para o advogado, o clube-empresa é o caminho mais seguro para a recuperação financeira dessas instituições.

– O momento é muito grave. O endividamento subiu 15% desde 2009. Temos uma situação caótica nas finanças dos clubes e que vai piorar. Esse é o momento para discutirmos sobre a estrutura dos clubes de futebol no Brasil. O modelo de associação que temos hoje é arcaico, corporativista e que leva à inadimplência e favorecimento de alguns. É fundamental que o Senado aprove o projeto de clube-empresa. Vai faltar dinheiro no futebol brasileiro e a única fonte para alavancar capital hoje é com a ajuda de investidores.

VEJA AINDA:

Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com