Pedro Trengrouse solta nota sobre o protesto ocorrido no Fluminense e aponta para o futuro




O jornalista Mauro César, da ESPN Brasil, comentou no final da tarde de ontem, que o polêmico protesto ocorrido nas Laranjeiras foi de cunho político. Mauro César ainda declarou que tinha até a presença de ex-dirigente dos anos 90 e que o candidato da oposição para a próxima eleição presidencial do Fluminense, que será realizada no final de 2016, já estaria definido: o advogado Pedro Trengrouse.

Após tomar conhecimento das declarações do jornalista, Pedro Trengrouse soltou uma nota sobre o assunto através do seu perfil pessoal no facebook. Confira a íntegra da nota:

Os incidentes ocorridos nas Laranjeiras são lamentáveis!

Embora o desempenho do Fluminense nestas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro seja realmente preocupante, nada justifica violência e desrespeito.

O Presidente e o Vice-Presidente de Futebol não são responsáveis pela derrocada na tabela.

Não adianta fulanizar! Não é justo! Não constrói!

A atual diretoria está na metade do segundo mandato e tem muitos méritos! Manteve a base do time Campeão Brasileiro em 2010 e conquistou novamente o título em 2012. Ganhou várias competições nas categorias de base. Recuperou equipamentos nas Laranjeiras e está construindo um novo Centro de Treinamento numa área de altíssimo potencial de valorização imobiliária.

O problema é que o Fluminense pode muito mais e o modelo de gestão do futebol brasileiro é arcaico e personalista. Não basta simplesmente trocar nomes. É preciso mudar o modelo.

Segundo a última pesquisa do IBOPE, o Fluminense tem 3,6 milhões de torcedores. Por que será que apenas 36.000 são sócios?

Será que não é hora de pensar num modelo verdadeiramente democrático e transparente, aproveitando a internet como ferramenta de participação ativa da torcida na gestão do clube e e crowdfunding permanente ?

É preciso discutir o futuro do futebol brasileiro no século XXI, com democracia e transparência, coragem e ousadia. O Fluminense tem tudo para ser protagonista!

Precisamos construir canais de participação para que a torcida possa ser ouvida permanentemente e não seja confundida com minorias barulhentas, que perdem a razão em protestos episódicos, violentos e desrespeitosos.

Para quem não conhece o Pedro Trengrouse, segue abaixo o currículo dele:

– Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com monografia sobre os Princípios do Direito Desportivo, publicada pelo Instituto Brasileiro de Direito Desportivo.

– Mestrado em Humanities, Management and Law of Sports – FIFA Master, com dissertação sobre Corporate Social Responsibility of Sports Organizatios, que foi publicada pela Universidade de Bocconi e deu origem ao departamento de Responsabilidade Social da FIFA.

– Foi Vice-Presidente Jurídico da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

– Assessor Jurídico da Presidência do Clube de Regatas do Flamengo.

– Membro da Comissão Jurídica do Clube dos 13, e Consultor da ONU a serviço do Governo Federal para questões legislativas do desporto, em especial da Copa do Mundo FIFA 2014.

– Atualmente é membro do Comitê Executivo da Federação Internacional de Poker, do qual é fundador em razão dos estudos jurídicos estratégicos para os quais foi contratado com a finalidade de estruturar o Poker como esporte.

– Coordenador de Projetos da Fundação Getúlio Vargas, responsável pelas questões ligadas à Copa 2014 e ao futebol brasileiro.

– Membro da Comissão de Estudos Jurídicos do Conselho Nacional do Esporte.

Por Explosão Tricolor / Foto: Divulgação