Jornal “O Globo” explica por que jogo do Fluminense foi mantido mesmo com atletas do Volta Redonda contaminados




Orinho (Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC)



Horas antes do jogo contra o Fluminense, o Volta Redonda anunciou que três jogadores testaram positivo para o novo coronavírus. Eles foram imediatamente colocados em isolamento, mas a partida foi mantida, o que suscitou dúvidas. Como o time da Cidade do Aço foi a campo com o elenco que esteve em contato com os atletas contaminados?

De acordo com o jornal “O Globo”, fontes médicas dos clubes que elaboraram o protocolo, a razão é o chamado período de latência ou de incubação para o vírus se tornar ativo e contaminante. Após o contato, esse tempo pode levar de quatro a 14 dias.

Como todo o elenco foi testado no dia da partida, assim como os três contaminados, ficou provado, na avaliação dos mesmos médicos, que, na data do teste, os atletas que testaram positivo não estariam transmitindo o vírus.

Sendo assim, depois que todos os atletas se apresentaram para os testes, quem teve resultado negativo conseguiu o passaporte para o jogo. Não houve concentração antes da partida. O elenco já havia passado por exames na segunda e na terça-feira.

Ainda de acordo com “O Globo”, a tendência é a de que sejam feitas novas análises após o jogo em todos os envolvidos com os atletas contaminados. Há chance de que, a partir de amanhã, quem teve contato com eles esteja transmitindo a doença. Com isso, mais pessoas podem ter que ser afastadas e exames em série serem realizados.

Pelo protocolo da Ferj, os testes poderiam acontecer 48 horas antes das partidas, com os exames chamados PCR. A mesma modalidade de exame, com acesso às vias aéreas, agora tem uma versão rápida, com resultado em 45 minutos. O que ajuda a evitar o afastamento de mais profissionais nos jogos.

A Federação banca esses testes para todos os clubes no dia das partidas desde a retomada do Carioca.

Por isso ficou estabelecido que fazer o teste no dia do jogo é melhor, para excluir qualquer chance de contaminação mesmo após o afastamento dos atletas ou profissionais envolvidos nos jogos que testarem positivo.

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Por Explosão Tricolor / Fonte: O Globo

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com