Há exatos 37 anos, Fluminense conquistava o título carioca de 1983






Título carioca de 1983 completa 37 anos nesta sexta-feira

Há 37 anos, nos embalos do “Casal 20’” – Assis e Washington, o Fluminense conquistava o Campeonato Carioca de 1983 e iniciava uma era histórica na memória do clube. Sob comando de José Luiz Carbone, assumindo o cargo de Cláudio Garcia, o Tricolor quebrou a hegemonia do seu rival, Flamengo, após o mesmo vencer o Bangu por 2 a 0 e nos consagrar campeão da competição.

Sem conquistar um título desde 1980, o Fluminense precisou reforçar o seu time em 1983 e colocar nomes de peso em seu elenco para voltar aos bons tempos. O Tricolor começou bem a competição ao vencer o Vasco, empatar com o Flamengo e Botafogo, vencer o América e levantar o caneco da Taça Guanabara.

Com reforços consagrados após uma fase ruim, o Fluminense venceu a Taça Guanabara com Aldo; Duílio; Ricardo; Jandir; Branco; Paulo Victor; Leomir; Deley; Washington; Assis e Paulinho, e se garantiu no triangular final do Estadual, ao lado do Flamengo, campeão da Taça Rio, e do Bangu, que somou o maior número de pontos no torneio.



Na primeira partida, empatando com o Bangu por 1 a 1, o Fluminense levou a decisão para o jogo contra o Flamengo, que mesmo sem Zico, era o grande favorito ao título do Carioca de 1983. Na partida, nos minutos finais, Duílio cobra falta rápida para Deley, que faz o lançamento para Assis, que virou o carrasco dos rubro-negros ao marcar um dos gols mais bonitos da história do Maracanã.

Com esse resultado, o Flamengo foi eliminado. O que restava ao Fluminense torcer para uma vitória do Rubro-negro contra o Bangu, no dia 14 de dezembro de 1983.

No jogo seguinte, o Flamengo venceu o Bangu por 2 a 0 e, na tribuna do estádio, o Tricolor recebeu a taça de campeão. No dia seguinte, uma bandeira tricolor é colocada aos pés do Cristo Redentor pelos torcedores como agradecimento.

Neste mesmo momento, o cenário também era de revolta da torcida tricolor, que se revoltou com Cláudio Garcia, treinador que fez parte da geração de 1969, 1970 e 1971. Garcia, trocou o Fluminense pelo Flamengo, e para o seu lugar chega Carbone. Ao sair do Tricolor, um dia após a conquista da Taça Guanabara, o técnico acabou perdendo o título do Carioca para o Fluminense no último minuto.

Clique aqui para acessar a loja do Explosão Tricolor!



Confira a agenda tricolor nos próximos cinco jogos pelo Brasileirão da Série A:

25ª rodada

13/12 – Domingo – 20h30  – Vasco da Gama x Fluminense – São Januário

26ª rodada

16/12 – Quarta-feira – 21h30  – Atlético-GO x Fluminense – Antônio Accioly

27ª rodada

26/12 – Sábado – 21h  – Fluminense x São Paulo – Maracanã

28ª rodada

06/01/2021 – Sábado – 21h30  – Flamengo x Fluminense – Maracanã

29ª rodada

13/01/2021 – Quarta-feira – 21h30  – Corinthians x Fluminense – Neo Química Arena

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Por Explosão Tricolor / Fonte: Fluminense F.C.

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com