Vamos acordar para a realidade!




Foto Bruno Haddad - FFC
Foto Bruno Haddad – FFC

Está na hora da torcida tricolor acordar para a realidade!

Desde que eliminamos o Grêmio, tenho lido muitos tricolores afirmando que devemos poupar o time em jogos do campeonato brasileiro, por causa da Copa do Brasil.

E o jogo de hoje, da pior forma possível, nos mostrou o contrário. Que enquanto não fizermos 47 pontos, não poderemos descuidar do campeonato brasileiro.

Amigos, a realidade não é nada agradável. Corremos o risco de acabar esta rodada a apenas 4 pontos do Z4. E nosso próximo jogo é contra o Vasco, que usualmente não conseguimos vencer nem por um decreto.

E o que me preocupa, é que parece que time e torcida estão completamente alheios ao risco que ainda corremos no campeonato brasileiro.

Precisamos de 7 pontos em 18. Em 2013 cairíamos com 46 pontos, se não fossem as irregularidades de Flamengo e Portuguesa. Logo, se já houve o risco de acontecer uma vez, precisamos mirar os 47 para eliminarmos qualquer probabilidade.

7 pontos em 18, representa um aproveitamento de 38,88% dos pontos. Baixo, é verdade. Mas no returno inteiro, fizemos os mesmos 7 pontos, só que em 39 disputados. Nosso aproveitamento é de ridículos 17,94% dos pontos.

Ou este time acorda agora para a realidade, ou o final de ano nos reservará fortes emoções.

E sem o Fred, fica ainda mais preocupante. Nossa dependência do capitão é inacreditável. Façam um exercício de raciocínio, e tentem lembrar a última vitória tricolor no campeonato brasileiro sem o Fred em campo. Se não me engano, foi na estreia de Ronaldinho Gaúcho, no 1×0 contra o Grêmio, com gol do Marcos Junior.

Por isso, espero que os médicos e fisioterapeutas tricolores estejam bastante cuidadosos com esta recuperação do nosso capitão.

Nossa experiência com o Fred forçando um retorno ao campo é péssima. Geralmente, acaba causando uma contusão mais grave do que a anterior.

Não vai adiantar nada termos o Fred no jogo da próxima quarta, e perdermos nossas esperanças para o restante da temporada. E o primeiro tempo do jogo de hoje, diante de um pavoroso time do Atlético, mostra como somos dependentes dele.

Claro que o goleiro adversário agarrou muito, e impediu que saíssemos para o intervalo com um placar favorável. Mas impressiona como este time não sabe decidir sem o Fred em campo.

Os inúmeros gols perdidos, e a falta de tranquilidade na hora de concluir, nos custaram 3 pontos que estavam na conta de todos os tricolores para esta fuga do rebaixamento.

E o show de horrores que foi nosso segundo tempo, só reforça o quanto sentimos falta do Fred em campo. Após sofrer o gol, o time se descontrolou totalmente, e perdeu todo o volume de jogo que tinha no primeiro tempo.

Precisamos voltar pra realidade. Sim, um time do tamanho do Fluminense não pode abrir mão da conquista de títulos, e temos que ir com tudo na quarta-feira para conquistarmos uma vaga na final da Copa do Brasil.

Mas já passou da hora, de todos nós olharmos com mais importância para estes jogos que restam no campeonato brasileiro.

6 jogos. Em casa, ainda enfrentaremos Chapecoense, Avaí e Internacional. Fora de casa, teremos o Vasco, Grêmio e Figueirense.

Como este time do Fluminense tem uma enorme dificuldade em jogar fora de casa, e de jogar contra o Vasco, é preciso encarar os 3 jogos em casa como encaramos a Copa do Brasil. Como finais de campeonato.

E ainda temos o agravante de que o jogo diante do Avaí, que está na conta dos 7 pontos, não poderá ser no Maracanã, em virtude do show do Pearl Jam. Ou seja, só teremos mais 2 jogos no Maracanã.

De qualquer forma, seja onde for o jogo, temos que conseguir 7 pontos em 9 possíveis contra Inter, Avaí e Chapecoense.

Eu espero, sinceramente, que não cheguemos na última rodada, fora de casa diante do Figueirense, sem os 47 pontos garantidos.

Que time e torcida acordem definitivamente para esta realidade. E que o Fred não nos desfalque mais até o final do ano.

Pelo espírito da Copa do Brasil em todos estes jogos. É o que pedimos.

Abs,

Alan Petersen

Vestiário

– Não vou comentar mais sobre o Wellington Paulista. Já fiz uma coluna especialmente sobre isso. Acho uma sacanagem com a torcida que este cara continue sendo escalado.

– Eu já defendi muito o Gérson por aqui. Mas não dá mais. 18 anos de idade, e não tem sangue, vontade, nada. Que vá logo para Roma, e pare de enganar no Fluminense.

– Falha conjunta de Gum e Marlon no gol do CAP. Walter, que não é bom cabeceador, subiu sozinho no meio dos dois.

– Por melhor que seja o goleiro adversário, não tem justificativa a quantidade de gols perdidos, especialmente no primeiro tempo.

– Impressiona como o Fluminense se desestabiliza com situações adversas, principalmente quando o Fred não está em campo. O segundo tempo hoje foi um show de horrores completo.

– Oswaldo é um dos jogadores mais burros que já vi vestir a nossa camisa. Toda a bola que pega, ele corre pra frente, independentemente de qual a melhor opção de jogada. Mata muitos contra ataques desta forma.

– Mago Alves também está muito mal, mas ainda assim é anos luz melhor que Wellington Paulista. Porque não tentar mais o Michael quando Fred não estiver disponível?

– Será que o Robert está com algum problema de comportamento, ou de dedicação nos treinos? Só isso pra justificar ele ser preterido no banco, depois daquela atuação contra o Santos. E o pior, preterido pelo Gérson, que não tem a menor vontade de jogar bola.

– Peço desculpas a todos por não ter escrito minha coluna após a vitória de quarta-feira contra o Palmeiras. Problemas pessoais e profissionais me impediram. Eu ia falar sobre este jogo também nesta coluna, mas a atuação da equipe neste segundo tempo tirou completamente o tesão.

– Quem quiser me seguir no twitter: @paminongas.