3-5-2 no Fluminense?
Em entrevista concedida ao jornalista Mauro Cezar no programa Dividida, do UOL Esporte, Roger Machado, saiu em defesa do esquema 3-5-2. Segundo o técnico do Fluminense, ainda há um preconceito com o esquema no futebol brasileiro, considerando equivocado o entendimento de que é defensivo.
– Se tem muito o preconceito de que três zagueiros é um sistema defensivo e que você não teria condição de propor muito o jogo, o que na minha verdade é uma incoerência, é uma avaliação incompleta dessa questão, porque primeiro que o 3-5-2 permite que você coloque um número de jogadores muito maior à frente da linha da bola. Claro, como todo sistema, ele vai depender da característica desses jogadores que você coloca em determinadas posições. Eu já vi alguns profissionais que ao invés de usarem laterais e transformarem em alas, esses jogadores terem a vocação de atacantes, eles serem atacantes que têm uma boa capacidade de fazer corredor e têm uma leitura defensiva também do processo. Então, para mim é um preconceito que ele não se justifica, mas você precisa ter as características adequadas – disse Roger Machado.
O comandante tricolor também afirmou que o sistema com três zagueiros pode dar ao time mais opções ofensivas, além de ser uma alternativa para tentar diminuir os espaços que o adversário pode ter pelas pontas ao atacar.
– Com dois alas com capacidade de terço final e habilidade, você consegue colocar muitos jogadores à frente da linha da bola. Eu acho que esse preconceito, nós já vimos no ano passado em alguns momentos algumas equipes no Brasil usando, com uma estrutura de marcar um pouco mais baixa e congestionar as amplitudes. Hoje, sobretudo a ideia de você ter uma linha de cinco em determinados momentos é em função da amplitude que está se dando no campo, uma amplitude muito grande, sobretudo com os pontas, ou com os laterais em amplitude, que faz com que você tenha que em algum momento colocar um jogador a mais nessa linha para que não dê o desequilíbrio e os espaços para o adversário – explica Roger.
– Eu vejo isso tudo como muito cíclico e ela vai mudando de acordo com uma equipe específica que consegue fazer com grande capacidade em determinado momento e acaba criando uma escola novamente, eu vejo esse momento que nós estamos vivendo, eu vejo um momento muito adequado em função da característica de outros modelos que faz com que tu tenha que abrir em alguns momentos uma linha de cinco defensiva – conclui.
Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!
Tabela de classificação do Campeonato Carioca 2021 (ative a rotação automática do celular para ver a tabela completa)
Por Explosão Tricolor / Fonte: UOL Esporte
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com
