Em entrevista, presidente Mário Bittencourt fala sobre o processo de implementação do voto online no Fluminense e aponta preocupação




Foto: Divulgação / Fluminense FC



Na última eleição do Fluminense, o atual presidente Mário Bittencourt utilizou a implementação do voto online no clube como a sua principal bandeira de campanha. Após dois anos de sua gestão, o mandatário tricolor tem sido muito cobrado para que o novo sistema de votação seja logo oficializado para a próxima eleição, que será realizada no final de 2022. Em entrevista ao portal ge, Mário Bittencourt atualizou o seu posicionamento sobre o tema.

– Sim. A gente vem fazendo testes de votação online, como por exemplo a adesivação do ônibus. Do ponto de vista técnico, não leva muito tempo para implementar, isso já vimos. Só que a gente esbarra hoje em alguns debates. O artigo 139 do Estatuto diz que é proibido voto por procuração. Quando você entrega a senha para uma pessoa votar, ele pode transferir essa senha para uma outra pessoa. A gente montou uma comissão interna, com advogados, e depois vamos buscar um parecer externo. Em outros clubes que têm voto online, o Estatuto não veda o voto por procuração – disse o presidente, que sinalizou preocupação com as mudanças estatutárias e eleitorais:

E tem outra questão: a decisão de como vai ser a fórmula da votação é do presidente da assembleia geral, que é o presidente que está no cargo. Minha preocupação é que mudanças estatutárias e eleitorais devem ser feitas só pela legislatura seguinte. Você vai dizer: “Se é você que decide, não precisa passar pelo Conselho (Deliberativo)”. Só que como é uma questão eleitoral e eu posso vir a ser um candidato à reeleição, nós montamos uma comissão para passar isso pelo conselho. Porque se eu tomo uma decisão unilateral, vai ter o voto online, aí posso ter uma alegação de nulidade – comentou o dirigente para depois dizer que é a favor do voto online:

– Mas nós somos a favor e já cotamos três empresas. Se o conselho entender que a implementação do voto online nessa legislatura não infringe nenhuma regra do Estatuto, nós vamos implementar já na eleição de 2022. Caso entenda que não, vamos implementar para 2025. Aí já faremos a alteração no Estatuto e deixamos pronto para lá – concluiu.

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Agenda tricolor

4ª rodada

17/06 – Quinta-feira – 19h – Fluminense x Santos – Maracanã

5ª rodada

20/06 – Domingo – 18h15 – Fortaleza x Fluminense – Arena Castelão

6ª rodada

23/06 – Quarta-feira – 19h – Atlético-GO x Fluminense – Antônio Accioly

7ª rodada

27/06 – Domingo – 16h – Fluminense x Corinthians – Maracanã

8ª rodada

30/06 – Quarta-feira – 20h30 – Fluminense x Athletico-PR – Maracanã

9ª rodada

04/07 – Domingo – 16h – Flamengo x Fluminense – Maracanã

10ª rodada

07/07 – Quarta-feira – 21h30 – Fluminense x Ceará – Maracanã

Por Explosão Tricolor / Fonte: ge

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com