Direito de comemorar, mas sem fugir da realidade




Fred (Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.)

Mais uma vez, o Fluminense venceu, mas não convenceu. Porém, sendo bem sincero, o que importava mesmo no jogo de volta contra o Cerro Porteño era sair do Maracanã com a classificação. Sendo assim, a equipe comandada pelo técnico Roger Machado foi competente na execução de sua missão, pois não correu risco algum.

O Tricolor cozinhou o jogo, achou um gol e administrou a vantagem sem correr grandes riscos até o apito final. No entanto, é importante ressaltar que a equipe paraguaia é muito fraca, ou seja, o Fluminense não fez mais do que a sua obrigação. De qualquer forma, mesmo jogando um futebol feio, o time segue entregando resultados.

No momento, apenas o Fluminense, Atlético-MG, Flamengo e São Paulo estão disputando o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores da América. Acredito que isso mereça ser destacado. Até aí, ok.

Só que agora, as duas Copas afunilaram. Na Libertadores, o próximo adversário é o Barcelona de Guayaquil. É um bicho papão? Não, mas a equipe equatoriana sabe jogar, constrói com desenvoltura as suas ações ofensivas e possui boa intensidade. O bom é que ela dá muito espaço para o adversário. Na vitória sobre o Vélez Sarsfield por 3 a 1, os equatorianos deram muitos espaços, mas os argentinos não foram capazes de explorá-los e, consequentemente, deram adeus à Libertadores.

Voltando a falar sobre o Fluminense, conforme sempre comentei aqui no espaço, não espero um futebol envolvente, mas verdade seja dita: tem que elevar o nível a partir das quartas de final das duas Copas. Sigo achando que o Nenê pode ser mais útil nos 20/25 minutos finais dos jogos. Não descartaria a entrada do André para soltar o Martinelli e Yago Felipe na armação das jogadas. Pode ser uma alternativa interessante, mas não acredito que o Roger barre o veterano.

Para encerrar, a torcida tem o direito de comemorar a classificação, mas sem fugir da realidade, pois o bicho vai pegar de agora em diante. Reconhecer os bons resultados é justo, mas cobrar um melhor desempenho é de extrema importância para a sobrevivência do Fluminense na temporada. É possível melhorar, basta o Roger Machado acreditar.

Observações:

– Marcos Felipe faz uma grande Copa Libertadores com muita segurança e, principalmente, decisivas intervenções.

– Manoel está de parabéns, pois vem dando conta do recado na ausência do Nino, que está arrebentando nas Olimpíadas de Tóquio.

– Gabriel Teixeira e Luiz Henrique precisam melhorar o acabamento das jogadas.

– Boa atuação do Fred. Buscou o jogo fora da área, ajudou na armação, fez o pivô, provocou o pênalti, marcou o gol da vitória, etc…

– Faltam 5 jogos para a Glória Eterna.

– Siga-me no Twitter através do perfil @ViniFLU18 (clique aqui)

Forte abraço e ST!

Vinicius Toledo