Cenário para o jogo de volta contra o Barcelona de Guayaquil, situação de Gabriel Teixeira, possibilidade de poupar jogadores contra o Internacional e muito mais: leia a entrevista coletiva de Roger Machado




Roger Machado (Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.)



Roger Machado concedeu entrevista coletiva no Maracanã

Após o empate do Fluminense em 2 a 2 com o Barcelona de Guayaquil (EQU), na noite desta quinta-feira (12), o técnico Roger Machado concedeu entrevista coletiva no Maracanã. O treinador tricolor falou sobre a atuação de sua equipe, cenário para o jogo de volta contra os equatorianos, risco de ser demitido, situação de Gabriel Teixeira, possibilidade de poupar jogadores contra o Internacional e muito mais. Leia a íntegra abaixo:

Atuação do Fluminense

“Foi um bom jogo. Fizemos um bom jogo, equilibrado. Nos desequilibramos nos dois momentos: na penalidade e em uma saída de bola que proporcionou o primeiro gol, mas estivemos sempre vivos na partida. Isso é bem importante. Não tivemos queda de rendimento substancial que justificassem os dois gols do adversário. Foram dois lances pontuais: uma penalidade e um equívoco na saída. O adversário criou muito pouco durante a partida inteira, controlamos a maior parte do jogo. Estivemos dentro da partida o tempo inteiro.

Estamos falando de um adversário que fez dois gols. Um de penalidade duvidosa, na minha opinião, e um segundo de um equívoco nosso. Acho que nosso adversário criou pouco, nós criamos mais, tivemos mais volume, poderia ter tido sorte melhor, mas é uma decisão. Não vai se imaginar que você terá uma ampla vantagem com um adversário qualificado como é o Barcelona.”

Cenário para o jogo de volta contra o Barcelona de Guayaquil

“Tem outros eventos nos jogos na Libertadores (que servem de exemplo). Tivemos pelo menos três vitórias na fase de grupos e nas oitavas. Nossa vida é vencer. Obviamente que o resultado que gostaríamos era ter levado uma vantagem, até porque pela atuação que tivemos demonstramos consistência e futebol para merecer um placar que nos desse uma condição diferente do empate. Mas a vitória simples nos dará a classificação para a próxima fase. E tenho certeza que vamos trazer essa classificação.

É uma fase da competição em que estão os melhores. Nosso time vem jogando no limite das nossas capacidades, muito motivado. E hoje mostrou que, muito embora o resultado de empate não era o que desejávamos, temos condições de vencer, assim como vencemos outros adversários fortes fora de casa.”

Time sentiu o primeiro gol?

“Mentalmente não, porque a parte emocional desse time é muito forte e muitas das vitórias que tivemos em jogos decisivos foi porque acreditamos até o fim e tivemos força mental para reverter resultados adversos. Posso citar três ou quatro eventos dentro da própria Libertadores. É evidente que com as substituições você troca um pouco a característica dos jogadores. Alguns entram no mesmo nível dos demais. O adversário faz as suas substituições, e volta para a partida.”

Risco de ser demitido

“Nós não estamos eliminados da Libertadores. Essa questão podemos deixar para outro momento. Na Copa do Brasil foi me questionado isso depois que perdemos o primeiro jogo como se já estivéssemos fora. Quem aposta na desclassificação do Fluminense em função do empate pode apostar que vamos buscar a vaga até o fim. Com relação a conversa, sempre conversamos. E cargo de treinador de futebol… Eu não sou o treinador do Fluminense, eu estou treinador do Fluminense. E sabemos que quando os resultados não acontecem naturalmente há um desgaste. Mas acho desnecessário esse tipo de questionamento justamente no meio de uma decisão importante.”

Possibilidade de poupar jogadores contra o Internacional

“Vamos ver a partir de amanhã. Vamos ver como os atletas vão se recuperar. Tem sexta, sábado e domingo, só três dias. Depois tem a viagem, tudo em sequência. Gostaria de poder levar todos que estiverem nas melhores condições. Mas precisamos ver. Hoje fizemos um jogo forte. Isso gera impacto na recuperação dos atletas, que pode impactar na outra semana. Mas é claro que o Brasileiro é importante e um resultado positivo também nos dá confiança para o jogo seguinte. Tudo isso será muito bem avaliado.”

Situação de Gabriel Teixeira

“O Biel saiu sentindo alguma coisa e também vamos esperar amanhã para reavaliá-lo e torcer para que não seja nada demais e ele possa estar presente.”

Possível retorno de Caio Paulista para o duelo da próxima quinta-feira

“Estamos trabalhando para que o Caio esteja presente. Não temos condições de precisar essa questão porque ele ainda está na fase de transição.”

Colocar mais um meia, segurar os laterais e liberar os pontas?

“Não consegui entender essa proposição. Justamente por jogar dentro de casa eu tenho que usar os laterais no fundo do campo, para eu gerar as oportunidades que geramos. As oportunidades que tivemos pelas beiradas foi justamente quando conseguimos progredir e fazer ultrapassagens e combinações com os laterais, com o Samuel, com o Egídio, para conseguirmos botar Biel e Luiz por dentro do campo junto com Cazares para termos mais peso na área. O Cazares não é um jogador lento, longe disso. É um jogador que tem muita dinâmica e boa velocidade para jogar no meio-campo. O adversário era rápido pelas beiradas e tratamos de nos aproveitar justamente nas transições nos espaços que eles deixavam. Essa avaliação, para mim, não é completa, porque não vi a necessidade de formatação nesse modelo citado pelo entrevistador.”

Por que não mudar a estrutura da equipe?

“A mudança de estrutura, nesse momento da competição ela mexe com a estrutura da equipe. Hoje alteramos com o posicionamento do Cazares, em uma posição diferente, fazendo mais companhia com o Fred ali na frente e eu penso ter funcionado bem.”

Opção por trocar jogadores da mesma função

“Porque é um modelo de jogo. Com cinco substituições você troca aquelas peças que estão mais desgastadas. Dentro desse modelo que temos, essa é a opção que a gente faz. Hoje troquei dentro do 4-2-3-1 passei para um 4-4-2, diferente do 4-3-3 que vínhamos fazendo. São mudanças. Trocar seis por meia dúzia você troca características das funções. Não obrigatoriamente você precisa mudar o sistema. E para mudar sistema você precisa ter tempo para fazer isso. Não dá para sair de um sistema para o outro como se imagina ser tão fácil quem está analisando do lado de fora.”

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Jogos de ida das quartas de final da Copa Libertadores 

Terça-Feira (10/08)

21h30

São Paulo 1×1 Palmeiras – Morumbi

Quarta-Feira (11/08)

19h15

Olimpia 1×4 Flamengo – Manuel Ferreira

21h30

River Plate 0x1 Atlético-MG – Monumental

Quinta-Feira (12/08)

21h30

Fluminense 2×2 Barcelona de Guayaquil – Maracanã

Jogos de volta das quartas de final da Copa Libertadores 

Terça-Feira (17/08)

21h30

Palmeiras x São Paulo – Allianz Parque

Quarta-Feira (18/08)

19h15

Flamengo x Olimpia – Maracanã

21h30

Atlético-MG x River Plate – Mineirão

Quinta-Feira (19/08)

21h30

Barcelona de Guayaquil x Fluminense – Monumental



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com