Kleber Leite revela os bastidores do polêmico Fla x Bahia que prejudicou o Fluminense em 1996




Kleber Leite disse que o Fluminense ofereceu mala branca ao Fla
Kleber Leite disse que o Fluminense ofereceu mala branca ao Flamengo

No dia 24 de novembro de 1996, o Fluminense necessitava da ajuda-rubro-negra para escapar do rebaixamento. O Flamengo recebeu o Bahia em São Januário, e uma vitória livraria o Fluminense do rebaixamento, mas os baianos venceram por 1 a 0. Dezenove anos depois, a coincidência une os destinos de rivais cariocas, e Kleber Leite, presidente rubro-negro à época, menciona que uma oferta de ‘mala branca’ chegou das Laranjeiras.

– Alguns dirigentes do Fluminense, que não vou citar o nome, me perguntaram se haveria necessidade de pagar para o Flamengo ganhar o jogo. Respondi que não haveria nenhuma influência negativa, que não teria sacanagem da nossa parte. Antes do jogo, disse aos jogadores que eles tinham uma grande oportunidade de mostrar o quão sério é o futebol. Podíamos ter dado férias para todos os jogadores, mas não fizemos isso – disse o ex-dirigente rubro-negro.

Fato é que a tentativa de mobilização relatada pelo rubro-negro não chegou à arquibancada do estádio do Vasco. Em muitos lances, torcedores rubro-negros vibraram com jogadas do rival, cientes de que a derrota mandaria o Fluminense para a segundona.

O ex-jogador Athirson comentou que a semana foi marcada por muita ‘pilha’ de torcedores do Flamengo, que pediram para que o o time rubro-negro rebaixasse o Fluminense. O ex-lateral, que entrou no decorrer do jogo diante do Bahia, garante que houve empenho máximo durante os 90 minutos:

– Eu sempre pensei como um jogador profissional. A pressão em cima do Flamengo era muito grande, mas você tem de esquecer o lado do torcedor. A zoação só tem espaço fora de campo – disse Athirson.

Apesar das declarações do Kleber Leite e o Athirson, a verdade é uma só: em 1996, o Flamengo estava com orgulho ferido, como tem até hoje, por causa do gol de barriga do Renato Gaúcho que fez com que o Fluminense conquistasse o histórico Estadual no ano do centenário rubro-negro. Na época, a revolta rubro-negra foi enorme, pois o Kleber Leite montou uma verdadeira seleção que só perdeu para o Tricolor.

Hoje, o Fluminense pode fazer para o Vasco uma ‘gentileza’ que não recebeu do Flamengo. Isso só saberemos a partir das 17 horas de hoje, quando o país inteiro estará ligado nos últimos 90 minutos do Brasileirão 2015.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Extra / Foto: Divulgação