Em evento com presença de jogadores, Fluminense lança livro sobre a história de Xerém




Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.



Fluminense lançou o livro “Xerém – Guerreiros nascem aqui”

Em evento realizado na última quinta-feira (02), no Hotel Nacional, em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o Fluminense lançou o livro “Xerém – Guerreiros nascem aqui“, que conta a história das categorias de base do clube. Assinada por Dhaniel Cohen e Carlos Santoro, a obra já está disponível para compra exclusivamente nas lojas oficiais do Tricolor.

Dhaniel Cohen recebeu convidados, entre jogadores, membros da diretoria, funcionários do clube, além de patrocinadores e amigos para uma sessão de autógrafos. Um dos autores do livro, ele se disse emocionado por assinar mais uma obra sobre o Fluminense.

– É um sonho. Esse era um tema que eu queria muito fazer. E é muito bom quando você tem muita motivação para fazer um projeto e este foi o caso. Há alguns anos eu já vinha pensado em parar um pouco de escrever livros e focar em outros projetos, mas esse livro eu achava que era uma lacuna histórica do Fluminense que a gente tinha que preencher e explorar. Eu sentia que a gente precisava explicar Xerém, mostrar Xerém para o mundo. E ver este livro acontecer, receber o reconhecimento de vários profissionais, é realmente muito emocionante – disse Dhaniel Cohen.

Com cerca de 500 imagens exclusivas e, parte delas, inéditas, a obra é desenvolvida em 180 páginas, com formato quadrado (30×30). Além de ser o primeiro livro oficial de um clube voltado exclusivamente para as divisões de base, o material apresenta texto bilíngue, em português e inglês.

Quem marcou presença no lançamento foi Marcão, que, como técnico do time profissional, faz questão de abrir espaço no elenco para os jovens talentos revelados na base do Fluminense.

– Dá um orgulho muito grande, uma satisfação enorme abrir essas páginas e ver grandes valores. Muitos com quem eu tive a oportunidade de trabalhar, de jogar junto e agora como membro da comissão. Xerém é isso, virou história. É uma fábrica de grandes valores. O Dhaniel, sempre com muita elegância e sabedoria, conseguiu colocar tudo isso dentro do livro. Parabéns a ele por mais essa conquista. Estou muito orgulhoso de ser amigo dele. Daqui a pouco ele vai ter que escrever outro livro, com novas páginas. Porque Xerém é isso. O Fluminense encontrou uma maneira muito boa de revelar seus jogadores. A gente tem que enaltecer o trabalho que é feito em Xerém, e o presidente intensificou isso. No profissional, a gente tem a total confiança de receber esses meninos, pois sabemos que todas as categorias estão recebendo muita atenção e cuidado. Eles chegam cada vez mais preparados – afirmou o treinador tricolor.

Aniversariante do dia, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, fez questão de marcar presença no evento e destacar a importância da obra e do trabalho desenvolvido nas categorias de base do clube. Para ele, Xerém faz parte da história do Tricolor e deve sempre ser valorizado.

– Xerém é um alicerce da instituição. É muito importante que a gente siga valorizando a nossa casa, onde a gente forma nossos jogadores, nossos guerreiros. E a gente tem dado sempre uma atenção muito especial para o que é feito lá. É importante falar que esse trabalho já vem sendo feito há muito tempo, desde o presidente Sylvio Kelly. Então é importante sempre enaltecer o nome dele, que foi o grande idealizador de tudo isso. Todos os presidentes que passarem pelo Fluminense precisam ter esse entendimento, de que Xerém é muito importante, que é o nosso futuro e o nosso presente. Hoje temos vários jogadores da base que estão representando nosso time profissional. Xerém nos dá muitas alegrias, títulos, então é importante que esse legado possa seguir em frente – disse o mandatário tricolor.

Em algumas de suas páginas, o livro mostra um pouco da ainda curta trajetória do futebol feminino do Fluminense, que também tem Xerém como base. A treinadora da equipe principal tricolor, Thaissan Passos, marcou presença no evento e falou sobre a importância cada vez maior que a modalidade vem recebendo do clube.

– Fico muito feliz pelo lançamento do livro, não só por tudo o que representa, mas também pelo Dhaniel Cohen que é um ser humano formidável, que sempre nos tratou com tanto respeito e atenção, teve cuidado de detalhar muitas coisas sobre o futebol feminino, e que com certeza marcou para sempre a vida de todos nós do departamento. O livro é algo que ficará marcado para sempre em minha memória, O CTVL é um lugar mágico, que contagia, que traz para o nosso dia a dia o entendimento da responsabilidade que temos de representar as cores deste clube fantástico. Nós trabalhamos pelo legado do futebol feminino, buscando nosso espaço com ética, valores e profissionalismo, ter um pouco de tudo o que estamos construindo retratado nas páginas do livro, me dá a sensação de estarmos no caminho certo, e que temos muito a caminhar dentro do clube – disse a treinadora.

Confira abaixo algumas imagens do evento:


Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Jogos de ida das quartas de final da Copa do Brasil 

Quarta-feira (25/08)

19h

Athletico 1×0 Santos – Arena da Baixada

21h30

Grêmio 0x4 Flamengo – Arena do Grêmio

São Paulo 2×2 Fortaleza – Morumbi

Quinta-feira (26/08)

21h30

Fluminense 1×2 Atlético-MG – Nilton Santos

Jogos de volta das quartas de final da Copa do Brasil 

Terça-feira

21h30 (14/09)

Santos x Athletico – Vila Belmiro

Quarta-feira (15/09)

19h

Atlético-MG x Fluminense – Mineirão

21h30

Flamengo x Grêmio – Maracanã

Fortaleza x São Paulo – Arena Castelão



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com