Entrada covarde de Carlos Alberto em Léo Pelé renderá julgamentos na próxima segunda




A covarde entrada de Carlos Alberto, do Figueirense, no lateral do Fluminense, Léo Pelé, na última rodada do Campeonato Brasileiro poderá custar caro ao árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa/PA). Dewson foi denunciado por não ter punido o Carlos Alberto. A Procuradoria do STJD analisou as imagens da partida e marcou os julgamentos do juiz e do Carlos Alberto para a próxima segunda-feira.

No jogo, Carlos Alberto foi apenas amarelado pelo lance, descrito por Dewson na súmula como “calçar o adversário de forma temerária na disputa da bola”. Atingido, Léo Pelé precisou levar pontos na canela em função do chute. Ao rever o lance, a Procuradoria entendeu que o Carlos Alberto atingiu o rival de forma intencional.

Carlos Alberto foi enquadrado no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente), que prevê suspensão de quatro a doze partidas. O juiz Dewson Freitas foi denunciado por não aplicar a regra da modalidade pela agressão, prevista no artigo 259, e por não prevenir a violência entre os atletas (artigo 260). O árbitro do quadro da Fifa pode ser suspenso em até 240 dias pela primeira infração e em 360 pela segunda. Além disso, ambos os artigos podem render uma multa de até R$ 1 mil.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Terra / Foto: Reprodução