
Fluminense aguarda resposta do TRE-RJ sobre a cessão de urnas eletrônicas para o pleito
Falta menos de um mês para a eleição do Fluminense, mas ainda pairam dúvidas no ar, tanto sobre a data quanto à possível união da oposição. Enquanto três pré-candidatos não entram em consenso pela formação de uma chapa única, o clube das Laranjeiras continua aguardando uma resposta do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) para oficializar o dia da votação.
O TRE-RJ cede urnas eletrônicas para a eleição do Fluminense desde 2016, e como de praxe a diretoria tricolor fez uma solicitação formal com o pedido no mês passado. Porém, não houve uma resposta até agora, por isso o Tricolor ainda não divulgou o edital do pleito. Questionado pela reportagem, o órgão respondeu por e-mail que o requerimento segue em análise e não informou prazo: “O pedido ainda está sendo analisado pela Administração do TRE-RJ“.
Internamente no clube, acredita-se que o segundo turno da eleição presidencial no Brasil, realizada no dia 30 de outubro, pode ter atrasado o processo. Vale lembrar que o pleito do Fluminense em 2016 também coincidiu de ser perto de um segundo turno eleitoral, mas na época era para prefeito do Rio de Janeiro.
Fato é que, comparado às últimas eleições do Tricolor, a atual é que está mais atrasada em termos de confirmação. Em 2016, o edital foi publicado em 27 de outubro, 30 dias antes do pleito que ocorreu em 26 de novembro e elegeu Pedro Abad. E em 2019, o edital saiu em 25 de abril, 44 dias antes da votação que aconteceu em 8 de junho e elegeu Mário Bittencourt. Na época, houve uma exceção para a eleição ser antecipada em cinco meses, a pedido de Abad.
Em 2022, a tendência é que o pleito seja no dia 26 de novembro (sábado). Nos corredores das Laranjeiras, a data já é dada como reservada para esta finalidade, ou seja, daqui a 23 dias.
Apesar de ainda não ter saído o edital, as chapas já podem ser registradas desde a última terça-feira. O prazo de inscrição vai até o dia 15 de novembro.
Até o momento, o pleito presidencial tricolor conta com quatro pré-candidatos: Mário Bittencourt, Ademar Arrais, Marcelo Souto e Rafael Rolim. Para registrar as suas chapas, todos os candidatos precisarão conseguir 200 assinaturas de sócios do Fluminense.
VEJA AINDA:
- Milan envia representantes para observar André; Fluminense estipula valor para negociar o volante
- Em entrevista ao Diário Olé, Germán Cano responde sobre possibilidade de jogar no futebol argentino
- Brasileirão: saiba a sequência final de cada time que está na briga pelo vice-campeonato e pelas premiações milionárias
- Garantido na Copa Libertadores, Fluminense começa a olhar para 2023 e avalia nomes
Por Explosão Tricolor / Fonte: Globo Esporte
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com