Dúvida no Fluminense: “Quem deve ser o substituto de Keno no Fla-Flu?” Comentaristas opinam




Keno (FOTO DE MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC)



O Fluminense volta aos treinos nesta terça-feira depois da vitória por 2 a 0 em cima do Internacional e já de olho no clássico do próximo domingo, com o Flamengo. Uma peça que Fernando Diniz sabe que não vai poder contar é o atacante Keno, que recebeu o terceiro cartão amarelo no último jogo e está suspenso para a próxima partida.

Um dos titulares da equipe tricolor atuando aberto pela esquerda, o atacante precisará de um substituto, mas quem será? O portal ge perguntou para três comentaristas do Grupo Globo quem eles acham que deveria ser o escolhido de Diniz. Jhon Arias, Yony González, Leo Fernández e John Kennedy foram cotados para começar como titulares diante do Flamengo atuando por aquele lado do campo.

O mais provável é que o colombiano seja titular, independente do que acontecer. A questão é em qual lado e quais jogadores irão acompanhá-lo na frente. Arias volta de suspensão e pode ser deslocado para a esquerda e começar jogando por ali. Apesar de ter jogado boa parte do ano passado naquele lado do campo, em 2023 atuou muito mais pela direita. É assim, por exemplo, que pensa Marcelo Raed.

(CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE)

– Não acredito na utilização dos reforços porque o Diniz pede um jogo de dinâmica e conexão entre os jogadores. Se for pensar a partir do adversário, o ideal seria utilizar um atacante de velocidade e força pelo setor, para jogar em cima do Wesley. Arias fez um bom Brasileirão jogando pela esquerda em 2022, mas neste ano tem jogado pela direita. Ainda assim, acho que seria a melhor opção. Mas tem que pensar nas dinâmicas do jogo e na carga emocional de um clássico, principalmente para um time que tenta retomar o nível e protagonismo do início do ano.

A dinâmica do ataque do Fluminense também está condicionada a um possível retorno de Paulo Henrique Ganso. O camisa 10 tricolor tem desfalcado a equipe por causa de dores no pé. Na opinião de Cabral Neto, a presença do meia pode impactar no time. Ainda assim, é a condição física de Leo Fernández que ele considera determinante para uma possível escalação no próximo domingo.

– A melhor opção pra essa substituição seria encaixar Arias e Leo Fernández, dependendo de seu condicionamento físico. Léo tem mais costume de atuar pela direita, sempre centralizando, usando a perna esquerda com bom passe, finalizações e bola parada, mas também rende quando atua centralizado ou na ponta esquerda, o que daria a possibilidade de inversões de lado com Arias e deixaria o Fluminense com grande capacidade de construção através de passes curtos, como gosta Fernando Diniz, além de elevar o patamar técnico da equipe.

(CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE)

– Mas isso depende muito de sua atual condição física, o modelo de jogo de Diniz exige forte intensidade e o meia não atua há quase dois meses. Com ele, a formação da equipe a partir do meio-campo poderia ser: André, Martinelli, Léo Fernandez, Ganso (Lima), Arias e Cano. Sem Léo: André, Martinelli, Ganso (Danielzinho), Arias, Lima e Cano.

Vale destacar que o uruguaio ainda não está regularizado. A tendência é que a documentação fique pronta a tempo do clássico de domingo. Para isso, Leo Fernández tem que aparecer no BID da CBF até as 19h de sexta-feira.

Para Rodrigo Coutinho, se fosse para manter as características física de Keno, ele colocaria Yony González. Porém, como o atacante não joga desde maio, outra possibilidade seria Diniz escalar John Kennedy por ali.

– O jogador que mais se aproxima em características é, sem dúvida, o Yony Gonzalez. Mas há a questão do tempo de inatividade e uma considerável diferença técnica entre eles. Acho que John Kennedy poderia atuar na função. Mesmo improvisado, teria como se aproximar de gerar a mobilidade e a ruptura que Keno oferece, e o time não sofreria um decréscimo tão grande na parte técnica.

(CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE)

Fato é que Diniz vai ter tempo para ajustar a equipe. Serão cinco sessões de treino para que o técnico saiba exatamente qual time mandar a campo. Flamengo e Fluminense se enfrentam no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes estão no G-4 do Brasileirão, com o Flamengo em segundo, com 26 pontos, enquanto o Flu é o quarto, com dois pontos a menos.

 

VEJA AINDA:

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!



Por Explosão Tricolor / Fonte: ge

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com