Comentaristas do Grupo Globo analisam como Renato Augusto pode se encaixar no Fluminense




Renato Augusto (Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)



Meia se juntará ao elenco tricolor nos próximos dias

Com a proximidade da chegada de Renato Augusto ao Fluminense, é natural que a torcida tricolor comece a pensar em como o novo reforço vai se encaixar no time comandado por Fernando Diniz. Meia de origem, o jogador também pode jogar mais centralizado ou avançado, a depender da necessidade da equipe.

Diante deste cenário, os comentaristas do Grupo Globo opinaram sobre como consideram que Renato Augusto será usado no Fluminense. Para eles, a tendência é que o jogador que estava no Corinthians concorra com Paulo Henrique Ganso por uma vaga no meio de campo. Mas, a depender das situações de jogo e até do elenco tricolor, eles podem até atuar juntos.

Para Marcelo Raed, a tendência é que os dois revezem na posição e qualquer coisa diferente disso provavelmente vai ser fruto do trabalho dos jogadores nos treinamentos. Segundo ele, o estilo de jogo de Fernando Diniz exige características específicas para as funções que os jogadores ocupam em campo.

– Renato Augusto gosta de jogar como segundo volante, é um jogador acima da média na leitura de jogo, técnica e construção de jogadas, mas já não é tão jovem e não entrega a dinâmica necessária para ser colocado na função, principalmente se tiver que compensar a cobertura de espaço de campo. Ganso por muitas vezes jogou um pouco recuado, mas era uma composição para abrigar John Kennedy e Cano no ataque, o que abria espaços na zona defensiva adversária.

Na opinião de Jéssica Cescon, as características da provável contratação tricolor podem se encaixar muito bem no estilo de jogo do Fluminense. Técnico, preciso e inteligente, Renato Augusto pode dar ainda mais mobilidade no ágil meio de campo do clube. A princípio, também considera que o experiente meio-campista seja uma alternativa para Ganso, principalmente como forma de preservar os dois jogadores para uma temporada desgastante, como a brasileira.

– Diniz tem um conceito de jogo que valoriza a posse e conta com a aproximação dos jogadores, que saem de suas zonas para fazerem a superioridade numérica no setor do portador da bola, por isso perder a posse é sempre um risco. Se a pressão para recuperar a bola imediatamente depois de perdê-la não funcionar, a defesa fica exposta por alguns segundos, até que a recomposição aconteça. Dessa forma, a precisão no passe é uma característica valiosíssima no Fluminense, além de domínio orientado, controle da bola e visão de jogo. Todos esses atributos que Renato Augusto tem.

Conrado Santana também vai na linha de que Renato batalha com Ganso por uma vaga. Mas isso está longe de ser algo negativo, já que gera a competitividade no elenco tricolor. Pelas características dos dois, é pouco provável que eles atuem em outras faixas do campo, algo comum nos times de Fernando Diniz. Além disso, a se manter o elenco como está, é difícil tirar alguém da linha de frente para encaixar outro jogador.

– Acho que isso vai ser positivo para o Fluminense. Ganso terminou o ano em baixa. A primeira metade ele estava melhor, mas o fim da temporada não foi tão bom. E ter um cara como Renato Augusto é muito bom até para o Ganso ficar sempre alerta. Ou ele ser titular e jogar muito bem, ou perca a vaga para o Renato Augusto, que é um baita jogador, e ser uma opção. Acho isso positivo para o Fluminense. Vem para disputar a vaga no time titular. Mas como a temporada é longa, durante uma partida eles podem jogar juntos, sim.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

VEJA AINDA:



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com