E aí Conca?




Fonte: globoesporte.com
Fonte: globoesporte.com

Amigos Tricolores,

Já se passaram cerca de 40 dias de nosso rompimento com a Unimed, e até o momento diversas especulações envolvendo o nome do Conca foram trazidas pela imprensa, ávida por ver o craque distante do nosso amado Tricolor.

Desde então, o Conca já esteve certo no São Paulo, Corinthians, Flamengo e Palmeiras. Mas nenhuma destas especulações se confirmou.

Entretanto, em todas estas especulações, tivemos uma característica comum. Todas as reportagens davam como certo que o Conca teria interesse em sair do Fluminense, através de “fontes próximas ao jogador”, mas que nenhum destes clubes teria aceitado pagar o suposto numerário de 750 mil reais que Conca recebe no Fluminense.

Pelo lado tricolor, a posição sempre me pareceu mais clara. “Não temos interesse que o Conca saia”. Isto foi alardeado aos quatro ventos pelo Peter, Mário e Simone, concluindo que para qualquer negócio acontecer, seria preciso conciliar a vontade do Conca, com o pagamento integral da multa a que tem direito o Fluminense.

E enfim, pela terceira via da história, temos a posição da Unimed, nossa antiga patrocinadora, através do senhor Celso Barros, que não esconde de ninguém a vontade de ver Conca negociado, de modo a se livrar, sem ônus, do pesado fardo que é atualmente o pagamento de seus direitos de imagem, sem maiores retornos publicitários.

Amigos, aqui eu faço um parêntese para explicar o que acho deste posicionamento da Unimed.

Não sigo a linha dos que acusam nossa ex-patrocinadora por querer se desfazer do argentino, especialmente o Celso, acusando-o de “depois vem dizer que é tricolor”.

Estamos falando de negócios, e o Celso é o presidente da Unimed, e deve defender os interesses da empresa. E é óbvio que, para nossa antiga patrocinadora, o ideal é que TODOS os contratos de imagem com os atuais jogadores tricolores sejam encerrados o mais breve possível, sem qualquer ônus para a cooperativa. E isto somente ocorrerá através de negociações com possíveis clubes interessados.

Mas agora, vou passar a minha crítica à forma como estas negociações estão sendo conduzidas. Esta pressão indireta, atrasando os direitos de imagem dos jogadores, de modo a forçá-los a sair do clube.

Ora amigos, o senhor Celso Barros, quando assinou os contratos, sabia todos os riscos que corria. E contratos são para serem cumpridos, a não ser que ambas as partes queiram, de comum acordo, alterá-lo ou rescindi-lo.

Neste ponto, me parece que o ego do “mecenas” Celso Barros fala mais alto, tentando impor dificuldades não previstas, gerando o caos no clube, e induzindo a torcida a imaginar que o Fluminense não consegue andar com as próprias pernas sem a sua preciosa ajuda.

Em resumo: a Unimed está no seu direito em tentar a venda dos jogadores que ainda estão sob contrato de direito de imagens, mas não pode fazer isso criando uma situação desconfortável dentro do clube, através do atraso no pagamento destes direitos.

Existem medidas judiciais que podem ser tomadas para proteger o Fluminense desta situação, e espero que o jurídico do Fluminense esteja atento a esta questão.

Mas, voltemos ao Conca. Desde o início das especulações, pipocaram também algumas informações de que o Fluminense teria aberto negociação com o argentino para desvinculá-lo da Unimed, obviamente com uma redução dos valores que recebe, mas, em contrapartida, com uma extensão de seu vínculo contratual.

O Conca é um ídolo da torcida tricolor, com uma situação financeira já bem resolvida, e o que se esperava era que o meia aceitasse ganhar um salário mais condizente com a realidade do futebol brasileiro, em prol de toda a sua história e de tudo o que representa para o clube.

Além disso, enquanto estava na China, o meia tentou de todas as formas retornar ao Brasil, dizendo que não havia se adaptado. Mas, para isso, queria que o Fluminense pagasse as luvas que recebeu de forma adiantada dos chineses, eis que se recusava a devolvê-las.

Longe de mim questionar o que o Conca representou dentro de campo, enquanto vestiu a camisa tricolor.

Me parece muito claro que, se não fosse ele, a taça do brasileiro de 2010 não estaria hoje em nossa sala de troféus. Afinal de contas, ao contrário do título de 2012, o elenco tricolor era bem menos equilibrado, e muito mais dependente de nosso pequeno craque, que disputou de forma decisiva todas as 38 partidas daquele campeonato.

Além disso, sempre vestiu com muito respeito e profissionalismo a camisa tricolor, nunca se omitindo ou se escondendo dentro de campo.

Mas, infelizmente, o mesmo não se pode dizer de seu comportamento neste momento.

O Conca precisa se conscientizar de seu papel de ídolo, e saber que é preciso dar uma satisfação a esta torcida, que sempre o tratou de forma espetacular. Eu mesmo não me lembro de uma vaia direcionada ao jogador em toda a sua trajetória nas Laranjeiras.

O Conca tem o direito de aceitar a nova proposta da China? Tem. O Conca tem o direito de não querer reduzir o seu salário? Tem.

Mas ele precisa vir a público e manifestar sua opinião, dizer o que pensa e o que acha de tudo isso. Um ídolo tem que se posicionar, nem que seja para tentar explicar a uma torcida apaixonada as razões de sua não permanência.

O Conca precisa saber que, na história de um clube, temos craques, ídolos e heróis.

O que ele construiu no Fluminense, nunca será apagado. Mas ele pode estar jogando fora a a chance de ser um dos maiores da história.

Já ganhou perto de 60 milhões em 30 meses de contrato na China. Quis voltar de qualquer jeito. Será que depois de ganhar isso tudo, 300, 400, 500 mil reais por mês é muito pouco para ser um herói?

O que pensa Dario Conca sobre tudo isso? Porque ele quer sair do Fluminense? Ele quer mesmo sair do Fluminense?

Acho que já passou da hora do Conca abrir a boca.

Abs,

Alan Petersen

Vestiário

– Me recuso a comentar o desempenho da equipe na Florida Cup.

– Espero que a diretoria já esteja se movimentando para esta provável saída do Conca. É preciso mostrar força junto ao grupo e à torcida neste momento.

– Vamos precisar muito do Fred este ano. Muito mesmo. Espero que ele esteja na fase boa, porque quando está na fase ruim…