Os números do péssimo retrospecto do Fluminense em clássicos no século XXI




A palavra clássico virou um verdadeiro terror para o Fluminense no século XXI. Os números diante dos seus três principais rivais do Rio de Janeiro em 2016 refletem o péssimo desempenho do Tricolor nesse tipo de confronto.

Desde 2001, o Fluminense só conseguiu terminar o ano com retrospecto positivo – leia-se mais vitórias do que derrotas – sobre Flamengo, Vasco e Botafogo em três oportunidades: 2002, 2005 e 2012.

O desempenho geral no século aponta o terrível saldo de 20 derrotas (43 x 63). O último ano de destaque foi 2012, quando o Fluminense conquistou o Campeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro. Foram sete vitórias em clássicos e apenas três derrotas. No ano seguinte, o Tricolor passou em branco e foi derrotado oito vezes. Em 2011, o clube também havia atingido o feito de não vencer os seus principais rivais nem uma vez sequer.

Na atual temporada, a história se repete: em seis jogos, dois empates e quatro derrotas. Tais números deixam o Fluminense perto de mais um ano com desempenho extremamente negativo em clássicos. Com o Vasco na Série B do Campeonato Brasileiro, o Tricolor tem apenas mais quatro confrontos garantidos contra os seus rivais na temporada: dois contra o Botafogo e dois contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Além de vencer todos, terá que torcer por um encontro na Copa do Brasil para ter chance de terminar a temporada com mais vitórias do que derrotas no clássicos deste ano.

Campeão da Primeira Liga e eliminado na semifinal do Campeonato Carioca, o Fluminense volta a campo na próxima quarta-feira, 4, para enfrentar a Ferroviária, às 19h30, em Araraquara, pela segunda fase da Copa do Brasil. Caso o Tricolor não consiga eliminar o clube paulista no jogo de ida, com uma diferença mínima de dois gols, o jogo de volta será realizado no dia 12, às 21h30, ainda sem local definido. A estreia no Campeonato Brasileiro está marcada para o dia 15 de maio, contra o América-MG, no Independência, ás 16h.

Fluminense com péssimo retrospecto em clássicos no século XXI
Fluminense com péssimo retrospecto em clássicos no século XXI

Por Explosão Tricolor / Fonte: Globoesporte