Sinal de alerta sobre o futuro do Fluminense e a situação do Gustavo Scarpa




Gustavo Scarpa com futuro indefinido (Foto: Nelson Perez / Fluminense FC)
Gustavo Scarpa com futuro indefinido (Foto: Nelson Perez / Fluminense FC)

Comandado pelo Gustavo Scarpa, o Fluminense venceu a Ferroviária com o chicote na mão. Bastou se impor desde o primeiro minuto para matar a parada já na etapa inicial. Os mais radicais dirão que, no segundo tempo, o time não jogou nada, que era para ter dado uma sacolada maior… Eu já enxergo de outra forma: se matou no primeiro tempo, tem que jogar em ritmo de treino no segundo. A estreia no Brasileirão não será nada fácil, portanto, tinha que segurar a onda na etapa final para diminuir o risco de ter problemas com lesões.  

Gostei bastante da atuação do Richarlison. O moleque deu uma agitada bacana no ataque do Fluminense. E o que é melhor: abriu espaços para os companheiros, em especial, para o Fred. E por falar no nosso capitão, foi outro que esteve muito bem. Não dá para deixar de registrar a importância dele nestes dois jogos. Dos seis gols que metemos na Ferroviária, o Fred guardou três, e ainda deu um belo corta-luz para o Gustavo Scarpa marcar o segundo gol da nossa vitória de ontem. 

O Fluminense não fez mais do que a sua obrigação, mas ainda há alguns sinais preocupantes, como por exemplo, a nossa lateral-esquerda. O Giovanni não emplaca de jeito nenhum. Não sei como, mas a diretoria terá que tirar da cartola um cara para resolver o nosso lado esquerdo. No cenário nacional, tá ruim. Quando o nome do Egídio ou o retorno do Carlinhos viram pedidos de alguns torcedores, é sinal de que a coisa está muito feia. Desta vez não há nem como improvisar o Gustavo Scarpa, pois enterraríamos de vez o setor de criação do time. Por falar no nosso atual melhor jogador, vamos lá…

A temida janela de transferência internacional está para abrir. Só uma pergunta: venderemos realmente o Gustavo Scarpa? Segundo o nosso gerente de futebol, quem pagar a multa, leva não só o Scarpa, mas qualquer outro jogador do Fluminense. Aí pergunto ao Jorge Macedo: “Jorge, você está se movimentando para reforçar o elenco e repor possíveis perdas importantes?”

O cenário começa a me preocupar bastante. Sei que algumas vendas são inevitáveis, mas deixo outra pergunta no ar: O Fluminense está agindo para não ficar na saudade no restante do ano? Supondo que o clube venda o Gustavo Scarpa por um valor estratosférico, será que conseguiremos um camisa dez de responsa para o time?

Sem patrocinador máster e uma receita de bilheteria rentável, as vendas dos jogadores acabam tornando-se inevitáveis. Mas muito me incomoda a aparente tranquilidade dos nossos dirigentes com relação ao futuro do elenco na temporada. Se o mercado nacional está ruim, vamos apostar na nossa vizinhança sul-americana. Existem bons jogadores espalhados na Argentina, Uruguai, Colômbia e Paraguai. Entre um gringo e uma baranga entubada por empresário de conchavo de dirigente, nem preciso dizer qual seria a melhor opção, correto? Espero que os erros cometidos em 2015 não se repitam no restante desta temporada, pois já sabemos como esta história termina.

Para encerrar, o Gustavo Scarpa é um moleque muito maneiro e bastante humilde. O garoto é gente fina mesmo, sempre faz questão de cumprimentar os torcedores nas Laranjeiras, mas é o seguinte: ele tá dando um mole nas entrevistas. Em menos de uma semana, deixou no ar a possibilidade de estar de saída. Isso é ruim, pois causa um clima de desconfiança na torcida e muitas especulações. E tudo que o Fluminense não precisa agora é disso. Se ele está fazendo questão de dar o sinal de que sairá, espero que a diretoria dê um sobre a chegada de reforços de verdade. É o que esperamos para encarar as pedreiras do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. 

EXPLOSIVAS DO GUERREIRO:

1 – O Edson ainda está longe daquele jogador do primeiro semestre de 2015. Ainda assim, eu daria a chance da sequência para que ele tente dar a volta por cima. Hoje, vejo muito tricolor metendo pau no cara, mas quando ele estava bem, era um dos destaques absolutos da equipe. Temos que apostar nele. E torcer para que dê muito certo. Ele bem, será um grande reforço para o Fluminense.

2 – O Marcos Junior não é craque, mas não pode ser reserva do Osvaldo. Na boa: até o Lucas Gomes faria mais bonito que o Osvaldo. Não sei o que acontece, mas o cara não consegue emplacar no Fluminense de jeito nenhum. Teve uma boa fase no meio da disputa da Primeira Liga. E só. Como a esperança é a última que morre, fica a torcida para que ele vire o jogo, mas tá difícil…

3 – O trio Gustavo Scarpa, Richarlison e Fred pode dar samba dos bons… Isso se a janela internacional de transferências permitir… 

Saudações Tricolores!

Vinicius Toledo / Explosão Tricolor

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!